A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que um Firewall pode fazer? O que um Firewall NÃO pode fazer?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que um Firewall pode fazer? O que um Firewall NÃO pode fazer?"— Transcrição da apresentação:

0 Segurança de redes e tecnologia de firewall

1 O que um Firewall pode fazer? O que um Firewall NÃO pode fazer?
Tópicos Introdução O que é um Firewall? O que um Firewall pode fazer? O que um Firewall NÃO pode fazer? Problemas com Firewalls Pré-requisitos para seguirmos adiante Objetos tratados pelo Firewall Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

2 Firewall Introdução Host Security Network Security
varia de acordo com cada plataforma de SO varia de acordo com o papel do host indicada apenas para pequenos sites Network Security pode proteger dezenas e até centenas de máquinas, ... evita inúmeros ataques independente da plataforma dos hosts controle de pontos de acesso Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores. Firewall

3 Firewall O que é um Firewall?
Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

4 Mecanismo bastante efetivo para segurança de rede Ponto de controle
O que é um Firewall? Mecanismo bastante efetivo para segurança de rede Ponto de controle controla entrada e saída de tráfego mantém os atacantes longe das defesas internas Implementado de acordo com a política de segurança Barreira adicional de segurança Não é 100% seguro e efetivo implementação configuração usuários internos Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

5 O que um Firewall pode fazer?
Foco para decisões referentes à segurança Aplicar a Política de Segurança Registrar eficientemente as atividades da rede Limitar a exposição da rede interna A integração de serviços é uma tendência dos fabricantes. Uma única estrutura pública de comunicação seria utilizada para a transmissão de diferentes tipos de fluxos de dados. O objetivo deste documento é apresentar os aspectos relacionados a comunicação de dados em longa distância, apresentando as tecnologias existentes e a avaliação de sua aplicação em ambientes reais.

6 O que um Firewall NÃO pode fazer?
Evitar a ação maliciosa de usuários internos levar/trazer dados usando disquetes e outras mídias Proteger a rede de pacotes que não passam por ele modems em máquinas internas outros links Para desenvolver a análise de soluções de comunicação, um modelo de comunicação deve ser definido. O propósito fundamental de um sistema de comunicação é a troca de dados entre dois parceiros. Exemplos de sistemas de comunicação: Comunicação entre um micro cliente e um servidor utilizando a rede pública de telefonia como transporte dos dados; Troca de dados analógicos (voz) usando-se aparelhos telefônicos sobre a mesma rede pública de telefonia; Conversação normal entre duas pessoas. F

7 O que um Firewall NÃO pode fazer?
Proteger contra ameaças completamente novas Não fornecem boa proteção contra vírus tarefa complicada muitos formatos existentes de arquivos executáveis muitas maneiras de transmitir um desses arquivos melhor proteção é utilizar um antivírus em cada máquina Auto-configuração (não é plug & play) qualquer firewall exige algum nível de configuração Para desenvolver a análise de soluções de comunicação, um modelo de comunicação deve ser definido. O propósito fundamental de um sistema de comunicação é a troca de dados entre dois parceiros. Exemplos de sistemas de comunicação: Comunicação entre um micro cliente e um servidor utilizando a rede pública de telefonia como transporte dos dados; Troca de dados analógicos (voz) usando-se aparelhos telefônicos sobre a mesma rede pública de telefonia; Conversação normal entre duas pessoas.

8 Problemas com Firewalls
Interferem no funcionamento da internet internet é baseada em comunicação fim-a-fim muitos detalhes da comunicação são ocultados dificultam a implantação de novos serviços normalmente os usuários não gostam e até se revoltam Firewalls NÃO resolvem o problema da segurança outros mecanismos precisam ser utilizados (ex.: host security) Para desenvolver a análise de soluções de comunicação, um modelo de comunicação deve ser definido. O propósito fundamental de um sistema de comunicação é a troca de dados entre dois parceiros. Exemplos de sistemas de comunicação: Comunicação entre um micro cliente e um servidor utilizando a rede pública de telefonia como transporte dos dados; Troca de dados analógicos (voz) usando-se aparelhos telefônicos sobre a mesma rede pública de telefonia; Conversação normal entre duas pessoas.

9 Pré-requisitos para seguirmos adiante
Saber o que é um pacote e um protocolo endereçamentos (máscaras de rede) portas características de funcionamento Conhecer as camadas da pilha TCP/IP aplicação transporte rede físico Para desenvolver a análise de soluções de comunicação, um modelo de comunicação deve ser definido. O propósito fundamental de um sistema de comunicação é a troca de dados entre dois parceiros. Exemplos de sistemas de comunicação: Comunicação entre um micro cliente e um servidor utilizando a rede pública de telefonia como transporte dos dados; Troca de dados analógicos (voz) usando-se aparelhos telefônicos sobre a mesma rede pública de telefonia; Conversação normal entre duas pessoas.

10 Objetos tratados pelo Firewall
A unidade básica e essencial é o PACOTE Trata protocolo do nível de rede inspeciona: endereços e possivelmente os flags suportam IP outros protocolos não são normalmente suportados (ex.: Apple Talk, IPX) Para desenvolver a análise de soluções de comunicação, um modelo de comunicação deve ser definido. O propósito fundamental de um sistema de comunicação é a troca de dados entre dois parceiros. Exemplos de sistemas de comunicação: Comunicação entre um micro cliente e um servidor utilizando a rede pública de telefonia como transporte dos dados; Troca de dados analógicos (voz) usando-se aparelhos telefônicos sobre a mesma rede pública de telefonia; Conversação normal entre duas pessoas.

11 Objetos tratados pelo Firewall
Pode tratar protocolos do nível de transporte (portas) TCP UDP Pode tratar protocolos auxiliares ICMP ARP Pode tratar protocolos do nível de aplicação HTTP SMTP FTP Para desenvolver a análise de soluções de comunicação, um modelo de comunicação deve ser definido. O propósito fundamental de um sistema de comunicação é a troca de dados entre dois parceiros. Exemplos de sistemas de comunicação: Comunicação entre um micro cliente e um servidor utilizando a rede pública de telefonia como transporte dos dados; Troca de dados analógicos (voz) usando-se aparelhos telefônicos sobre a mesma rede pública de telefonia; Conversação normal entre duas pessoas.

12 Network Address Translation (NAT) Virtual Private Network (VPN) ?
Tópicos Filtragem de Pacotes Proxy Services Network Address Translation (NAT) Virtual Private Network (VPN) ? Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

13 Filtragem de Pacotes caso o pacote não seja permitido, ele é destruído
caso seja permitido, ele é roteado para o destino endereços origem/destino protocolo (TCP, UDP, ICMP) porta origem/destino tamanho do pacote tipo de mensagem ICMP Além das informações contidas nos pacotes o filtro sabe em que interface o pacote chegou e para qual interface deve ir. Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

14 Ações tomadas depois de um pacote ser verificado
Filtragem de Pacotes Ações tomadas depois de um pacote ser verificado Encaminhar o pacote para o destino (Allow) Eliminar o pacote (Drop, Deny) Rejeitar o pacote, enviando um erro para o emissor do pacote (Reject) Registrar os dados do pacote (Log) inúmeras outras Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

15 Stateless Packet Inspection
Filtragem de Pacotes Stateless Packet Inspection cada pacote é analisado isoladamente, sem nenhum tipo de correlação com outros pacotes mais comumente implementado Stateful Packet Inspection o filtro leva em conta o histórico da conexão bem mais eficiente exige manter lista de conexões vem se tornando um “padrão” Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

16 Exemplo de regras de filtragem
Filtragem de Pacotes Exemplo de regras de filtragem Allow prot tcp src /8 port any dst /0 port 23 Allow prot tcp src /8 port any dst /0 port 110 Allow prot tcp src /8 port any dst /0 port 25 Allow prot udp src /8 port any dst /0 port 53 Drop prot any src /0 port any dst /0 port any Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

17 Filtragem de Pacotes Vantagens Desvantagens
um roteador com filtragem pode proteger toda uma rede é extremamente eficiente, principalmente stateless é largamente disponível, pode ser encontrado em roteadores, embutido em SOs, softwares específicos, ... Desvantagens é complicado configurar um filtro de pacotes é difícil de testar reduz a performance do roteamento algumas vezes faltam recursos para implementar algumas regras desejadas Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

18 Funcionam a nível de aplicação
Proxy Services Proxy = Procurador Funcionam a nível de aplicação Aplication Level Gateways HTTP FTP Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores. HTTP Proxy Ilusão do Usuário

19 Podem realizar filtragens baseados nos dados do protocolo de aplicação
Proxy Services Podem realizar filtragens baseados nos dados do protocolo de aplicação ex.: HTTP nome do site conteúdo da página tipo de acesso GET/POST etc. ex.: SMTP do remetente do destinatário comandos SMTP conteúdo de um Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

20 Proxy Services Vantagens Desvantagens
nível mais apurado de registro (log) filtragem mais inteligente pode realizar autenticação de usuário protege clientes de “pacotes nocivos” pode realizar caching Desvantagens cada serviço requer um proxy específico alguns serviços, principalmente os novos, não tem proxy disponível nem sempre é transparente para o usuário Proxy Site Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

21 Network Address Translation (NAT)
Endereços externamente visíveis são endereços válidos na Internet NÃO podem ser utilizados sem que sejam devidamente reservados (Registro.br) Endereços de uso interno são endereços inválidos na Internet RFC1918 / 8 / 12 netmask faixa: até / 16 Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

22 Network Address Translation (NAT)
Operação altera dados do pacote normalmente endereço e porta de origem em alguns casos endereço e porta de destino (Destination NAT) NAT : : 4030 Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores. : : 4033

23 Network Address Translation (NAT)
Vantagens ajuda a reforçar o controle do firewall os endereços internos não funcionam na rede externa, assim, qualquer conexão de dentro para fora depende de auxílio do firewall somente pacotes relativos às conexões iniciadas internamente conseguem vir da rede externa oculta a estrutura (configuração) da rede interna Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

24 Network Address Translation (NAT)
Sem uso do NAT Usuários internos podem instalar serviços que poderão ser acessados de fora da rede. ex.: VNC, PCAnyWhere. As máquinas internas podem ficar expostas, assim um atacante pode conectar-se diretamente a uma máquina interna sem maiores problemas. Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

25 Network Address Translation (NAT)
Usando NAT Todo acesso externo é realizado pelo equipamento que faz o NAT. Máquinas internas ficam ocultas. Somente aquelas que precisam ser acessadas de fora (ex.: um servidor HTTP), possuem um IP externamente visível. Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

26 Network Address Translation (NAT)
Desvantagens o NAT altera dados do pacote, isso pode interferir em alguns protocolos, pode dificultar o registro (log) de atividades e pode ainda interferir na filtragem de pacotes maior carga no equipamento Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores.

27 Virtual Private Network (VPN) ?
Não é propriamente uma tecnologia de firewall Mas o firewall é um bom lugar para a criação de uma VPN controla todo o tráfego de entrada/saída um firewall não consegue controlar tráfego já cifrado Nos anos 70 e 80 a integração da ciência da computação com a comunicação de dados transformou definitivamente o modo de se analisar e construir soluções para comunicações em logas distâncias. Resultados da comunicação baseada em computação: Não existe uma diferença fundamental entre processamento de dados (nos computadores) e comunicação de dados (em equipamentos de transmissão); Não existe uma diferença fundamental entre comunicação de dados, vídeo e voz; As linhas de comunicação dentro de um computador com um único processador, dentro de um computador com vários processadores, na rede local, em redes metropolitanas e em redes de longa distância tendem a possuir diferenças de velocidades cada vez menores. Firewall


Carregar ppt "O que um Firewall pode fazer? O que um Firewall NÃO pode fazer?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google