A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Privadas Virtuais (VPN)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Privadas Virtuais (VPN)"— Transcrição da apresentação:

1 Redes Privadas Virtuais (VPN)
Prof. Cleber Ruthes

2 Introdução O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura.

3 Arquitetura de Wan Tradicional

4 VPN - Conceitos VPN significa, em português, Redes Privadas Virtuais. Desmembrando este termo, podemos destacar que Redes é a infra-estrutura pela qual os computadores se comunicam; Privadas, devido estas redes utilizarem recursos de criptografia para garantir a segurança das informações trafegadas pelo meio de comunicação e; Virtuais, por elas estarem fisicamente separadas.

5 Como Funciona VPN A VPN cria um caminho seguro (túneis) dentro da rede pública, através da encriptação dos dados em uma conexão (criptografia end to end). Essa tecnologia está sendo implementada em Firewalls, permitindo que as empresas criem túneis seguros na Internet, possibilitando conexões seguras com sites remotos.

6 Túnel VPN

7 Funções Básicas A utilização de redes públicas tende a apresentar custos muito menores que os obtidos com a implantação de redes privadas, sendo este, justamente o grande estímulo para o uso de VPNs. No entanto, para que esta abordagem se torne efetiva, a VPN deve prover um conjunto de funções que garanta Confidencialidade, Integridade e Autenticidade

8 Confidencialidade Tendo em vista que estarão sendo utilizados meios públicos de comunicação, a tarefa de interceptar uma seqüência de dados é relativamente simples. É imprescindível que os dados que trafeguem sejam absolutamente privados, de forma que, mesmo que sejam capturados, não possam ser entendidos.

9 Integridade Na eventualidade dos dados serem capturados, é necessário garantir que estes não sejam adulterados e re-encaminhados, de tal forma que quaisquer tentativas nesse sentido não tenham sucesso, permitindo que somente dados válidos sejam recebidos pelas aplicações suportadas pela VPN.

10 Autenticidade Somente usuários e equipamentos que tenham sido autorizados a fazer parte de uma determinada VPN é que podem trocar dados entre si, ou seja, um elemento de uma VPN somente reconhecerá dados originados por um segundo elemento que seguramente tenha autorização para fazer parte da VPN.

11 Técnicas Dependendo da técnica utilizada na implementação da VPN, a privacidade das informações poderá ser garantida apenas para os dados, ou para todo o pacote (cabeçalho e dados). Quatro técnicas podem ser usadas para a implementação de soluções VPN:

12 Modo Transmissão Somente os dados são criptografados, não havendo mudança no tamanho dos pacotes. Geralmente são soluções proprietárias, desenvolvidas por fabricantes.

13 Modo Transporte Somente os dados são criptografados, podendo haver mudança no tamanho dos pacotes. É uma solução de segurança adequada, para implementações onde os dados trafegam somente entre dois nós da comunicação.

14 VPN- Modo Transporte

15 Modo Túnel Criptografado
Tanto os dados quanto o cabeçalho dos pacotes são criptografados, sendo empacotados e transmitidos segundo um novo endereçamento IP, em um túnel estabelecido entre o ponto de origem e de destino.

16 VPN – Modo Túnel O modo túnel é comumente utilizado na comunicação entre gateways, pois fornece maior segurança aos dados originais encriptados dentro do novo pacote.

17 Modo Túnel Não Criptografado
Tanto os dados quanto o cabeçalho são empacotados e transmitidos segundo um novo endereçamento IP, em um túnel estabelecido entre o ponto de origem e destino. No entanto, cabeçalho e dados são mantidos tal como gerados na origem, não garantindo a privacidade.

18 Resumindo VPN permite:
Evitar que intrusos invadam a rede corporativa distribuída. Manter a privacidade e a integridade dos dados que atravessam a rede não confiável. Manipular toda faixa de protocolos da Internet em uso de forma transparente. Disponibilizar conexões corporativas a baixo custo.


Carregar ppt "Redes Privadas Virtuais (VPN)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google