A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO Efésios 4-6 Extraido da Revista Expressão – Ed Cultura Cristã – Cartas de Paulo – 2 Parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO Efésios 4-6 Extraido da Revista Expressão – Ed Cultura Cristã – Cartas de Paulo – 2 Parte."— Transcrição da apresentação:

1 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO Efésios 4-6 Extraido da Revista Expressão – Ed Cultura Cristã – Cartas de Paulo – 2 Parte

2 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO Muitos cristãos têm vivido de modo diferente da fé que professam. Profissão de fé e vida parecem não se integrar.

3 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO Objetivo: Resolver prováveis conflitos relacionais, para preservar a unidade da igreja; Avaliar sua vida e corrigir qualquer incoerência em suas atitudes segundo as Escrituras; Evidenciar o enchimento do Espírito; Preparar-se para a batalha e usar a armadura de Deus

4 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO Introdução I – A Preservação da Unidade (4.1-16) a. Sua Origem b. Seu Propósito II – A Prática da Pureza ( ) a. Velho Homem b. Novo Homem III – O Enchimento do Espirito ( ) IV – Mútua Sujeição ( ) a.Marido e Esposa ( ) b. Filhos e Pais (6.1-4) c. Servos e Senhores (6.5-9) V – Permanecendo Firme e Inabalável ( )

5 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO I – A Preservação da Unidade (4.1-16) É um imperativo da graça reveladora de uma expressa vontade de Deus manifestada em toda a Escritura. a. Sua Origem esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4:3) a. Seu Propósito No calvário, Cristo venceu todos os seus inimigos e concedeu à sua igreja dons e capacitações diversas, a fim de aperfeiçoar os santos para o desempenho eficaz do serviço do reino; e, de igual modo, edificar a igreja por meio de harmônica atuação de todos os seus membros.

6 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO II – A Prática da Pureza ( ) Velho Homem (antes de conhecer o Evangelho) e o novo homem, depois que fomos regenerados pelo poder do Espírito Santo de Deus. a. Velho Homem Obscurecido de coração, insensível, voltado à prática de toda espécie de iniquidade e dissolução moral. b. Novo Homem É inteiramente recriado por Deus na pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

7 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO O remédio real para combater a embriaguez pecaminosa é indicado por Paulo. Os efésios são encorajados a buscar a mais elevada e mais perfeita fonte de alegria. Em vez de embriagar-se, devem encher-se. Em vez de embriagar-se com vinho, eles devem encher-se com o Espírito. Observe o duplo contraste. Embora seja verdade que o apóstolo faz uso de uma palavra, a saber, pneuma, a qual, ao ser traduzida, pode, às vezes, ser escrita com e outras vezes sem a inicial maiúscula (daí "Espírito" ou "espírito"), no presente caso deve ser escrita com maiúscula, como sucede com frequência. Paulo estava indubitavelmente pensando na terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. Apresentemos evidências em apoio deste ponto de vista: a. a expressão "cheio com", ou "cheio de" o pneuma, quando a referência é ao Espírito Santo, é muito comum na Escritura (Lc 1.15, 41,67; 4.1; At 14; 4.8,31; 6.3; 7.55; 9.17; 13.9); e b. o próprio contraste aqui em 5.18 entre embriagar-se com vinho e encher-se de pneuma ocorre também, ainda que de forma levemente diferenciada, em Atos 2.4,13, onde a referência só pode ser ao Espírito Santo. Comentário do NT – Efésios, 2ª ed. William Hendriksen, Cultura Cristã, p Revista Expressão – 2º tri 2011

8 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO III – O Enchimento do Espírito ( ) Isso se manifesta por meio de uma submissão constante à Cristo e à sua Palavra. E isso se manifesta nos relacionamentos familiares, envolvendo marido e mulher, filhos e pais e nas relações entre servos e senhores. Nosso testemunho é comprometido por um estilo de vida que não reflete a santidade exigida por Deus.

9 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO IV– Mútua Sujeição ( ) Uma vida cheia do Espírito Santo aponta para uma prática devocional voltada para a adoração ao Senhor, viver comunitário centrado na humildade,na bondade de Cristo e na submissão de uns para com os outros. a) Marido e esposa ( ) b) Filhos e pais (6.1-4) c) Servos e Senhores (6.5-9)

10 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO V– Permanecendo Firme e Inabalável ( ) O Cristianismo é uma grande batalha travada contra o diabo e todas as forças malignas que se opõem ao reino de Deus e guerreiam contra a fé dos cristãos.

11 V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO APLICAÇÃO: 1. Reflita sobre a importância da unidade na vida da igreja; 2. Procure resolver seus conflitos relacionais; 3. Avalie se sua vida está sendo dirigida pela Palavra; 4. Busque crescer em santificação; 5. Busque o enchimento do Espírito de Deus, 6. Demonstre em todos os seus relacionamentos 7. Fortaleça no Senhor e no seu poder


Carregar ppt "V IVENDO SEGUNDO O C HAMADO Efésios 4-6 Extraido da Revista Expressão – Ed Cultura Cristã – Cartas de Paulo – 2 Parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google