A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

F LORA. O QUE É F LORA ? Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico. É um termo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "F LORA. O QUE É F LORA ? Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico. É um termo."— Transcrição da apresentação:

1 F LORA

2 O QUE É F LORA ? Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico. É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies

3 F LORA A vegetação pantaneira é um mosaico de três regiões distintas: amazônica, cerrado e chaco (paraguaio e boliviano). Durante a seca, os campos se tornam amarelados e não raro a temperatura desce a níveis abaixo de 0 ºC, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente. A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como o angico, ipê e aroeira. Nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.

4 F LORA NO M ATO G ROSSO DO S UL : Na finalidade de conhecer as formações vegetacionais, evidenciando a diversidade local e a representatividade da flora sul mato- grossense, realizou-se na estação seca e chuvosa, levantamento botânico e fisionômico na Lagoa Misteriosa, Jardim, MS. Encontrou-se duas formações florestais distintas, a Floresta Estacional Decidual conhecida como mata-seca, encontrada nas proximidades da lagoa e a Savana

5 Florestada, popularmente chamada de cerradão, identificada nos arredores da lagoa. As florestas secas são formações florestais deciduais que ocorrem nos trópicos, sob estação seca bem definida, apresentando como característica marcante a deciduidade foliar. O cerradão é uma vegetação que apresenta uma flora com sobreposições claras com o cerrado sensu stricto na composição de espécies, mas com fisionomia florestal. Até o momento foram registrados na Lagoa Misteriosa 166 espécimes de plantas, distribuídas em 45 famílias de angiospermas e 123 gêneros.

6 Quanto à riqueza de espécies, a Savana Florestada apresentou os maiores valores, totalizando 119 espécies registradas, enquanto a floresta estacional decidual apresentou 82 espécies. Trinta e cinco espécies foram registradas nas duas fisionomias encontradas, sendo espécies de ampla distribuição. Foram listadas como ameaçadas na Lagoa Misteriosa, as espécies: Myracrodruon urundeuva (aroeira), Aspidosperma polyneuron (peroba-rosa), e Astronium fraxinifolium (gonçalo) listadas pelo IBAMA e IUCN.

7 Prof°: Adevair Alunas : Dayane Souza N° 08 Franscislene Rodrigues N° 12 2°C


Carregar ppt "F LORA. O QUE É F LORA ? Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico. É um termo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google