Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther Fonte Alterado mais de 10 anos atrás
1
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 2 Introdução ao VS.Net Professores: Fábio de Paula Santos Eduardo Mantovani
2
Templates Windows Application Windows Control Library Crystal Reports Application Class Library Console Application Device Application
3
Windows Application Aplicações baseadas em janelas do windows Aplicações para desktop
4
Windows Control Library Cria controles customizados para uso em Windows Forms. É análogo aos controles ActiveX do VB.
5
Crystal Reports Application Permite a criação de relatórios com a tecnologia do Crystal Report. Cria arquivos.RPT
6
Class Library Permite a criação de classes ou componentes que podem ser compartilhadas com outros projetos. É windowless pois não contem classes Windows Form.
7
Console Application Cria aplicações de linha de comando.
8
Device Application Template para a criação de aplicações para devices (dispositivos móveis, tais como pocket pc e celular).
9
Projeto em C# Criando uma aplicação baseada em templates File/New Project Tipo de projeto: Visual C# Template: Console Application
10
Hello world! Em C# using System; using System.Collections.Generic; using System.Text; namespace ConsoleApplication { class Hello { static void Main(string[] args) { Console.WriteLine("Hello world!"); } WriteLine é um método da classe Console do NameSpace System. Declara o NameSpace System COMPILAÇÃO: No menu Build, clique em Build Solution EXECUÇÃO: No menu Debug, clique em Start Without Debugging
11
NameSpaces e Assemby Um assembly é unidade primária de construção da plataforma.NET permite que um runtime.NET possa gerenciar a aplicação. Um assembly é composto por duas partes: Um conjunto de tipos e recursos que formam a funcionalidade de um Assembly ( NameSpaces ) O Manifest, um metadata que tem a informação sobre como todos os elementos de um assembly se relacionam, e quais as suas dependências um assembly é uma DLL que contém diversos e distintos NameSpaces.
12
NameSpaces Namespaces evitam a ambiguidade e organizam referências quando são usados grande grupos de objetos como as librarys de classes. O namespace raiz é o System ; em System temos várias classes que representam todo os tipos de dados
13
Observações Sempre que executamos uma aplicação C# o primeiro método a ser executado é o método Main. Ele precisa ser static (estático) C# é case-sensitive, Main é diferente de main Linhas de comentários começam com // A classe Console contém os métodos para exibir mensagens na tela e pegar as entradas do teclado. O IntelliSense mostra todos os itens relacionados a classe ou parâmetros e ajuda a evitar erros de digitação.
14
Exercício – Catálogo de CDs Crie um projeto chamado CatalogoCDs Nesse projeto, nomeie a classe principal como MainClass Crie uma segunda classe, chamada CD conforme o diagrama de classe UML apresentado Crie uma instância da classe CD e dê valor aos atributos Mostre os valores dos atributos na tela com Console CD -titulo: string -artista: string + CD() + obterTitulo():string + ajustarTitulo(titulo:string):void + obterArtista():string + ajustarArtista(artista:string):void
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.