A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA PROFESSOR: BÖING. A preocupação maior da geografia é compreender o ser humano, seu relacionamento com o meio natural e entre os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA PROFESSOR: BÖING. A preocupação maior da geografia é compreender o ser humano, seu relacionamento com o meio natural e entre os."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA PROFESSOR: BÖING

2 A preocupação maior da geografia é compreender o ser humano, seu relacionamento com o meio natural e entre os homens; de que forma cada sociedade humana estrutura e organiza seu espaço e a integração com outras sociedades, promovendo trocas culturais e econômicas. Assim, ela trata de estruturas socioeconômicas, relações entre trabalhadores, formas de produção e de desenvolvimento tecnológico, relações com o meio ambiente, num determinado espaço geográfico.

3 ESPAÇO NATURAL Espaço Natural – é aquele que resultou da evolução da natureza e que é fruto da ação de agentes naturais internos e externos.

4 ESPAÇO GEOGRÁFICO Espaço Geográfico é aquele produzido pela ação humana e que incorpora tanto a ação da natureza como a as transformações provocadas pela sociedade. Uma combinação de lugares e suas respectivas relações tecem uma unidade de espaço. É nele, que o homem constrói suas complexas relações, convivendo com a natureza e modificando-a.

5 PAISAGEM É uma determinada porção do espaço resultante da combinação de elementos naturais e humanos. Numa paisagem, estão registradas as histórias, a cultura, as diferentes formas de produção dos povos, além das suas características naturais.

6 UFPR - Caracterize os elementos que formam uma paisagem natural e escolha pelo menos dois desses elementos, demonstrando como interagem entre si, formando a paisagem.

7 A Geografia, antes uma ciência que descrevia as paisagens, tem hoje objetivos muito mais abrangentes: procura entender e explicar as relações que ocorrem no espaço geográfico, além de interpretar os processos naturais, sociais e econômicos da paisagem.

8 PRINCÍPIOS DA GEOGRAFIA EXTENSÃO – Friedrich Ratzel (1844/1904) - É preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfície terrestre. ANALOGIA - Karl Ritter (1779/1858) e Paul Vidal de La Blache (1845/1918) - Comparar o fato e a área estudada com outros fatos e áreas da superfície terrestre, identificando, por meio dessa observação, as diferenças e semelhanças entre eles.

9 CAUSALIDADE - Alexandre von Humboldt (1769/1859) -Devem-se buscar as causas e examinar as consequências dos fatos observados, ou seja, explicar o porquê dos fenômenos geográficos. ATIVIDADE – Jean Brunhes (1869/1930) -É preciso conhecer o passado para compreender o presente e prever sua evolução. CONEXIDADE ou Princípio da Interação – Jean Brunhes. -Os fatores geográficos não estão isolados, existem estreitas relações entre eles e que devem, portanto, serem observadas.

10 ESCOLAS GEOGRÁFICAS ESCOLA DETERMINISTA Considera o homem como um produto do meio, portanto a natureza seria o fator determinante do seu modo de vida. Os principais cientistas a defender essa concepção foram Friedrich Ratzel, Karl Ritter e Alexandre Von Humboldt.

11 Escola Possibilista O homem é o elemento ativo, portanto tem condições de modificar o meio natural para adaptá-lo às suas necessidades. Essa concepção foi defendida por Paul Vidal de La Blache, Jean Brunhes e Pierre George. Escola Crítica A Geografia estuda o espaço e as relações que nele ocorrem, tornando-se um veículo de reflexão para uma ação transformadora. A Geografia, portanto, deve contribuir para a formação da cidadania. O cidadão deve refletir sobre o contexto em que vive e de participar das transformações. Os grandes nomes dessa escola são: Yves Lacoste e Milton Santos.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA PROFESSOR: BÖING. A preocupação maior da geografia é compreender o ser humano, seu relacionamento com o meio natural e entre os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google