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OS JOVENS E O TRÂNSITO Análise das pesquisas.

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Apresentação em tema: "OS JOVENS E O TRÂNSITO Análise das pesquisas."— Transcrição da apresentação:

1 OS JOVENS E O TRÂNSITO Análise das pesquisas

2 Goiânia, São Paulo e P. Alegre
ONU - OMS 1/3 das mortes no trânsito em todo o mundo são jovens de até 25 anos. Primeira Semana Mundial de Segurança no Trânsito das Nações Unidas, 23 a 29 de abril de 2007 VOLVO PERKONS MIN.DA SAÚDE SBOT PESQUISA NACIONAL percepção do jovem brasileiro subsidiar ações 16 a 25 anos Quantitativa – IBOPE 1000 jovens de todo o país, em 67 municípios com população total ≥ habitantes 12 a 17 de abril Qualitativa Goiânia, São Paulo e P. Alegre 10 a 17 de abril

3 - baixo nível de familiaridade do jovem com o veículo
O Jovem e o Veículo Em 53% dos lares há automóvel ou motocicleta, o que evidencia: - baixo nível de familiaridade do jovem com o veículo Em 47% - o veículo não faz parte do seu universo próximo. MAIORES - 9% tem carro - 3% tem motocicleta - 2% tem carro e moto MENORES - 1% tem carro 2% tem motocicleta

4 Habilitação

5 Dirigem carro – 35% - 48% nas cidades do interior % na periferia % nas capitais 42% dirigem carros sem CNH - em situação ilegal - art 162 CTB - infração gravíssima – multa R$ 574,62/ apreensão do veículo - crime - 6/ 12meses de detenção

6 Dirigem moto – 23% - 28% nas cidades do interior % na periferia % nas capitais 76% dirigem motos sem CNH - em situação ilegal - art 162 CTB - infração gravíssima – multa R$ 574,62/ apreensão do veículo - crime - 6/ 12meses de detenção

7 Com quem aprenderam a dirigir
Anuência dos pais Com quem aprenderam a dirigir MENORES Carro - 60% - seus pais 40% - amigos ou outros parentes Moto - 18% - seus pais 82% - amigos ou MAIORES Carro - 30% - seus pais 36% - amigos ou outros parentes 34% - instrutores Moto % - seus pais 79% - amigos ou 12% - instrutores Dos 21% que tem CNH - 98% participaram de aulas teóricas e práticas.

8 Comportamento Velocidade -88% afirmam que os jovens dirigem mais depressa. Fatores que levam os jovens a correr no trânsito (respostas múltiplas - em%)

9 COMPORTAMENTOS PERCEBIDOS PELOS JOVENS MUITAS VEZES NA RUA
ouvindo música alta no carro 80% com grupo de jovens no carro 79% com pressa 76% acima da velocidade permitida 71% motorista usando celular 70% fumando cigarro 64% com passageiros distraindo o motorista 58% bebidas alcoólicas no carro 38% com suspeita de alcoolizado 37% motorista usando cinto de segurança 37% com passageiros incentivando o motorista a correr 31% passageiro no banco dianteiro usando cinto de segurança 30% com sinais de cansaço ou sono 23% com passageiros que fumam maconha ou outra droga 15% passageiro no banco traseiro usando cinto de segurança 5%

10 Os jovens admitem - a influência do grupo
- os próprios comportamentos de risco - a influência do grupo consumo de bebidas alcoólicas – relutância em admitir a embriaguez - situações de competição excesso de velocidade estimulado pela emoção ou exibicionismo uso de celular estes fatores levam a acidentes e mortes dificuldade em evitá-los – integrados em seu meio social

11 Percepção do Trânsito Abordagens predominantes
- Condições / Organização Caótico 23% Ruim / Péssimo 54% Regular 7% Bom / Ótimo % Sinalização Bem sinalizado 52% Mal sinalizado 44% - Comportamento Condições Pessoais e Interpessoais % Respeito às Normas de Trânsito % - Fiscalização mais eficiente a fiscalização eletrônica 57% agentes de trânsito 43% - Acidentes

12 Acidentes 21% dos jovens já estiveram envolvidos em acidentes de trânsito

13 Causas dos acidentes

14 Diminuição de acidentes
Quem pode contribuir mais para a diminuição dos acidentes de trânsito? (em %)

15 Desenvolvimento de Comportamentos mais Seguros – Sugestões dos jovens
pesquisa qualitativa - Punição educativa, com a sugestão de que os infratores fossem encaminhados para serviços comunitários ligados ao trânsito (manutenção da sinalização, orientação de travessia etc)

16 Considerações Finais Quadro alarmante - desrespeito às normas
- da falta de habilitação - desrespeito às normas predominância de comportamentos de risco - Esta mudança de atitude requer um trabalho consistente de conscientização e de desenvolvimento da cidadania. - tristes estatísticas de mortes entre jovens no trânsito. - deficiência de Educação de Trânsito

17 Necessidade de: - melhoria no processo de formação de condutores - intensificação da fiscalização por parte dos órgãos responsáveis pelo trânsito. - realização de campanhas educativas abordando os temas que se sobressaíram neste estudo, quais sejam: a necessidade e o valor da formação do condutor e da habilitação a importância dos equipamentos de segurança (incluindo o cinto) os comportamentos de risco e o papel do jovem não só enquanto motorista, mas também como pedestre, passageiro e ciclista.


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