A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARA A SUSTENTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARA A SUSTENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PARA A SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE O Facilitador fará a sua apresentação e a do SESI

2 ATIVIDADE NÓ HUMANO – Esta atividade está descrita no Anexo 3 – Roteiro de Atividades e Dinâmicas – Manual Facilitador. Ela deve ser contextualizada visando resgatar a temática da definição de Meio Ambiente, onde todos os elementos estão interligados. Além disso ela procura estimular outros valores como cooperação, liderança, organização, amizade, persistência nos objetivos, dentre diversos outros que poderão surgir.

3 Contextualizar o conceito de Meio Ambiente, provocando uma reflexão de que tudo e todos fazemos parte do meio ambiente e que somos responsáveis por todos os nossos impactos.

4 VÍDEO Poluindo

5 COMO ESTÁ O NOSSO CONSUMO?
A solução passa pelo consumo consciente. COMO ESTÁ O NOSSO CONSUMO? Lançar a questão ao grupo e colher relatos de forma aleatória conforme forem falando expontaneamente e pedir para falarem resumidamente em poucas palavras sobre esta resposta. A questão do consumo deverá surgir naturalmente ou até mesmo pode ser “indagada” pelo Educador.

6 Consumo é obter ou adquirir aquilo que se necessita.
Consumismo é obter ou adquirir além do que se necessita ou excessivamente. Lançar estes conceitos e indagar sobre os mesmos posteriormente. É importante salientar que todos nós somos consumidores.

7 Desejo é algo que se quer simplesmente por querer.
Necessidade é algo que realmente precisa-se. Como no slide anterior, lançar os conceitos e indagar sobre os mesmos. É importante salientar que podemos ter desejos mas que eles não podem se sobrepor as necessidades e prejudicar nossas vidas.

8 Que tipo de consumidor você é?
Você já parou para pensar no impacto do seu consumo? Neste momento pode-se trabalhar de a instigar uma reflexão e até mesmo criar formas para expor o tema. É importante levar o grupo a refletir sobre o consumo a partir do desejo x necessidade, salientando que estamos todos expostos a pressão da mídia, como por exemplo, no momento em que vamos ao supermercado, shopping, etc.

9 Cada um de nós pode fazer a diferença.
Mudar é preciso. Você já parou para pensar em como mudar seu consumo? Este slide será apenas para que o facilitador faça a leitura do mesmo e encerre o tema do Consumo Consciente com o próximo slide te contempla o seu conceito.

10 CONSUMO CONSCIENTE: Processo de escolha que busca harmonizar a preservação do Meio Ambiente e o bem estar social, com o desenvolvimento econômico. É importante que se interprete o conceito fazendo referência a sua importância para todos.

11 ÁGUA Comentar sobre a questão do consumo consciente deste recurso e de sua importância em nosso dia-a-dia. Solicitar que se observe o ambiente em que se encontram e provocar o grupo para que digam se tem alguma coisa ali que não teve de alguma forma a água presente em seu processo de fabricação, desde o bloco da parede à lâmpada, enfim no processo de produção de qualquer objeto ali presente.

12 ÁGUA – UM BEM FINITO E AMEAÇADO DE EXTINÇÃO
Há muito tempo a quantidade de água existente no planeta é a mesma. A população mundial aumentou. Somos 6 bilhões de pessoas, atualmente. A quantidade de água não contaminada está diminuindo. Lançar de modo expositivo os temas do slide discutindo cada item com o grupo. A água doce do planeta está distribuída desigualmente pela Terra e deve atender toda a população mundial. Fonte:

13 VÍDEO Criança fechando a torneira.

14 ATIVIDADE ESTAMOS TODOS NO MESMO SACO – Esta atividade está descrita no Anexo 3 – Roteiro de Atividades e Dinâmicas – Manual Facilitador. Este jogo facilita a vivência de valores e o surgimento de questões bem interessantes como: desafio, trabalho em equipe, comunicação e importância do bom diálogo, respeito pelas diferenças, persistência e alegria. Esta atividade pode ser feita ou não, depende do tempo da palestra até o momento.

15 VOCÊ SABIA? A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou? O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%(ONU, 1993). Expor os dados sem muito aprofundamento.

16 Expor os dados sem muito aprofundamento.
VOCÊ SABIA? Para cada litros de água utilizada pelo homem resultam em litros de água poluída (ONU, 1993)?

17 Expor os dados sem muito aprofundamento.
VOCÊ SABIA? No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água (IBGE 2003)?

18 DISPONIBILIDADE DA ÁGUA
CLASSIFICAÇÃO ONU Abundante > m³ / hab. ano Correta / Ideal > m³ / hab. ano Pobre < m³ / hab. ano Crítica < m³ / hab. ano BRASIL = m³ / hab. Ano O Brasil é o país mais rico em disponibilidade hídrica por habitante. Expor os dados do slide salientando que o Brasil é uma potência no quesito água e sua disponibilidade, por ter cerca de 13,7% de toda água doce do mundo, o que representa aproximadamente m³ / hab / ano. Neste mesmo slide pode-se resgatar a discussão que a disponibilidade hídrica no Brasil, apesar de grande, é desigual, vide Amazônia (70% da água do Brasil) e o restantes das regiões brasileiras. Se somos tão ricos em água, na sua opinião, porque falta água em alguns locais e cidades brasileiras?

19 75 % da Superfície da Terra é constituída de ÁGUA.
COMPARAÇÃO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA 75 % da Superfície da Terra é constituída de ÁGUA. De cada 100 gotas d’água: 97 gotas são salgadas 03 gotas são de água doce Expor apenas como curiosidade interessante. 02 gotas estão nos Pólos Norte e Sul 01 gota serve para 6 bilhões de seres humanos

20 Seu município possui problemas relacionados à Água?
Você sabe de onde vem a água que abastece a sua cidade? Indagar a questão da água no âmbito regional (local), se há problemas quais são? Se não há mais problemas, quais diretrizes que o grupo tem conhecimento que foram tomadas para resolvê-los? Verificar se conhecem os mananciais, nascentes, represas que abastecem sua região. Questionar se os participantes conhecem o processo e o custo para a água chegar até as torneiras das residências, empresas, escolas, hospitais, etc. Sugerimos que o facilitador visite uma estação de tratamento de água para entender o processo e se possível registre por meio de fotos e apresente ao grupo.

21 COMO VOCÊ USA A ÁGUA NO SEU DIA-A-DIA? Nossa qualidade de vida está
diretamente relacionada com o consumo da água. Ela é importante para nossa sobrevivência, boa saúde, higiene pessoal, para todas as nossas atividades domésticas e, claro, para nosso trabalho, pois os processos produtivos também utilizam água. Perguntar ao grupo formas de uso da água no seu dia-a-dia, de maneira resumida e em caso de exageros como podemos administrar ou corrigir estas atitudes para o bom consumo do mesmo?

22 ENERGIA Sugerimos a abertura do tema com uma pergunta: o que você entende por energia, o que lembra este termo / palavra? Questionar sobre o consumo consciente da energia.

23 VOCÊ SABE DE ONDE VEM A ENERGIA QUE ABASTECE SUA CASA E SUA CIDADE?
Formas de geração de energia: hidráulica, a nuclear, a solar, a eólica, química, dentre outras. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens e devemos refletir sobre o uso de cada uma delas. Sugerimos não aprofundar muito o tema para não ficar repetitivo na próxima etapa do processo, mas é importante indagar que tipo de energia conhecem. O Facilitador deve ter um conhecimento genérico de cada tipo de energia bem como a principal fonte de energia de sua região.

24 Inclui lenha, bagaço de cana, lixívia e outras recuperações.
ENERGIA NO BRASIL: DE ONDE VEM NOSSA ENERGIA?  Gráfico 1. Oferta Interna de Energia – Participação. Fonte Aneel – Balanco Energetico Brasileiro Inclui lenha, bagaço de cana, lixívia e outras recuperações. este slide temos as “fontes” de onde vem cada “tipo” de energia produzida no Brasil, expor de maneira bem simples e objetiva possível. Salientar o baixo percentual das energias limpas – solar e eólica.

25 ENERGIAS DE BAIXO IMPACTO SOLAR E EÓLICA
Hoje o mundo está discutindo formas de gerar energia limpa, com o menor impacto social e ambiental possível. As energias limpas estão em franco crescimento e desenvolvimento tecnológico. O slide apresenta dois exemplos de energia consideradas de baixo impacto no meio ambiente e ainda pouco utilizada em nosso país, poderíamos aproveitar muito mais da energia solar num país como o nosso que tem incidência de Sol quase o ano todo em abundância e por quase todo o território. Salientar que que os 2 processos são caros e que necessitam muito investimento.

26 O que podemos fazer para colaborar com a diminuição do consumo de energia no nosso dia-a dia?
Em casa? No trabalho? Na comunidade? Pedir para os participantes relatarem possíveis formas de contribuição para o uso consciente de energia no seu dia-a-dia, por meio de poucas palavras.

27 Faça parte destas discussões em sua região!
A demanda de energia tende a crescer, consideramos que estamos em tempos de grande desenvolvimento econômico. Isso significa que em breve o Brasil precisará refletir em quais matrizes deverá investir para ampliar a geração de energia. Faça parte destas discussões em sua região! Sugerir ao grupo a ação participativa junto aos órgãos responsáveis pela geração de energia em suas regiões para que sejam tomadas ações coerentes. Pode-se também propor ao grupo disseminar esse tipo de informação, de que é possível participar deste tipo de processo e contribuir para uma melhoria na boa utilização dos recursos naturais.

28 VÍDEO Mundo em Desenvolvimento Insustentável - WWF

29 RESÍDUOS SÓLIDOS O que se entende por resíduos sólidos ou LIXO?
Pedir para falarem de forma resumida, até mesmo desafiar o grupo a falar em uma só palavra.

30 Lixo é tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora
Lixo é tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora. São coisas inúteis, velhas e sem valor. (Dicionário de Aurélio Buarque de Holanda) A partir do questionamento feito no slide anterior (O que se entende por resíduos sólidos ou LIXO?), trazer o conceito do Aurélio aprsentando em seguida o próximo slide.

31 SERÁ QUE TODO O LIXO É REALMENTE INÚTIL E SEM VALOR?
Indagar com o grupo esta questão, informando que em média 85% do que se é jogado no lixo poderia de alguma forma, ser reaproveitado ou reciclado.

32 TIPOS DE LIXO Lixo Especial Industrial Serviços de Saúde
(infectante, comum e radioativo) Lixo Urbano Domiciliar Comercial Público Lixo de Fronteiras Portos Aeroportos Ferrovias Rodovias Lixo Agrícola Agricultura Pecuária Entulhos Apresentar os tipos de lixo. Salientar que a questão do lixo é preocupante e não vem sendo tratada de forma adequada na maior parte do mundo e no Brasil. Isso acarreta uma série de problemas de contaminação em todos os níveis como solo, lençóis de água subterrâneos, rios, lagos, represas, etc., além de problemas de saúde graves. Salientar também que trata-se de um problema para a saúde humana e um sério problema ambiental uma vez que pode poluir as águas, o solo e o ar. Ainda hoje parte significativa dos resíduos gerados pelas cidades brasileiras são jogados em lixões a céu aberto, o que provoca a contaminação do meio ambiente e riscos a saúde humana. Para agravar contribuem com as enchentes em grandes centros urbanos.

33 MAS AFINAL, O QUE CADA UM DE NÓS PODE FAZER?
O que posso fazer? Esta é uma questão interessante para levantar com o grupo e pedir sugestões antes do próximo slide.

34 PRINCÍPIO DOS 4 Rs REPENSAR REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR
Refletir sobre seus atos e formas de consumo, considerando os impactos do consumo sobre você mesmo, a economia, a sociedade e a natureza. REDUZIR Reduzir a produção de lixo e objetos desnecessários. Reduzir também significa usarmos produtos mais duráveis, controlarmos o uso excessivo de água, luz, gás, enfim, evitarmos qualquer tipo de desperdício. REUTILIZAR Aproveitar as coisas sempre que possível. Posso usar esse objeto de outra maneira? Pode ser usado por outra pessoa? RECICLAR Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos. Após o levantamento de possíveis ações apontadas no slide anterior, normalmente surgirá os parâmetros dos 4 R’s embutidos, então é só trabalhar com os conceitos propriamente em seguida à uma discussão coletiva.

35 COLETA SELETIVA DO LIXO
PAPEL PAPELÃO REVISTAS CÓPIAS ‘XEROX’ FOLHAS DE CADERNO GARRAFAS PET EMBALAGENS PLÁSTICAS SACOS PLÁSTICOS EM GERAL COPOS PLÁSTICOS LATINHAS DE REFRIGERANTES LATAS DE ÓLEO DE COZINHA AÇO ALUMÍNIO FERRO INOX EMBALAGENS DE VIDRO POTES DE VIDRO CACOS DE VIDRO GARRAFAS DE VIDRO VIDROS DE REMÉDIO EMBALAGENS DE BISCOITO COPOS SUJOS DE CAFÉ / REFRIGERANTE CANETAS USADAS ETIQUETAS ADESIVAS CLIPS E GRAMPOS LIXO DE VARRIÇÃO PAPEL CARBONO E METALIZADO TRANSPARÊNCIAS O slide traz o padrão internacional de cores para a coleta seletiva. Apresentar cada padrão e salientar que não é necessário fazer esta separação em casa. Podemos separar apenas o que é reciclável (vidro/metal/plástico e papel) e o que não é reciclável ( restos de alimentos/papel higiênico e guardanapos usados). É importante também salientar que o resíduo reciclável deverá ser limpo para evitar vetores e mal cheiro.

36 TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO.
Ao falar de embalagens pode-se trabalhar calculando em média quanto tempo gastaria para eliminar o lixo de um dia que a pessoa produz em média em sua residência. A média gira em torno de 0,8 kg/dia por pessoa no Brasil. Liste com o grupo um lixo geral básico, diário, produzido na casa de cada um ( se for possível considerando o tempo da palestra ). Faça um cálculo aproximado, é bem interessante e a discussão pode ser muito rica.

37 TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO.
Idem anterior

38 RECICLÁVEL É DIFERENTE DE RECICLADO
Indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. RECICLADO Questionar: O que é reciclar? Você utilizaria produtos reciclados no seu dia-a- dia? Cite alguns exemplos de produtos reciclados que utilizaria ou se conhece algum ou se até já utiliza. Depois expor os conceitos.

39 TODO ESSE LIXO PODE TER VÁRIOS DESTINOS E PODEMOS MUDAR ISSO!
Você já parou para pensar em quanta coisa tem utilidade e valor e nós jogamos no lixo diariamente? Trabalhar com a questão do exemplo da coleta seletiva em casa é uma boa sugestão, pois evidencia este dado. Possibilita visualizar quanto material pode estar sendo desperdiçado sem sequer pensarmos em sua reutilização.

40 DADOS E CURIOSIDADES... Apenas abertura do próximo slide. Citar que existem alguns dados e curiosidades que valem à pena conhecermos.

41 Disposição final do lixo no Brasil - 1991
EVOLUÇÃO DAS MUDANÇAS NA DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO Disposição final do lixo no Brasil Mostrar este slide, evidenciando principalmente a porcentagem de aterros e lixões à céu aberto.

42 Disposição final do lixo no Brasil - 2000
EVOLUÇÃO DAS MUDANÇAS NA DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO Disposição final do lixo no Brasil Fazer a comparação deste slide com o anterior, considerando as datas e o que mudou. O que mais chama a atenção? Solicitar que citem o que mais se destaca e possíveis atitudes que podem tomar para o Brasil melhorar ainda mais. Fechar a discussão comentando da Lei Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que torna obrigatória a disposição de resíduos municipais em aterros sanitários ou aterros controlados. Lixões são considerados ilegais.

43 Você acompanha estas questões da coleta de lixo em seu município
Você acompanha estas questões da coleta de lixo em seu município? Você já percebeu quantos catadores estão em sua rua, em seu bairro e em toda a cidade? Expor a importância da participação em todos os processos da cidade, principalmente focando neste tema dos resíduos sólidos.

44 QUANTO É RECICLADO NO BRASIL?
41,0% Papel de escritório 77,3% Papel ondulado 17,5% Plásticos rígidos e filme 95,7% Latas de Aluminio 40,0% Latas de Aço 70,0% Pneus 48,0% PET 15,0% Embalagens longa-vida 23,0% Óleo lubrificante usado 1,5% Composto Urbano 44,0% Vidro Neste slide constata-se que o Brasil recicla muito. Mas a pergunta central neste caso deve girar em torno da questão de se esta reciclagem é por conscientização ou necessidade econômica? A desigualdade social torna muita gente coletor de reciclados, para complementação da renda familiar. Valorizar este importante serviço prestado e comentar a necessidade de organizá-los em cooperativas, para dar mais dignidade a esta porção da população. Referência: e

45 Efetuar a leitura deste trecho para encerramento do tema.
Para cuidar do Meio Ambiente não precisamos levantar bandeiras, apenas adquirir novos hábitos!

46 Processo de mudança de comportamento, atitudes e hábitos em relação ao Meio Ambiente
Não podemos continuar tratando o planeta como uma enorme lixeira e achar que ele irá resistir a todos os impactos ambientais. Educação Ambiental Nesse momento é importante salientar que a Conscientização é a raiz da mudança. Ela pode ser o início da geração de mudanças de comportamento. Valorizar que cada um pode e deve contribuir por meio de pequenas atitudes. Elas podem fazer grande diferença a nossa cidade, bairro, País e o nosso Planeta.

47 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Consumo Consciente dos Recursos Naturais Ambientalmente Correto Economicamente Viável Socialmente Justo Este slide traz o tripé da sustentabilidade ( triple bottom line ). Recomenda-se que cada tripé seja conceituado rapidamente.

48 A Educação Ambiental tem papel fundamental nestas mudanças e cada um de nós pode contribuir fazendo sua parte e multiplicando seu conhecimento. Concluir valorizando a palestra como meio de aquisição de conhecimento e que a partir desse momento cada participante poderá ser um multiplicador do tema, de diversas formas e em todos os ambientes de convívio.

49 ATIVIDADE Olhe embaixo da cadeira - Esta atividade está descrita no Anexo 3 – Roteiro de Atividades e Dinâmicas – Manual Facilitador.

50 Avaliação.


Carregar ppt "PARA A SUSTENTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google