A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE. ATIVIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE. ATIVIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

2 ATIVIDADE

3

4 VÍDEO

5 A solução passa pelo consumo consciente. COMO ESTÁ O NOSSO CONSUMO?

6 Consumo é obter ou adquirir aquilo que se necessita. Consumismo é obter ou adquirir além do que se necessita ou excessivamente.

7 Desejo é algo que se quer simplesmente por querer. Necessidade é algo que realmente precisa-se.

8 Que tipo de consumidor você é? Você já parou para pensar no impacto do seu consumo?

9 Cada um de nós pode fazer a diferença. Mudar é preciso. Você já parou para pensar em como mudar seu consumo?

10 CONSUMO CONSCIENTE: Processo de escolha que busca harmonizar a preservação do Meio Ambiente e o bem estar social, com o desenvolvimento econômico.

11 ÁGUA

12 ÁGUA – UM BEM FINITO E AMEAÇADO DE EXTINÇÃO Há muito tempo a quantidade de água existente no planeta é a mesma. Fonte: A população mundial aumentou. Somos 6 bilhões de pessoas, atualmente. A quantidade de água não contaminada está diminuindo. A água doce do planeta está distribuída desigualmente pela Terra e deve atender toda a população mundial.

13 VÍDEO

14 ATIVIDADE

15 VOCÊ SABIA? A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou? O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%(ONU, 1993).

16 VOCÊ SABIA? Para cada litros de água utilizada pelo homem resultam em litros de água poluída (ONU, 1993)?

17 VOCÊ SABIA? No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água (IBGE 2003)?

18 DISPONIBILIDADE DA ÁGUA BRASIL = m³ / hab. Ano O Brasil é o país mais rico em disponibilidade hídrica por habitante. Se somos tão ricos em água, na sua opinião, porque falta água em alguns locais e cidades brasileiras? CLASSIFICAÇÃO ONU Abundante> m³ / hab. ano Correta / Ideal>2.500 m³ / hab. ano Pobre<2.500 m³ / hab. ano Crítica<1.500 m³ / hab. ano

19 COMPARAÇÃO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA 75 % da Superfície da Terra é constituída de ÁGUA. 97 gotas são salgadas De cada 100 gotas dágua: 03 gotas são de água doce 02 gotas estão nos Pólos Norte e Sul 01 gota serve para 6 bilhões de seres humanos

20 Seu município possui problemas relacionados à Água? Você sabe de onde vem a água que abastece a sua cidade?

21 COMO VOCÊ USA A ÁGUA NO SEU DIA-A-DIA? Nossa qualidade de vida está diretamente relacionada com o consumo da água. Ela é importante para nossa sobrevivência, boa saúde, higiene pessoal, para todas as nossas atividades domésticas e, claro, para nosso trabalho, pois os processos produtivos também utilizam água.

22 ENERGIA

23 VOCÊ SABE DE ONDE VEM A ENERGIA QUE ABASTECE SUA CASA E SUA CIDADE? Formas de geração de energia: hidráulica, a nuclear, a solar, a eólica, química, dentre outras. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens e devemos refletir sobre o uso de cada uma delas.

24 ENERGIA NO BRASIL: DE ONDE VEM NOSSA ENERGIA? Gráfico 1. Oferta Interna de Energia – Participação. Fonte Aneel – Balanco Energetico Brasileiro Inclui lenha, bagaço de cana, lixívia e outras recuperações.

25 ENERGIAS DE BAIXO IMPACTO SOLAR E EÓLICA Hoje o mundo está discutindo formas de gerar energia limpa, com o menor impacto social e ambiental possível. As energias limpas estão em franco crescimento e desenvolvimento tecnológico.

26 O que podemos fazer para colaborar com a diminuição do consumo de energia no nosso dia-a dia? Em casa? No trabalho? Na comunidade?

27 A demanda de energia tende a crescer, consideramos que estamos em tempos de grande desenvolvimento econômico. Isso significa que em breve o Brasil precisará refletir em quais matrizes deverá investir para ampliar a geração de energia. Faça parte destas discussões em sua região!

28 VÍDEO

29 RESÍDUOS SÓLIDOS

30 Lixo é tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora. São coisas inúteis, velhas e sem valor. (Dicionário de Aurélio Buarque de Holanda)

31 SERÁ QUE TODO O LIXO É REALMENTE INÚTIL E SEM VALOR?

32 TIPOS DE LIXO Lixo Especial Industrial Serviços de Saúde (infectante, comum e radioativo) Lixo de Fronteiras Portos Aeroportos Ferrovias Rodovias Lixo Agrícola Agricultura Pecuária Entulhos Lixo Urbano Domiciliar Comercial Público

33 MAS AFINAL, O QUE CADA UM DE NÓS PODE FAZER?

34 PRINCÍPIO DOS 4 Rs REPENSAR Refletir sobre seus atos e formas de consumo, considerando os impactos do consumo sobre você mesmo, a economia, a sociedade e a natureza. REDUZIR Reduzir a produção de lixo e objetos desnecessários. Reduzir também significa usarmos produtos mais duráveis, controlarmos o uso excessivo de água, luz, gás, enfim, evitarmos qualquer tipo de desperdício. REUTILIZAR Aproveitar as coisas sempre que possível. Posso usar esse objeto de outra maneira? Pode ser usado por outra pessoa? RECICLAR Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos.

35 COLETA SELETIVA DO LIXO PAPEL PAPELÃO REVISTAS CÓPIAS XEROX FOLHAS DE CADERNO GARRAFAS PET EMBALAGENS PLÁSTICAS SACOS PLÁSTICOS EM GERAL COPOS PLÁSTICOS LATINHAS DE REFRIGERANTES LATAS DE ÓLEO DE COZINHA AÇO ALUMÍNIO FERRO INOX EMBALAGENS DE VIDRO POTES DE VIDRO CACOS DE VIDRO GARRAFAS DE VIDRO VIDROS DE REMÉDIO EMBALAGENS DE BISCOITO COPOS SUJOS DE CAFÉ / REFRIGERANTE CANETAS USADAS ETIQUETAS ADESIVAS CLIPS E GRAMPOS LIXO DE VARRIÇÃO PAPEL CARBONO E METALIZADO TRANSPARÊNCIAS

36 TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO.

37

38 RECICLÁVEL É DIFERENTE DE RECICLADO RECICLÁVEL Indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. RECICLADO

39 Você já parou para pensar em quanta coisa tem utilidade e valor e nós jogamos no lixo diariamente? TODO ESSE LIXO PODE TER VÁRIOS DESTINOS E PODEMOS MUDAR ISSO!

40 DADOS E CURIOSIDADES...

41 EVOLUÇÃO DAS MUDANÇAS NA DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO Disposição final do lixo no Brasil

42 EVOLUÇÃO DAS MUDANÇAS NA DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO Disposição final do lixo no Brasil

43 Você acompanha estas questões da coleta de lixo em seu município? Você já percebeu quantos catadores estão em sua rua, em seu bairro e em toda a cidade?

44 QUANTO É RECICLADO NO BRASIL? Referência: e 41,0% Papel de escritório 77,3% Papel ondulado 17,5% Plásticos rígidos e filme 95,7% Latas de Aluminio 40,0% Latas de Aço 70,0% Pneus 48,0% PET 15,0% Embalagens longa-vida 23,0% Óleo lubrificante usado 1,5% Composto Urbano 44,0% Vidro

45 Para cuidar do Meio Ambiente não precisamos levantar bandeiras, apenas adquirir novos hábitos!

46 Processo de mudança de comportamento, atitudes e hábitos em relação ao Meio Ambiente Não podemos continuar tratando o planeta como uma enorme lixeira e achar que ele irá resistir a todos os impactos ambientais. Educação Ambiental

47 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Consumo Consciente dos Recursos Naturais Socialmente Justo Ambientalmente Correto Economicamente Viável

48 A Educação Ambiental tem papel fundamental nestas mudanças e cada um de nós pode contribuir fazendo sua parte e multiplicando seu conhecimento.

49 ATIVIDADE

50


Carregar ppt "EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE. ATIVIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google