A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA. Lembrança do mundo antigo Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA. Lembrança do mundo antigo Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada."— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA

2 Lembrança do mundo antigo Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada sob as pontes, outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados, o guarda-civil sorria, passavam bicicletas, a menina pisou a relva para pegar um pássaro, o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo [tranqüilo em redor de Clara.

3 As crianças olhavam para o céu: não era proibido. A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo. Os perigos que Clara temia era a gripe, o calor, os insetos. Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas, esperava cartas que custavam a chegar, nem sempre podia usar vestido novo. Mas [passeava no jardim pela manhã!!! Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!! (Carlos Drummond de Andrade) Esperava cartas que custavam a chegar, nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim pela manhã!!!

4 Desenvolvimento sustentável T anto do ponto de vista ético quanto do pragmático, o desenvolvimento sustentável representa a única saída para conciliar produção de riqueza e bem-estar para sociedade sem comprometer a sobrevivência do planeta e da espécie humana. Estabelecer uma relação harmoniosa entre as três dimensões que baseiam o conceito de desenvolvimento sustentável no Brasil (economia, meio ambiente e sociedade) e as iniciativas mundiais é o grande desafio e a principal missão do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds). [...] [...] Jornal do Brasil, 24 ago

5 No texto 1, é empregada a linguagem poética, que se caracteriza pela subjetividade (expressa emoções e sentimentos), pela polissemia (possui múltiplos significados) e pelo uso de recursos sonoros, como o ritmo e a rima. No texto 1, é empregada a linguagem poética, que se caracteriza pela subjetividade (expressa emoções e sentimentos), pela polissemia (possui múltiplos significados) e pelo uso de recursos sonoros, como o ritmo e a rima.

6 Já o texto 2, quanto à forma, está estruturado em linhas contínuas e parágrafos – é, portanto um texto em prosa. Em relação de conteúdo, é objetivo, pois as idéias são apresentadas de maneira clara, direta. A linguagem é precisa, isto é, apresenta significado específico. Não são utilizados recursos sonoros.

7 Linguagem Poética É aquela marcada pela subjetividade, pela polissemia e pelos recursos sonoros. Pode ser usada num texto em verso (poema) ou em prosa (prosa poética).

8 POEMA É a unidade da poesia. É estruturado em versos (linhas poéticas), que se agrupam em estrofes. É a unidade da poesia. É estruturado em versos (linhas poéticas), que se agrupam em estrofes.

9 PROSA É o texto produzido em linha contínuas e parágrafos. Seu conteúdo pode ser objetivo ou subjetivo (nesse caso, é chamado prosa poética). É o texto produzido em linha contínuas e parágrafos. Seu conteúdo pode ser objetivo ou subjetivo (nesse caso, é chamado prosa poética).

10 O que é VERSO? É cada linha poética, com um número determinado de sílabas e harmoniosa movimentação entre as sílabas átonas e tônicas. É cada linha poética, com um número determinado de sílabas e harmoniosa movimentação entre as sílabas átonas e tônicas.

11 A ESTROFE ou ESTÂNCIA É o conjunto de versos de um poema e, conforme o número de versos que a estrofe agrupa, ela recebe denominações específicas.. Monóstico: estrofe de um verso. Dístico: dois versos. Terceto: três versos. Quadra ou quarteto: quatro versos

12 . Quintilha: cinco versos. Sextilha: seis versos. Sétima: sete versos. Oitava: oito versos. Nona: nove versos. Décima: dez versos

13 Observação: Alguns poemas, no fim das estrofes, apresentam um verso ou um grupo de versos que se repete e que recebe o nome de estribilho ou refrão. Observação: Alguns poemas, no fim das estrofes, apresentam um verso ou um grupo de versos que se repete e que recebe o nome de estribilho ou refrão.

14 A Métrica do Verso É a extensão da linha poética, do verso. Na poética tradicional, há doze tipos de versos, de acordo com o número de sílabas poéticas que o verso possui:. monossílabos. dissílabos. trissílabos. tetrassílabos. pentassílabos. hexassílabos

15 . heptassílabos. octossílabos. eneassílabos. decassílabos. hendecassílabos. dodencassílabos

16 Dividir o verso em sílabas métricasDividir o verso em sílabas métricas chama-se ESCANDIR. chama-se ESCANDIR.

17 RIMA É a semelhança de sons entre as palavras que se localizam no fim ou no meio de versos diferentes. É a semelhança de sons entre as palavras que se localizam no fim ou no meio de versos diferentes.

18 CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL POEMA

19 O poema tem por finalidade expressar sentimentos, emocionar, entreter o leitor; O poema tem por finalidade expressar sentimentos, emocionar, entreter o leitor; O locutor é o poeta, e o destinatário é o público em geral; O locutor é o poeta, e o destinatário é o público em geral; Tem como suporte livros, jornais, revistas, sites da Internet; pode também ser transmitido oralmente; Tem como suporte livros, jornais, revistas, sites da Internet; pode também ser transmitido oralmente; Tem por tema assuntos variados; Tem por tema assuntos variados;

20 Estruturalmente, organiza-se em versos, que podem se agrupar em uma ou mais estrofes; Estruturalmente, organiza-se em versos, que podem se agrupar em uma ou mais estrofes; A linguagem é expressiva, figurada, pessoal, subjetiva, geralmente na variedade padrão; A linguagem é expressiva, figurada, pessoal, subjetiva, geralmente na variedade padrão; Explora a sonoridade, o ritmo e a rima das palavras; Explora a sonoridade, o ritmo e a rima das palavras; Pode apresentar palavras e expressões que exploram os sentidos; Pode apresentar palavras e expressões que exploram os sentidos; Apresenta palavras e expressões em sentido figurado; Apresenta palavras e expressões em sentido figurado; Pode apresentar palavras repetidas. Pode apresentar palavras repetidas. Agora que já sabemos um pouquinho da teoria vamos praticar? Agora que já sabemos um pouquinho da teoria vamos praticar?


Carregar ppt "LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA. Lembrança do mundo antigo Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google