A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades

2 Comunicação às UDs: chefias e Articuladores internacionais sobre o conteúdo do Projeto: enviado 08/08/13. Realização videoconferência com UCs e UDs Chefias e articuladores – dia 21/08 Workshop com todos os Articuladores Internacionais em Brasília – 07 a 11 de outubro. Visita às UDs e consulta a articuladores internacionais Realização de missões internacionais. Projeto Especial - Atividades realizadas e programadas em 2013

3 Objetivos Workshop Atualização sobre os fundamentos da cooperação e negociação internacional brasileira e atuação da Embrapa – debater gargalos operacionais; Discutir o Projeto Especial – papel das UDs e articuladores internacionais na cooperação internacional; Levantar perfil, atribuições e necessidades de capacitação dos articuladores internacionais Debater uma proposta de formato institucional da articulação internacional nas UDs

4 Por quê? Necessidade de aproximação permanente entre UCs e UDs na temática internacional Debater as oportunidades que o Projeto Especial traz para fortalecer a participação das UDs na cooperação internacional – científica e técnica Embrapa 40 anos – oportunidade de avaliar avanços, oportunidades e inovações na gestão da área internacional

5 Estrutura proposta Painel 1: Cooperação Internacional: princípios gerais da cooperação brasileira e estrutura operacional da Embrapa; Painel 2: Projeto Especial de Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa; Painel 3: Perfil, Necessidades de Capacitação em Cooperação Internacional e Estrutura Operacional nas Unidades.

6 Painel 1 Princípios gerais da cooperação internacional brasileira; Cooperação internacional na Embrapa: – Breve histórico e bases da cooperação internacional na Empresa; – Estrutura da cooperação internacional: cooperação técnica e científica, SRI, UDs e articuladores internacionais. – Processos operacionais Resultado: nivelamento conceitual e normativo.

7 Painel 2 Estrutura do Projeto Especial e resultados esperados; Discussão sobre Cooperação Científica – oportunidades e gargalos; Discussão sobre Cooperação Técnica, com ênfase no fortalecimento e reconhecimento da participação das UDs. Resultado: Documento com sugestões para o aperfeiçoamento da cooperação internacional.

8 Painel 3 Debate para constituição de programa de capacitação para articulação internacional; Discussão em grupos sobre capacitação específica para articuladores internacionais; Resultado: – Perfil e necessidades de capacitação – Prioridades de capacitação para os articuladores; – Base para posterior validação com as chefias.

9 Painel 3 Debate de pré-proposta de estrutura para operação da cooperação internacional nas UDs; Discussão em grupos Resultado: – Documento com sugestões e contribuições para estrutura de funcionamento nas UDs

10 Grupos de Trabalho 4 Momentos de Grupos de Trabalho Moderadora: Mônica Cortopassi da Passus

11 Ações prévias Levantamento de expectativas com os articuladores sobre o workshop; Levantamento do perfil dos articuladores; Análise dos principais problemas e gargalos enfrentados pelas UDs Análise preliminar das funções dos articuladores internacionais (normativas e efetivas)

12 Articuladores Internacionais Surgem em meados da década de São mencionados no Relatório de atividades do quadriênio ; Em 1996 e 1998 são realizadas as primeiras reuniões gerais da SRI (então SCI) com articuladores. O Documento Orientador da cooperação internacional na Embrapa de dez./01 cita suas funções. Entre 2008 e 2009 são realizadas reuniões regionais, em Manaus, Petrolina, Bento Gonçalves e São Paulo. Ainda não institucionalizados como figura programática da Embrapa.

13 BOM TRABALHO A TODOS NÓS!! Obrigada pela atenção


Carregar ppt "Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google