A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Astros O Sistema Solar. Índice Corpos Celestes Sistema Solar Planetas do nosso Sistema Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Cintura de Asteróides Júpiter.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Astros O Sistema Solar. Índice Corpos Celestes Sistema Solar Planetas do nosso Sistema Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Cintura de Asteróides Júpiter."— Transcrição da apresentação:

1 Os Astros O Sistema Solar

2 Índice Corpos Celestes Sistema Solar Planetas do nosso Sistema Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Cintura de Asteróides Júpiter Saturno Urano Neptuno

3 Corpos Celestes Astro é a designação comum que se dá aos corpos celestes que orbitam no espaço. Entre os astros encontram-se: –Asteróides –Cometas –Estrelas –Meteoros –Planetas –Planetóides –Satélites naturais (luas)

4 Sistema Solar Um sistema solar ou sistema planetário é composto por, pelo menos, uma estrela e vários corpos que orbitam à sua volta (asteróides, cometas, planetas e respectivos satélites naturais). O planeta Terra está localizado no nosso sistema solar que tem como estrela o Sol, e podemos chamá-lo simplesmente de Sistema Solar. Os astrónomos calculam que o Sistema Solar se terá formado há 4,8 biliões de anos.

5 Planetas do nosso Sistema Os principais corpos celestes que orbitam em torno do Sol são oito planetas: –Mercúrio –Vénus –Terra –Marte –Júpiter –Saturno –Urano –Neptuno.

6 Sol Uma estrela é um corpo celeste com luz própria. A estrela mais próxima da Terra é o Sol. Em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, quatro planetas anões, asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. É maior que a Terra vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros. A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos a chegar à Terra.

7 Mercúrio Mercúrio é o primeiro planeta a contar do Sol e pode ser visto a olho nu, ao amanhecer e ao entardecer. Em Mercúrio, devido a sua proximidade com o Sol, a temperatura eleva-se acima de 400° C durante o dia. À noite, a temperatura cai até aos -180° C. Mercúrio é o segundo corpo mais denso do Sistema Solar: a Terra ocupa o primeiro lugar. Mercúrio possui um núcleo de ferro, cujo raio mede de 1800 a 1900 km. Para completar uma órbita em torno do Sol, Mercúrio necessita de cerca de 88 dias. Para completar uma volta em torno do seu eixo, leva aproximadamente 58 dias. Mercúrio deve o seu nome ao mensageiro dos deuses.

8 Vénus Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol. Vénus é conhecido como a estrela da manhã ou estrela da tarde. Vénus e Terra são similares quanto ao tamanho, massa e composição. A atmosfera de Vénus é 92 vezes mais densa que a terrestre. A sua atmosfera é composta principalmente de dióxido de carbono fazendo de Vénus o planeta mais quente do sistema solar, com 460 graus no equador do planeta. O ano dura 224 dias terrestres. O dia dura 243 dias terrestres; Recebe o seu nome em honra da deusa romana do amor, Vénus.

9 Terra A Terra é o terceiro planeta em ordem de afastamento do Sol. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. A atmosfera é composta essencialmente de azoto e oxigénio. A Terra gira em torno de um eixo que une o Pólo Norte ao Pólo Sul. Completa uma volta em torno do seu eixo em 24 horas. Já o movimento efectuado em redor do Sol, leva 365 dias o que equivale a um ano. A Terra tem um satélite natural, a Lua, que completa uma volta em torno do planeta a cada 27 dias.

10 Marte Marte é o quarto planeta a partir do Sol; É normalmente referido como o Planeta Vermelho. As rochas, o solo e o céu têm uma tonalidade vermelha. Marte possui uma atmosfera e contém grandes quantidades de água em forma de gelo e vapor. A temperatura, à superfície, pode atingir os 27 graus. A sua atmosfera é constituída essencialmente por dióxido de carbono. Esta atmosfera é muito ténue embora seja suficientemente densa para permitir ventos fortíssimos. As temperaturas polares são da ordem dos -133 ºC e a média anual é da ordem dos -55 ºC. Um dia em Marte dura 24 horas e 37 minutos. Um ano tem a duração de 687 dias. Os romanos atribuíram-lhe este nome, em honra ao deus da guerra.

11 Cintura de Asteróides A Cintura de Asteróides é uma zona do espaço entre Marte e Júpiter onde se localiza um grande número de asteróides e o planeta anão Ceres, que é o maior corpo celeste do cinturão. A cintura é maioritariamente vazia. Os asteróides cobrem um volume tão vasto de espaço o que torna bastante improvável alcançar um asteróide sem se dirigir a ele propositadamente. No entanto, são conhecidos dezenas de milhares de asteróides e estima-se que o número alcance os milhões. Cerca de 220 deles tenham 100 km de diâmetro. A grande densidade populacional torna esta faixa de asteróides num ambiente muito dinâmico, e colisões entre eles ocorrem muitas vezes.

12 Júpiter Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. No seu interior, caberiam todos os outros juntos. É o quinto planeta a partir do Sol. Júpiter tem anéis à sua volta e muitos satélites naturais: 63 luas no total. É uma grande bola de gases com um núcleo de gelo. O interior do planeta é muito quente e a pressão enorme. Há uma camada de nuvens de amónia, ventos muito fortes e tempestades. A maior das tempestades é a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, um grande anticiclone com o tamanho de três planetas Terra. Júpiter tem um período de rotação de 9 horas e 50 minutos. Relativamente ao seu período de translação, este planeta necessita de 12 anos. O planeta recebeu o nome do principal deus romano, Júpiter.

13 Saturno Saturno é o sexto planeta a partir do Sol. É o segundo maior planeta do Sistema Solar e sua característica mais chamativa são seus anéis. Saturno é um planeta gigante feito de gases com um pequeno núcleo rochoso. Os seus principais componentes são o hidrogénio e o hélio. O vento e as tempestades em Saturno são várias vezes mais fortes que na Terra, alcançando velocidades de km/h. Apesar de ser frio, o planeta emite mais calor do que recebe do Sol. Saturno é o segundo planeta com mais luas no Sistema Solar: tem 60. Os seus dias são de 10 horas e 39 minutos, levando 29,5 anos terrestres para dar a volta ao Sol. Saturno, na mitologia romana, era o Deus do Tempo, filho de Urano e pai de Júpiter.

14 Urano Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar. A característica mais notável de Urano é a acentuada inclinação do seu eixo de rotação. Tem 27 satélites ao seu redor e um fino anel de poeira. O seu diâmetro equatorial é quatro vezes superior ao da Terra. A sua atmosfera é composta essencialmente por hidrogénio. A temperatura média na atmosfera é de - 210º C. Urano tem grupos de nuvens que se movem rapidamente. A densidade destas é, todavia, muito fraca. A cor azulada de Urano é o resultado da absorção da luz vermelha pelo metano na alta atmosfera. Urano demora 84 anos a dar uma volta completa ao Sol. O seu dia é de dez horas e 42 minutos. Urano é a antiga divindade grega dos céus, o mais velho deus supremo.

15 Neptuno Neptuno é o planeta mais externo dos gigantes de gás. Se Neptuno fosse oco, poderia conter cerca de 60 Terras. Neptuno orbita o Sol a cada 165 anos. Tem 13 luas conhecidas. A sua energia interna, cerca de 2,5 vezes mais poderosa do que a que recebe do Sol, provoca tempestades e ventos na sua atmosfera, os mais velozes de todo o sistema solar. Perto da Grande Mancha Escura, os ventos sopram próximo dos km/h. A sua atmosfera é composta basicamente de hidrogénio e hélio. A cor azul deve-se à presença constante de metano. Um dia em Neptuno dura 16 horas. Neptuno demora 165 anos a dar a volta ao Sol. Neptuno era o Deus dos Oceanos, irmão de Júpiter.

16


Carregar ppt "Os Astros O Sistema Solar. Índice Corpos Celestes Sistema Solar Planetas do nosso Sistema Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Cintura de Asteróides Júpiter."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google