A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRONOMES Estrutura composicional do texto: a função do pronome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRONOMES Estrutura composicional do texto: a função do pronome."— Transcrição da apresentação:

1 PRONOMES Estrutura composicional do texto: a função do pronome

2 1. Indicar as pessoas do discurso “Belo” – junto com “gracioso”, “bonito”, ou “sublime”, “maravilhoso”, “soberbo”, e expressões similares – é um adjetivo que nós usamos para indicar algo que nos agrada. Parece que, nesse sentido, aquilo que é belo é igual àquilo que é bom e, de fato, em diversas épocas históricas criou- se um laço estreito entre o Belo e o Bom”.

3 2. Substituir ou acompanhar um nome Comprei uma caneta. Ela é vermelha. subst. pron. Minha caneta é vermelha. pron. subst.

4 3. Indicar relações de posse “Se refletimos sobre o comportamento distante que nos permite definir como belo um bem que não suscita o nosso desejo, compreendemos que falamos de Beleza quanto fruímos de alguma coisa por aquilo que é, independentemente da questão de possuí-la ou não.”

5 4. Indicar a posição dos seres Roberta e Paula são amigas. Esta faz Jornalismo enquanto aquela, Engenharia. Este caderno que está em minha mão é meu. Esse caderno que está em sua mão é seu? De quem é aquele caderno?

6 5. Retomar informações já mencionadas no texto “Se, no entanto, julgarmos com base em nossa experiência cotidiana, tendemos a definir como bom aquilo que não somente nos agrada, mas que também gostaríamos de ter. Infinitas são as coisas que consideramos boas: um amor correspondido, uma honesta riqueza, um quitute refinado, e em todos esses casos desejaríamos possuir tal bem.”

7 Classificação dos pronomes PESSOAIS DE TRATAMENTO POSSESSIVOS DEMONSTRATIVOS INDEFINIDOS INTERROGATIVOS RELATIVOS

8 As pessoas gramaticais 1ª pessoa: designa o emissor 2ª pessoa: designa o receptor 3ª pessoa: designa o assunto

9 Os pronomes pessoais Designam os principais elementos da comunicação. Emissor Receptor Assunto

10 Os pronomes pessoais Eu, nós: emissor Tu, vós: receptor Ele, ela, eles, elas: assunto OBS: Modernamente, o pronome “tu” vem sendo substituído pelo pronome “você”.

11 Quadro dos pronomes pessoais do caso reto Pessoas gramaticais Pronomes pessoais Singular1ª 2ª 3ª Eu Tu Ele, ela Plural1ª 2ª 3ª Nós Vós Eles, elas

12 Conjugação Eu faloEu defendo tu ouvestu combates ele cala. ele entrega. Eu procuroEu canto tu indagastu calas ele esconde.ele vaia. Eu plantoEu escrevo tu adubastu me lês ele colhe.ele apaga. Eu ajunto(Affonso Romano de Sant´Anna) tu conservas ele rouba. PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO: exercem a função de sujeito das orações.

13 “Não morres satisfeito. A vida te viveu Sem que vivesses nela. E não te convenceu Nem deu qualquer motivo Para haver o ser vivo.” (Carlos Drummond de Andrade)“ PRONOMES PESSOAIS DO CASO OBLÍQUO: exercem funções diferentes da função de sujeito.

14 PRONOMES PESSOAIS DO CASO OBLÍQUO NÚMEROPESSOAÁTONOSTÔNICOS Singular1ª 2ª 3ª me te o, a, lhe, se mim, comigo ti, contigo si, consigo Plural1ª 2ª 3ª nos vos os, as, lhes, se conosco convosco si, consigo

15 Variações dos pronomes oblíquos átonos 1. Se a forma verbal terminar em –r, -s ou –z, perde essa letra e os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” são acrescidos de uma letra –l inicial, transformando-se em “lo”, “la”, “los”, “las”. Vou prestar o vestibular. (Vou prestá-lo.) Copiemos esta página. (Copiemo-la.) O ônibus conduz os alunos. (O ônibus condu-los.)

16 Variações dos pronomes oblíquos átonos 2. Se a forma verbal que antecede os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” terminar nos fonemas nasais – m, -ão ou –õe, os pronomes são acrescidos de um –n inicial, sem que nada aconteça com a forma verbal. a) Põe o livro sobre a mesa. (Põe-no sobre a mesa. b) Dão o ingresso de graça. (Dão-no de graça.) c) Desculpem esta mulher. (Desculpem-na.)

17 Variações dos pronomes oblíquos átonos 3. Se a forma verbal que antecede os pronomes “nos” e “vos” terminar em –s, ocorre a perda desse –s sem que nada ocorra com os pronomes. Nós nos esquecemos do compromisso. Esquecemo-nos do compromisso.

18 Os pronomes pessoais e a correção gramatical (A) Ele veio sem eu. (B) Ele veio sem mim. B REGRA: Após preposição, use “mim”.

19 Os pronomes pessoais e a correção gramatical (A) Veio sem ninguém. Sem sua namorada, sua amiga e mim. (B) Veio sem ninguém. Sem sua namorada, sua amiga e eu. A Mesmo com a relativa distância entre o pronome e a preposição “sem”, o adequado à norma culta ainda é usar o caso oblíquo tônico.

20 Os pronomes pessoais e a correção gramatical (A) Este trabalho é para mim fazer. (B) Este trabalho é para eu fazer. B O pronome pessoal do caso reto funciona como sujeito da oração.

21 Os pronomes pessoais e a correção gramatical (A) Foi bom encontrá-lo, pois eu queria falar com você. (B) Foi bom encontrá-lo, pois eu queria falar consigo. A Os pronomes “si” e “consigo” só devem ser empregados com função reflexiva.

22 Os pronomes de tratamento e a correção gramatical (A) Dirigimo-nos a Vossa Magnificência para solicitar a vossa autorização para utilizar o pátio da universidade para um evento cultural. (B) Dirigimo-nos a Vossa Magnificência para solicitar a sua autorização para utilizar o pátio da universidade para um evento cultural. A concordância do pronome de tratamento deve ser em 3ª pessoa, apesar de os pronomes de tratamento indicarem a 2ª pessoa. B

23 Os pronomes de tratamento e a correção gramatical (A) Já pedi ao reitor, e Vossa Magnificência deu autorização para utilizarmos o pátio da universidade. (B) Já pedi ao reitor, e Sua Magnificência deu autorização para utilizarmos o pátio da universidade. A forma “sua” indica a 3ª pessoa (de quem se fala) e a forma “vossa” indica a 2ª pessoa (com quem se fala). B

24 Uso do pronome “mesmo” É ele mesmo! Ele faltou por isso mesmo. Esfolar não é o mesmo que ralar. adjetivo advérbio substantivo

25 Observação Não se usa “mesmo” para substituir pronomes, sejam do caso reto ou do caso oblíquo. Leu o texto e fez várias interpretações do mesmo. O professor foi até a garota e falou com a mesma.

26 O que fazer? 1. Simplesmente elimine: Leu o texto e fez várias interpretações. 2. Substitua por um pronome pessoal, demonstrativo ou possessivo: Eu o texto e fez várias interpretações dele. 3. Substitua por expressões equivalentes: Leu o texto e fez várias interpretações da obra.


Carregar ppt "PRONOMES Estrutura composicional do texto: a função do pronome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google