A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meditação: “ Um olhar mais atento para o que já existe e você descobre algo que pode mudar e ficar ainda melhor”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meditação: “ Um olhar mais atento para o que já existe e você descobre algo que pode mudar e ficar ainda melhor”"— Transcrição da apresentação:

1 Meditação: “ Um olhar mais atento para o que já existe e você descobre algo que pode mudar e ficar ainda melhor”

2 Para refletir: Segundo Aristóteles: ela (comunidade) se chama cidade e é a comunidade política "Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todos estes objetivos e, visam ao mais importante de todos os bens; ela (comunidade) se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a). Segundo Aristóteles: ela (comunidade) se chama cidade e é a comunidade política "Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todos estes objetivos e, visam ao mais importante de todos os bens; ela (comunidade) se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

3 Este encontro é um ato de cidadania! Qual a diferença entre cidadão e cidadania? Cidadão: Cidadão: é o individuo que vive em uma cidade, estado ou país, com direitos e deveres garantidos por leis. É por consequência exercer a cidadania. Cidadania: Cidadania: são as ações que visem o exercício dos direitos e obrigações de um individuo. Entre os deveres do cidadão está a participação nos movimentos cívicos em beneficio à melhoria da sociedade em que vive. Qual a diferença entre cidadão e cidadania? Cidadão: Cidadão: é o individuo que vive em uma cidade, estado ou país, com direitos e deveres garantidos por leis. É por consequência exercer a cidadania. Cidadania: Cidadania: são as ações que visem o exercício dos direitos e obrigações de um individuo. Entre os deveres do cidadão está a participação nos movimentos cívicos em beneficio à melhoria da sociedade em que vive.

4 Projetos do SINDICOMERCIO para 2014 Criação de Núcleos de estudos e apresentações de ideias inovadoras

5 Núcleos de Estudos do Sindicomercio Desenvolvimento Regional e Empresarial (Propostas de ações políticas publicas e privadas) Negociação Coletiva (Propostas de Clausulas da Convenção Coletiva) Desenvolvimento do Sindicomercio (propostas de inovações no funcionamento da entidade)

6 Núcleo de Estudos de Negociação Coletiva (propostas de clausulas da Convenção Coletivas) 1.Clausulas Econômicas 1.Clausulas Econômicas – Referencias a percentuais de correção salarial, horas extras, pisos salariais, abonos e outras vantagens econômicas para os empregados...; 2. Clausulas Sociais 2. Clausulas Sociais – Referencias a horário de trabalho, folgas, banco de horas, e outras vantagens sociais para os empregados Clausulas Econômicas 1.Clausulas Econômicas – Referencias a percentuais de correção salarial, horas extras, pisos salariais, abonos e outras vantagens econômicas para os empregados...; 2. Clausulas Sociais 2. Clausulas Sociais – Referencias a horário de trabalho, folgas, banco de horas, e outras vantagens sociais para os empregados....

7 Núcleo de Estudos de Desenvolvimento Regional e Empresarial (propostas de ações e políticas publicas e privadas) 1.Estudo Socioeconômico de Ituiutaba 2.Construção do SESC 3.Doação de áreas no DI para pequenas industrias de Ituiutaba 4.Implantação da escola de medicina em Ituiutaba 5.Estadualização da FEIT 6.Homologação do Aeroporto “Tito Teixeira”; 7.Instalação das Câmaras de Segurança (Olho vivo) 8.Empresas que usam Ituiutaba apenas como entreposto (sem recolher ICMS) 9.Construção da BR Decoração Permanente de Natal 11.Novas industrias para Ituiutaba 12.Fundação da Agencia de Desenvolvimento Econômico de Ituiutaba - Agendesi 13.Melhoria do Transito de Ituiutaba 14.Implantação da Zona Azul 1.Estudo Socioeconômico de Ituiutaba 2.Construção do SESC 3.Doação de áreas no DI para pequenas industrias de Ituiutaba 4.Implantação da escola de medicina em Ituiutaba 5.Estadualização da FEIT 6.Homologação do Aeroporto “Tito Teixeira”; 7.Instalação das Câmaras de Segurança (Olho vivo) 8.Empresas que usam Ituiutaba apenas como entreposto (sem recolher ICMS) 9.Construção da BR Decoração Permanente de Natal 11.Novas industrias para Ituiutaba 12.Fundação da Agencia de Desenvolvimento Econômico de Ituiutaba - Agendesi 13.Melhoria do Transito de Ituiutaba 14.Implantação da Zona Azul

8 Núcleo de Estudos de desenvolvimento do Sindicomercio (propostas de inovações no funcionamento da entidade) 1.Funcionamento interno 2.Representações 3.Reuniões 4.Reuniões setoriais 5.Reuniões itinerantes 6.Visitas ás empresas novas 7.Quadro de associados 8.Cadastros de pessoas que se interessam em discutir o desenvolvimento de Ituiutaba 9.Relacionamento com outras entidades 1.Funcionamento interno 2.Representações 3.Reuniões 4.Reuniões setoriais 5.Reuniões itinerantes 6.Visitas ás empresas novas 7.Quadro de associados 8.Cadastros de pessoas que se interessam em discutir o desenvolvimento de Ituiutaba 9.Relacionamento com outras entidades

9 Ituiutaba

10

11 Ituiutaba!

12 Será em Ituiutaba!

13 Mesa Redonda Apresentação: Núcleo de Desenvolvimento Regional e Empresarial Membros: 1.Vera Lucia F. Luzia (Casaviva) 2.Antonio A. Carvalho (Moveis Pontal) 3.Heli Luiz Borges (Auto Peças Bandeirantes) 4.Carlos Rodrigues (Maquipe) 5.Amarildo (Bozó Auto Peças) 6.Élson Lima (Casa do Pedreiro) 7.Paulo das Graças (Bebillar) 8.Teodorinho (Supermercado Ferreira) Apresentação: Núcleo de Desenvolvimento Regional e Empresarial Membros: 1.Vera Lucia F. Luzia (Casaviva) 2.Antonio A. Carvalho (Moveis Pontal) 3.Heli Luiz Borges (Auto Peças Bandeirantes) 4.Carlos Rodrigues (Maquipe) 5.Amarildo (Bozó Auto Peças) 6.Élson Lima (Casa do Pedreiro) 7.Paulo das Graças (Bebillar) 8.Teodorinho (Supermercado Ferreira)

14 Perfil socioeconômico de Ituiutaba Ano 2014 Ano base 2013 Perfil socioeconômico de Ituiutaba Ano 2014 Ano base 2013

15 Objetivos deste encontro 1.Abrir um espaço de reflexão 1.Abrir um espaço de reflexão sobre os benefícios e os problemas que surgiram ou intensificaram em Ituiutaba; 2.Analisar as particularidades 2.Analisar as particularidades do município de Ituiutaba, conhecendo a cidade, por dentro; 3.Disseminar um sentimento de crença 3.Disseminar um sentimento de crença e de confiança na potencialidade de Ituiutaba, incentivando os atores públicos e privados a estabelecerem estratégias comuns e em conjunto de desenvolvimento da cidade e da região. 4.Estimular a reflexão da sociedade 4.Estimular a reflexão da sociedade de Ituiutaba à necessidade de participação ativa no estabelecimento de políticas públicas e privadas visando o desenvolvimento sustentável do município e região. 5.Estimular o surgimento 5.Estimular o surgimento e despontamento de novas lideranças políticas! 1.Abrir um espaço de reflexão 1.Abrir um espaço de reflexão sobre os benefícios e os problemas que surgiram ou intensificaram em Ituiutaba; 2.Analisar as particularidades 2.Analisar as particularidades do município de Ituiutaba, conhecendo a cidade, por dentro; 3.Disseminar um sentimento de crença 3.Disseminar um sentimento de crença e de confiança na potencialidade de Ituiutaba, incentivando os atores públicos e privados a estabelecerem estratégias comuns e em conjunto de desenvolvimento da cidade e da região. 4.Estimular a reflexão da sociedade 4.Estimular a reflexão da sociedade de Ituiutaba à necessidade de participação ativa no estabelecimento de políticas públicas e privadas visando o desenvolvimento sustentável do município e região. 5.Estimular o surgimento 5.Estimular o surgimento e despontamento de novas lideranças políticas!

16 Conhecendo Ituiutaba, por dentro características locais O conhecimento sobre as características locais é essencial para o estabelecimento de estratégias que visam contribuir para o desenvolvimento da cidade e dos negócios. Isso porque o território, em função de suas especificidades, podem gerar vantagens competitivas para a região e suas empresas, ou criar obstáculos ao desenvolvimento destas.

17 Então, Ituiutaba! 1.Quem somos? 2.O que temos naturalmente? 3.O que conseguimos conquistar? 4.O que queremos para Ituiutaba? 5.O que fazer para realizar nossos sonhos? 6.Quais as nossas perspectivas? 7.O que está em andamento? 8.Quais políticas publicas e privadas vamos eleger? 9.Quem nos representa politicamente? 1.Quem somos? 2.O que temos naturalmente? 3.O que conseguimos conquistar? 4.O que queremos para Ituiutaba? 5.O que fazer para realizar nossos sonhos? 6.Quais as nossas perspectivas? 7.O que está em andamento? 8.Quais políticas publicas e privadas vamos eleger? 9.Quem nos representa politicamente?

18 Dados Gerais Sobre Ituiutaba

19 PREFEITO e Vice: LUIZ PEDRO CORREA DO CARMO -Veio para Ituiutaba em Nascimento: 26/06/1947 -Naturalidade: Barretos SP -Formação: Medico ortopedista formado pela UFF Rio de Janeiro -Ocupação: Medico Públio Chaves Junior Nascimento 11/01/1973 Naturalidade: Ituiutaba Formação e Ocupação: Advogado LUIZ PEDRO CORREA DO CARMO -Veio para Ituiutaba em Nascimento: 26/06/1947 -Naturalidade: Barretos SP -Formação: Medico ortopedista formado pela UFF Rio de Janeiro -Ocupação: Medico Públio Chaves Junior Nascimento 11/01/1973 Naturalidade: Ituiutaba Formação e Ocupação: Advogado

20 Vereadores de Ituiutaba 1.Reginaldo Luiz da Silva – PPS – natural de Capinopolis MG - Transportes 2.Wanderson Jose Rodrigues – DEM 3.Francisco Tomas de Oliveira Filhos – PSDB – Natural de Ituiutaba - Construção Civil 4.Wellington Arantes Muniz Carvalho (Batuta) – PMDB 5.Andre Vilella – PMDB 6.Carlos Rodrigues Souza – PMDB - Empresário 7.Celi dos Reis Adão da Silva – PSDB 8.Gemides Belchior Junior – PSDB – natural de Ituiutaba – Contador e Advogado 9.Gilvan Carvalho de Macedo – PR - Serralheria 10.Joao Carlos da Silva – DEM 11.José Barreto Miranda – PTB – Natural Barra do Mendes/BA – Político. 12.Jose Divino de Melo – PP - Natural de Ituiutaba – Sindicalista. 13.Joseph Tannous – DEM- Engenheiro Civil 14.Juarez Jose Muniz – PDT - Agropecuarista 15.Marco Túlio Faissol Tannus – PMDB – Professor Universitário 16.Mauro Gouveia Alves – PSB - 17.Washington Carlos Severino – PDT – Natural de Ituiutaba - Esportista 1.Reginaldo Luiz da Silva – PPS – natural de Capinopolis MG - Transportes 2.Wanderson Jose Rodrigues – DEM 3.Francisco Tomas de Oliveira Filhos – PSDB – Natural de Ituiutaba - Construção Civil 4.Wellington Arantes Muniz Carvalho (Batuta) – PMDB 5.Andre Vilella – PMDB 6.Carlos Rodrigues Souza – PMDB - Empresário 7.Celi dos Reis Adão da Silva – PSDB 8.Gemides Belchior Junior – PSDB – natural de Ituiutaba – Contador e Advogado 9.Gilvan Carvalho de Macedo – PR - Serralheria 10.Joao Carlos da Silva – DEM 11.José Barreto Miranda – PTB – Natural Barra do Mendes/BA – Político. 12.Jose Divino de Melo – PP - Natural de Ituiutaba – Sindicalista. 13.Joseph Tannous – DEM- Engenheiro Civil 14.Juarez Jose Muniz – PDT - Agropecuarista 15.Marco Túlio Faissol Tannus – PMDB – Professor Universitário 16.Mauro Gouveia Alves – PSB - 17.Washington Carlos Severino – PDT – Natural de Ituiutaba - Esportista

21 Representação Política Prefeito e vereadores Vereadores de Ituiutaba Deputados Estaduais: (destaques): 1.Romel Anisio Jorge – PP 2.Elismar Prado – PT 3.Zé Maia – PSDB Deputados Federais:(destaques): 1.Aelton Freitas –PR 2.Joao Bittar – DEM 3.Weliton Prado – PT Senadores: (destaques): Aécio Neves Prefeito e vereadores Vereadores de Ituiutaba Deputados Estaduais: (destaques): 1.Romel Anisio Jorge – PP 2.Elismar Prado – PT 3.Zé Maia – PSDB Deputados Federais:(destaques): 1.Aelton Freitas –PR 2.Joao Bittar – DEM 3.Weliton Prado – PT Senadores: (destaques): Aécio Neves

22 Posição e localização de Ituiutaba Ituiutaba é uma das principais cidades do Triangulo Mineiro, junto com Uberlândia, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Araxá, Patrocínio e Frutal.UberlândiaUberabaAraguariPatos de Minas AraxáPatrocínioFrutal Ituiutaba é uma das principais cidades do Triangulo Mineiro, junto com Uberlândia, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Araxá, Patrocínio e Frutal.UberlândiaUberabaAraguariPatos de Minas AraxáPatrocínioFrutal

23 Área Territorial de Ituiutaba Área territorial: 2.598,68 k2 = ,00 m2 = ,00 ha = ,75 alqueires Se o território fosse um quadrado teria as seguintes distancias internas: Município: 50,97 x 50,97 km Cidade (área urbana): 6,5 x 6,5 km = 42,25k2 Área territorial: 2.598,68 k2 = ,00 m2 = ,00 ha = ,75 alqueires Se o território fosse um quadrado teria as seguintes distancias internas: Município: 50,97 x 50,97 km Cidade (área urbana): 6,5 x 6,5 km = 42,25k2

24 Dinâmica territorial do Município de Ituiutaba Ano Municípios desmembrados DistanciaÁrea territorialHabitantesPIB (2008) PIB PER CAPITA (2008) IDH *² (2010) 1948Santa Vitoria 82 km3.021,74 km² , ,220,710 (alto) 1953Capinopolis 42 km621,15 km²km² , ,480,723 (alto) 1952Guarinhatã 75 km1 844,34 km²km² , ,930,680 (médio) 1952Ipiaçu 73 km443 Km , ,180,696 (médio) 1953 Cachoeira Dourada 64 km202,73 km²km² , ,140,726 (alto) Total 6.132,98 km ,269,940

25 Ituiutaba Polo de Desenvolvimento Como usar este fator a favor de Ituiutaba?

26 População

27 Evolução da população de Ituiutaba: ANOPOPULAÇAOTaxa de crescimentoTaxa media anual ,16%0,63% ,10%0,52% ,08%0,58% ,79%1,59% ,99%1,66% 2020 (ESTIMATIVA) ,72%1,81% Em que investir para suportar o aumento da população de Ituiutaba?

28 Evolução da população urbana e rural de Ituiutaba nos anos de 1950 a 2007 AnoRuralUrbanaTotalTaxa de urbanização ,00% ,00% ,50% ,75% ,47% ,12% ,04% A urbanização da população é um processo natural?

29 LONGEVIDADEEDUCAÇAORENDA (PIB PC)GERAL ,7870,8400,5080,6440,6950,7450,6530,739 Crescimento6,73% 26,77% 7,19%13,16% Ituiutaba ocupa a 795ª posição, em 2010, em relação aos municípios do Brasil, sendo que 794 (14,27%) municípios estão em situação melhor e (85,73%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 853 outros municípios de Minas Gerais, Ituiutaba ocupa a 62ª posição, sendo que 61 (7,15%) municípios estão em situação melhor e 792 (92,85%) municípios estão em situação pior ou igual. Composiçao IDH de Ituiutaba Quais os problemas com a educação em Ituiutaba, apesar do crescimento de 2000 para 2010 ?

30 Posição do IDHM Ituiutaba

31 Longevidade e Mortalidade - Ituiutaba - MG Longevidade, Mortalidade - Ituiutaba - MG Esperança de vida ao nascer (em anos) 70,372,275,4 Mortalidade até 1 ano de idade (por mil nascidos vivos) 23,522,414,2 Mortalidade até 5 anos de idade (por mil nascidos vivos) 31,124,516,4

32 Aspectos Econômicos do Município de Ituiutaba

33 Mudanças de Ramos de Atividades Econômicas Representativas DécadaRamosRepresentatividade Econômica 1950/1970Produção de Arroz“Capital do arroz” hojePecuária, cana de açúcar, soja, sorgo.....9,18% HojeProcessamento de leite, carne e açúcar ,6% hoje Comercio > Supermercados, Material de construção, eletrodomésticos, vestuário..... Serviços > Construção Civil, Profissionais liberais, Oficinas Mecânicas, 69,47% (Comercio e Serviços) Falta equilíbrio?

34 Maiores cidades do Triangulo Mineiro em 2013 RankingMunicípioPopulaçãoÁrea territorialPessoas por km2IDH Uberlândia ,82 km21570,789 2Uberaba ,13 km2690,772 3Patos de Minas ,77 km2450,765 4Araguari ,63 km2420,773 5Ituiutaba ,68 km2390,739 6Araxá ,16 km2830,772 7Patrocínio ,55 km2300,729 O Triangulo Mineiro tem 66 cidades

35 RANKING PIB TRIANGULO MINEIRO 2010 Posição MGMunicípioDistanciaPIB2009/2010IDH 4Uberlândia136 kmR$ ,64%0,789 7Uberaba257 kmR$ ,32%0,772 18Araxá315 kmR$ ,02%0,772 20Araguari160 kmR$ ,01%0,773 24Ituiutaba0R$ ,53% 0,739 25Patos de Minas368 kmR$ ,30%0,765 35Patrocínio290 kmR$ ,729

36 PIB (Valor Adicionado de Ituiutaba (Riqueza gerada) O valor adicionado é a riqueza que as empresas agregam durante seu processo operacional ANOAgropecuáriaIndústriaComer/Serv.Total Evolução ,70% ,35% ,21% ,58% ,54% SOMAS %9,18%21,36%69,47%100,00% Comparando com o município de Capinopolis MG ANOAgropecuariaIndustriaCom/ServTOTAL %38,92%18,65%42,05%100,00% Os níveis de consumo em todo o mundo estão altos, e a humanidade já consome 30% a mais do que a Terra é capaz de renovar. O alerta foi dado pela coordenadora de Projetos de Capacitação Comunitária do Instituto Akatu, Raquel Diniz

37 PIB per capita de Ituiutaba Ano *¹PIB Corrente (R$ bi) HabitantesPIB per capitaNacional , , , , , , , , , , , , O PIB per capita dobrou de 2006 para 2013!

38 Repasses de recursos do estado para Ituiutaba ANOICMSIPIIPVATOTALCrescimento , , , , , , , ,03-11,01% , , , ,8414,95% , , , ,2527,66% , , , ,4913,14% , , , ,6810,33% Qual o destino do IPVA de Ituiutaba? O que podemos fazer para aumentar os repasses do estado? Qual o destino do IPVA de Ituiutaba? O que podemos fazer para aumentar os repasses do estado?

39 Agentes Econômicos de Ituiutaba

40 Principais Agentes Econômicos de Ituiutaba (Arrecadação de ICMS e Emprego)

41 Dez maiores empresas em relação à geração de ICMS (Em ordem alfabética) EmpresaSetor de AtuaçãoInstalaçãoCapital Arthur Lungdren - Tecidos S/A Casas PernambucanasComércio varejista (Vestuário, eletrodomésticos e letrônicos) 1949Nacional Bertin S/A (JBS)Indústria alimentícia e outros (Bovinos, couros, produtos Higiene) 1993Nacional *Casas Bahia Comercial LtdaComércio varejista (Móveis, eletrodomésticos e Eletrônicos) 2005Nacional **Dairy Partners Américas Manufacturing Brasil LtdaIndústria alimentícia (leite em pó) 2003Internacional Indústria Brunelli Ltda IndústriaAlimentícia(café) 1978Nacional ***Ituiutaba Bioenergia LtdaIndústria Alimentícia e de Combustível (açúcar e álcool) 2006 Nacional (20%) e Internacional (80%) Magazine Luiza S/A Comércio varejista (Móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, 1986Nacional Nestlé Brasil LtdaIndústria alimentícia (leite em pó 1974Internacional Syngenta Seeds LtdaComércio e distribuição de insumos para o setor agrícola (herbicidas, defensivos, fungicidas, entre outros) - Internacional Uberlândia Refrescos LtdaComércio atacadista (Refrigerantes, Sucos, Energético, Cervejas, Chá e Água) 1976 *Essa empresa apesar de ter sido lista como uma das 10 maiores em geração de ICMS, foi fechada recentemente. ** Essa empresa é resultado exclusivamente da fusão entre a empresa Nestlé e a Fronterra, sendo duas potências na cadeia láctea, principalmente no que se refere à exportação de produtos para o mercado mundial (DPAMERICAS, 2009). 1***Essa agroindústria é uma unidade vinculada a Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), criada a partir de da sociedade entre a Santelisa Vale e os fundos de investimentos Global Foods, Carlyle/Riverstone, Goldman Sachs e Discovery Capital (CNAA, 2009). *Essa empresa apesar de ter sido lista como uma das 10 maiores em geração de ICMS, foi fechada recentemente. ** Essa empresa é resultado exclusivamente da fusão entre a empresa Nestlé e a Fronterra, sendo duas potências na cadeia láctea, principalmente no que se refere à exportação de produtos para o mercado mundial (DPAMERICAS, 2009). 1***Essa agroindústria é uma unidade vinculada a Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), criada a partir de da sociedade entre a Santelisa Vale e os fundos de investimentos Global Foods, Carlyle/Riverstone, Goldman Sachs e Discovery Capital (CNAA, 2009).

42 Aspectos Educacionais de Ituiutaba

43 Educação em Ituiutaba (industrias sem chaminés) O SETOR EDUCACIONAL TEM: ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: 1.Escolas de ensino fundamental (1º a 9º ano),ensino fundamental 2.Ensino médio (10º a 12º ano)Ensino médio FACULDADES: 1. Faculdade do Triângulo Mineiro (FTM) 5 cursos entre graduçao e pós graduçao (lato-sensu)Faculdade do Triângulo Mineiro 2. UNOPAR (ensino Semi-Presencial-Conectado) 13 cursos entre graduaçao, alunos e atende 11 cidades.UNOPAR 3.Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, que funciona na cidade como instituição privada com o nome FEIT (Fundação Educacional de Ituiutaba) 12 cursos de graduçaoUniversidade do Estado de Minas Gerais 4.Campus Universitário da Universidade Federal de Uberlândia, com 11 cursos de graduação e pos graduçao (latu-sensu)Universidade Federal de Uberlândia (Total Geral 75 cursos) – 158 docentes, 59 tecnico-administrativos e alunos. ESCOLAS TECNICAS: 1.IFTM (ex-CEFET), Com ensino técnico profissionalizante e com o ensino superior com vários cursos, entre eles:Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ensino presencial) e Licenciatura em Computação (ensino à distância), que fará a geração de empregos (2014: Terá 60 docentes e 50 administrativos – Expansao com consruçao de mais tres blocos, nova biblioteca e novo auditorio de 400 lugares.IFTMensino técnico profissionalizante 2.Escola Estaual “Profa. Maria de Barros” 3.SENAI – SESI - SENAC - Todos com convenio com o PRONATEC, oferecendo dezenas de cursos. 4.O PRONATEC em pareceria com o SENAC oferece os seguintes: Auxiliar Financeiro; Auxiliar de Pessoal; Depiladora; Manicure e Pedicure; Monitor de Recreação; Operador de Caixa; Operador de Computador; Promotor de Vendas; Recepcionista em Meios de Hospedagem. 5.UAITEC – Univesidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. Atraves do PRONATEC(Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece cursos de Agente de Inspeçao de Qualidade, Serralheiro de Materiais Ferrosos, Torneiro Mecanico, Montador de Paineis Eletricos e Soldador, além do curso Jovens Empreendedores. O SETOR EDUCACIONAL TEM: ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: 1.Escolas de ensino fundamental (1º a 9º ano),ensino fundamental 2.Ensino médio (10º a 12º ano)Ensino médio FACULDADES: 1. Faculdade do Triângulo Mineiro (FTM) 5 cursos entre graduçao e pós graduçao (lato-sensu)Faculdade do Triângulo Mineiro 2. UNOPAR (ensino Semi-Presencial-Conectado) 13 cursos entre graduaçao, alunos e atende 11 cidades.UNOPAR 3.Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, que funciona na cidade como instituição privada com o nome FEIT (Fundação Educacional de Ituiutaba) 12 cursos de graduçaoUniversidade do Estado de Minas Gerais 4.Campus Universitário da Universidade Federal de Uberlândia, com 11 cursos de graduação e pos graduçao (latu-sensu)Universidade Federal de Uberlândia (Total Geral 75 cursos) – 158 docentes, 59 tecnico-administrativos e alunos. ESCOLAS TECNICAS: 1.IFTM (ex-CEFET), Com ensino técnico profissionalizante e com o ensino superior com vários cursos, entre eles:Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ensino presencial) e Licenciatura em Computação (ensino à distância), que fará a geração de empregos (2014: Terá 60 docentes e 50 administrativos – Expansao com consruçao de mais tres blocos, nova biblioteca e novo auditorio de 400 lugares.IFTMensino técnico profissionalizante 2.Escola Estaual “Profa. Maria de Barros” 3.SENAI – SESI - SENAC - Todos com convenio com o PRONATEC, oferecendo dezenas de cursos. 4.O PRONATEC em pareceria com o SENAC oferece os seguintes: Auxiliar Financeiro; Auxiliar de Pessoal; Depiladora; Manicure e Pedicure; Monitor de Recreação; Operador de Caixa; Operador de Computador; Promotor de Vendas; Recepcionista em Meios de Hospedagem. 5.UAITEC – Univesidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. Atraves do PRONATEC(Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece cursos de Agente de Inspeçao de Qualidade, Serralheiro de Materiais Ferrosos, Torneiro Mecanico, Montador de Paineis Eletricos e Soldador, além do curso Jovens Empreendedores.

44 Grau de instrução dos trabalhadores no comercio varejista de Ituiutaba Analfabeto50,1 Até o 5ª ano Incompleto do Ensino Fundamental 601,3 5ª ano Completo do Ensino Fundamental761,6 Do 6ª ao 9ª ano Incompleto do Ensino Fundamental 59612,7 Ensino Fundamental Completo68814,7 Ensino Médio Incompleto94420,1 Ensino Médio Completo ,6 Educação Superior Incompleta1803,8 Educação Superior Completa1813,9 Mestrado Completo20,0 Doutorado Completo20,0 Total ,0 GrauQuant. % Ensino Fundamenta Incompleto % Ensino Fundamental Completo % Ensino Médio Incompleto % Ensino Médio Completo % Curso Superior incompleto203 4% Curso Superior Completo213 4% Mestrado1 0% Doutorado1 0% Total % As empresas varejistas estão cada vez mais exigentes quanto ao nível de escolaridade de seus funcionários por motivo de informatização e qualidade do atendimento

45 Mercado de Trabalho em Ituiutaba

46 Composição do Mercado de Trabalho 2010/ AnoAgropecuariaConstruções civisIndústriasComercioServiços Administração Publica TOTAL Postos de Trabalho %5,7% 24,15%26,07%26,7%11,6%100,00% Estabelecimentos %13,58%4,5%6,69%41,26%33,94%0,15%100,00% 2012 AnoAgropecuaria Construções civis IndústriasComercioServiços Administração Publica TOTAL Postos de Trabalho %5,5%5,82%24,21%27,55%27,11%9,78%100,00% Estabelecimentos %12,8%1,54%7,35%42,09%36,19%0,15%100,00%

47 Media salarial dos trabalhadores 1Araxá2,9 2Uberlândia2,8 3Santa Vitoria2,7 3Uberaba2,7 4Iturama2,6 5Ituiutaba2,5 6Patos de Minas2,2 7Patrocínio2,0 8Prata2,1 8Araguari2,1

48 Saúde

49 Água e esgoto Prestadora:SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba 1. Fundada em 27/12/1967 quando atendia apenas 25% da população; 2.Hoje oferece os serviços para 100% da população; 3.Coleta esgoto em 99,28% 4.Tratamento de esgoto em media de 70%, através da ERPAI- Estaçao de Recuperação e Preservação Ambiental de Ituiutaba; 5.Coleta Seletiva a partir de 2004 em 100% da cidade 6.Possui Certificado ISO 9001, que é um padrão internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gerenciamento de Qualidade. Prestadora:SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba 1. Fundada em 27/12/1967 quando atendia apenas 25% da população; 2.Hoje oferece os serviços para 100% da população; 3.Coleta esgoto em 99,28% 4.Tratamento de esgoto em media de 70%, através da ERPAI- Estaçao de Recuperação e Preservação Ambiental de Ituiutaba; 5.Coleta Seletiva a partir de 2004 em 100% da cidade 6.Possui Certificado ISO 9001, que é um padrão internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gerenciamento de Qualidade.

50 Indicadores de Habitação - Ituiutaba - MG % da população em domicílios com água encanada88,3595,3298,82 % da população em domicílios com energia elétrica96,2299,2499,87 % da população em domicílios com coleta de lixo. *Somente para população urbana. 64,7792,7299,40

51 Educação Comparação Ituiutaba/Araguari/Uberlândia - ano 2012 Cidade Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino pré-escolar Total Relação matr/popItuiutaba ,39% Araguari ,38% Uberlândia ,08%

52 Saúde em Ituiutaba Ituiutaba atende a demanda local e desempenha importante papel regional de procedimentos de baixa e média complexidade. É uma microrregião de saúde pelo fato de atender os seguintes municípios mineiros: Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina,Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória. Há apenas duas especialidades médicas de alta complexidade: A unidade de tratamento intensivo (UTI) e a de hemodiálise. A cidade de Uberlândia, é que faz os atendimentos ambulatoriais, hospitalares e clínicos de alta complexidade Ituiutaba atende a demanda local e desempenha importante papel regional de procedimentos de baixa e média complexidade. É uma microrregião de saúde pelo fato de atender os seguintes municípios mineiros: Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina,Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória. Há apenas duas especialidades médicas de alta complexidade: A unidade de tratamento intensivo (UTI) e a de hemodiálise. A cidade de Uberlândia, é que faz os atendimentos ambulatoriais, hospitalares e clínicos de alta complexidade Hospital em Ituiutaba 2009 HospitaisLeitosCirurgiasModalidadeInternaçõesModalidades Convenio com o SUS Mater Dey Particular Particular SUS não N.S. Abadia331130Particular1.557Particularnão São Jose SUS SUS Particular Convênios Sim Fecharam: Hospital Santa Cecília – Hospital Santa Lucia – Hospital São Judas – Hospital São Lucas – Hospital Samaritano - Fecharam: Hospital Santa Cecília – Hospital Santa Lucia – Hospital São Judas – Hospital São Lucas – Hospital Samaritano -

53 Habitação

54 Moradia em Ituiutaba novas casas de programas habitacionais 1.Ituiutaba recebeu novas casas de programas habitacionais e ntre as entregues e as que estão programadas para construção; 2.Existem centenas de lotes à venda em vários bairros novos criados na cidade e mais loteamentos em andamento; 3.Encontram-se dezenas de casas de padrão médio em oferta para alugar e vender; 4.Existem centenas de construções de novas moradias de nível médio. novas casas de programas habitacionais 1.Ituiutaba recebeu novas casas de programas habitacionais e ntre as entregues e as que estão programadas para construção; 2.Existem centenas de lotes à venda em vários bairros novos criados na cidade e mais loteamentos em andamento; 3.Encontram-se dezenas de casas de padrão médio em oferta para alugar e vender; 4.Existem centenas de construções de novas moradias de nível médio. Já houve épocas em que não se encontravam casas para alugar em Ituiutaba, e quando encontrava era caro!

55 Carnaval em Ituiutaba

56 Para alguns: Oportunidades de negócios Supermercados, proprietários de imóveis, postos de combustíveis, hotéis, motéis, etc. Para outros: Aborrecimentos Transito insuportável Vandalismos Imoralidades Promiscuidades No balanço geral: Os recursos aplicados pela prefeitura pode ser superior aos rendimentos nos negócios; se contar com os aborrecimentos, dá prejuízo. Para alguns: Oportunidades de negócios Supermercados, proprietários de imóveis, postos de combustíveis, hotéis, motéis, etc. Para outros: Aborrecimentos Transito insuportável Vandalismos Imoralidades Promiscuidades No balanço geral: Os recursos aplicados pela prefeitura pode ser superior aos rendimentos nos negócios; se contar com os aborrecimentos, dá prejuízo. Enquete: Você é favorável ao carnaval? Enquete: Você é favorável ao carnaval? Enquete: Você é favorável ao carnaval? Enquete: Você é favorável ao carnaval? Sim! - 28% ( ) Não! - 72% ( ) Pontal em Foco

57 Agropecuaria em Ituiutaba

58 Produção agrícola no período de 1950 a (há) Produto % de ocupação 2012 Abacaxi Algodão Arroz Banana Borracha Café Cana de açúcar ,73% Feijão Laranja Limão2 Mandioca Milho ,96% Palmito 8885 Soja ,27% Sorgo ,23% Total em ha ,52% Total em alqueires A agricultura ocupa apenas 13,52% da área territorial de Ituiutaba. Seria a soja a cultura ideal para o solo da nossa região? A agricultura ocupa apenas 13,52% da área territorial de Ituiutaba. Seria a soja a cultura ideal para o solo da nossa região?

59 Bovinos no município de Ituiutaba AnoCorteVacas leiteirasTotal

60 Comparação Ituiutaba/Araguari - Ano 2012 ITUIUTABAARAGUARI LavouraÁrea plantada haRendimento q/há. Área plantadaRendimento /ha Cana Milho * Soja * Sorgo Café-* ESPECIEITUIUTABAARAGUARI Bovinos Suínos Leite Vacas leite Área territorial 2.598,68 k ,63 k2 Habitantes Cidade PIB 2011AgropecuariaIndustriaCom/serv.Total Ituiutaba ,62% ,26% ,11% % Araguari ,32% ,63% ,86% %

61 Lavoura Temporária - Rendimento Médio OrdemSojaCana de AçúcarMilho 1Município Rendimento médio Quil./há. Município Rendimento Médio Quil./há. Município Rendimento Médio Quil./há. 2Uberaba3.300Uberaba95.000Uberlândia Ituiutaba3.200Itapagipe95.000Uberaba Uberlândia3.180Prata80.000Ituiutaba Capinopolis3.120C. Verde80.000Itapagipe Iturama3.000Uberlândia80.000Capinopolis Gurinhata3.000Ituiutaba77.500Prata Prata2.880Iturama76.000Iturama Itapagipe2.700Santa Vitoria76.000C. Verde Campina Verde2.700Capinopolis70.000S. Vitoria Santa Vitoria2.207Gurinhata60.000Gurinhata4.200

62 Frota de Ituiutaba AnoVeículosMotosTotalPor habitante , ,53 08/ ,53 Estimativa ,74 O aumento da arrecadação do IPVA depende do numero da frota de Ituiutaba. E o transito? O aumento da arrecadação do IPVA depende do numero da frota de Ituiutaba. E o transito? AraguariVeículosMotosTotalPor habitante ,56

63 Frota de Ituiutaba

64 E agora? Cada um de nós deveremos nos tornar formador de opinião sobre nossa cidade. Vamos acreditar no seu futuro? Qual é a sua opinião? O que poderemos fazer para estimular o desenvolvimento de Ituiutaba? Cada um de nós deveremos nos tornar formador de opinião sobre nossa cidade. Vamos acreditar no seu futuro? Qual é a sua opinião? O que poderemos fazer para estimular o desenvolvimento de Ituiutaba?

65 Você ainda tem dúvida? Para quem ainda não acredita, vamos apresentar 36 motivos para aumentar a sua fé!

66 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 1.SESC – Investimento na área de lazer, educação e saúde 1.Centro Turístico Camilo Chaves Neto – próximo aos bairros Novo Tempo I e 2. - construção da barragem para formação do lago - extensão aproximada de 300 metros 1.FACIP/UFU Cursos: Administração, ciências biológicas, ciências contábeis, Engenharia da Produção, Física, Geografia, Historia, Matemática, Pedagogia, Química e Serviços Sociais. Em breve o Curso de Medicina, em parceria com o Hospital São Jose 1.SESC – Investimento na área de lazer, educação e saúde 1.Centro Turístico Camilo Chaves Neto – próximo aos bairros Novo Tempo I e 2. - construção da barragem para formação do lago - extensão aproximada de 300 metros 1.FACIP/UFU Cursos: Administração, ciências biológicas, ciências contábeis, Engenharia da Produção, Física, Geografia, Historia, Matemática, Pedagogia, Química e Serviços Sociais. Em breve o Curso de Medicina, em parceria com o Hospital São Jose

67 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 4. Delegacia da Policia Federal – e Promotoria Federal - Rua Construção de nova sede da Agencia da Receita Federal em Ituiutaba 6. IFTM – Cursos Técnicos; Agroindústria, Eletrotécnica, Informática, Química, Comercio. 4. Delegacia da Policia Federal – e Promotoria Federal - Rua Construção de nova sede da Agencia da Receita Federal em Ituiutaba 6. IFTM – Cursos Técnicos; Agroindústria, Eletrotécnica, Informática, Química, Comercio.

68 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 7. Aeroporto Tito Teixeira – Aguardando homologação 8. Asfaltamento BR 154 – Processo licitatório concluído. Empresa Vencedora: Integral Engenharia Ltda.- Inicio das obras em Abril/ Ampliação do Hospital São Jose (HSJ) – Entre os objetivos principais está a construção de um centro cirúrgico, para cirurgia neurológica e cardíaca, ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, UTI adulto, de 10 para 20 leitos, a construção de uma UTI Neonatal e a construção de uma sala de Quimioterapia 7. Aeroporto Tito Teixeira – Aguardando homologação 8. Asfaltamento BR 154 – Processo licitatório concluído. Empresa Vencedora: Integral Engenharia Ltda.- Inicio das obras em Abril/ Ampliação do Hospital São Jose (HSJ) – Entre os objetivos principais está a construção de um centro cirúrgico, para cirurgia neurológica e cardíaca, ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, UTI adulto, de 10 para 20 leitos, a construção de uma UTI Neonatal e a construção de uma sala de Quimioterapia

69 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 10. Shopping Ituiutaba – Ao lado da UFU em fase de estudos; 11. Mart-Minas – Atacado e Varejo – Em construção; 12. Pátio Cidade – Com fast foods, cinemas e lojas de marcas que ali se instalarão, é um pequeno shopping. 10. Shopping Ituiutaba – Ao lado da UFU em fase de estudos; 11. Mart-Minas – Atacado e Varejo – Em construção; 12. Pátio Cidade – Com fast foods, cinemas e lojas de marcas que ali se instalarão, é um pequeno shopping.

70 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 13. Residencial Nadime Derze I, com 331 casas, 14. Residencial Nadime Derze II - construção de mais 500 casas com Creche, Unidade Básica de Saúde e Praça; 13. Residencial Nadime Derze I, com 331 casas, 14. Residencial Nadime Derze II - construção de mais 500 casas com Creche, Unidade Básica de Saúde e Praça;

71 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 15. Jardim Europa- Construção de 568 casas. 16.Residencial Carlos Dias Leite – Construção de 232 casas 17. Residencial Tupã, - Construção de Jardim Europa- Construção de 568 casas. 16.Residencial Carlos Dias Leite – Construção de 232 casas 17. Residencial Tupã, - Construção de 84

72 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 18. Bairro Canaã I- Construção de 489 casas 19. Bairro Canaã II – Construção de 524 casas; 20. Residencial Buritis – Construção de 328 casas; 18. Bairro Canaã I- Construção de 489 casas 19. Bairro Canaã II – Construção de 524 casas; 20. Residencial Buritis – Construção de 328 casas;

73 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 21. Portal do Ipês – Construção de 366 casas; 22. Jardim Guanabara – Construção de 495 casas; 23. Residencial Camilo Chaves, onde serão construídas 606 casas; 21. Portal do Ipês – Construção de 366 casas; 22. Jardim Guanabara – Construção de 495 casas; 23. Residencial Camilo Chaves, onde serão construídas 606 casas;

74 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 24. Nova Ituiutaba I e III – Em construção 997 casas; 25. Residencial Dr. Marcondes Bernardes Ferreira – Construção de 230 casas; 26. Residencial Gilca Vilela –construção de 380 casas 24. Nova Ituiutaba I e III – Em construção 997 casas; 25. Residencial Dr. Marcondes Bernardes Ferreira – Construção de 230 casas; 26. Residencial Gilca Vilela –construção de 380 casas

75 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 27. Jardim Primavera I e II– em estudo para construçao de casas; 28. Residencial Setor Leste – Em estudo para construção de casas; 29. Loteamento Residencial Drumond – Em construção; 27. Jardim Primavera I e II– em estudo para construçao de casas; 28. Residencial Setor Leste – Em estudo para construção de casas; 29. Loteamento Residencial Drumond – Em construção;

76 36 sinais de desenvolvimento de Ituiutaba 30. Loteamento Bairro Gerson BADUY – Em construção; 31. Bretas – Supermercados 32. Dezenas de demolições de prédios antigos para construção de prédios novos e modernos; 33. Ocupação em construções em dezenas de lotes na parte central 34. Aumento do numero de empregos e fila no SINE; 35. Residencial Cidade Jardim – lotes 36. Residencial Vilma Therezinha Franco, terá unidades 37. 2ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho – Inaugurada em dezembro/ Loteamento Bairro Gerson BADUY – Em construção; 31. Bretas – Supermercados 32. Dezenas de demolições de prédios antigos para construção de prédios novos e modernos; 33. Ocupação em construções em dezenas de lotes na parte central 34. Aumento do numero de empregos e fila no SINE; 35. Residencial Cidade Jardim – lotes 36. Residencial Vilma Therezinha Franco, terá unidades 37. 2ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho – Inaugurada em dezembro/2013

77 Paira em nós..... a.Um sentimento de grandes expectativas para Ituiutaba. b.A certeza de que Ituiutaba cresceu e se desenvolveu nos últimos anos, graças a perseverança de seu povo laborioso! c.A esperança de que em breve teremos tudo que sempre queríamos para nossa cidade, progresso, segurança e confiança de que aqui viveremos mais felizes. Se você também pensa assim, como nós, PARABENS! a.Um sentimento de grandes expectativas para Ituiutaba. b.A certeza de que Ituiutaba cresceu e se desenvolveu nos últimos anos, graças a perseverança de seu povo laborioso! c.A esperança de que em breve teremos tudo que sempre queríamos para nossa cidade, progresso, segurança e confiança de que aqui viveremos mais felizes. Se você também pensa assim, como nós, PARABENS!

78 Conclusão: 1.Quem somos? 2.O que temos naturalmente? 3.O que conseguimos conquistar? 4.O que queremos para Ituiutaba? 5.O que fazer para realizar nossos sonhos? 6.Quais as nossas perspectivas? 7.Quais políticas publicas e privadas vamos eleger como prioridade? 8.Quem nos representa politicamente? 1.Quem somos? 2.O que temos naturalmente? 3.O que conseguimos conquistar? 4.O que queremos para Ituiutaba? 5.O que fazer para realizar nossos sonhos? 6.Quais as nossas perspectivas? 7.Quais políticas publicas e privadas vamos eleger como prioridade? 8.Quem nos representa politicamente?

79 Elaboração; VISAO CONTABILIDADE E ASSESSORIA LTDA. Quaisquer incoerências ou complementos favor enviar para ou pelo telefone e VISAO CONTABILIDADE E ASSESSORIA LTDA. Quaisquer incoerências ou complementos favor enviar para ou pelo telefone e


Carregar ppt "Meditação: “ Um olhar mais atento para o que já existe e você descobre algo que pode mudar e ficar ainda melhor”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google