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PublicouAmanda Candido Alterado mais de 10 anos atrás
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Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009
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O ensino médio inovador: 4 eixos interdisciplinares - TTCC Reflexos no Ensino Superior.
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Deve-se garantir a eficiência institucional e a aquisição de valores fundamentais para o exercício da cidadania.
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A gestão por competência: alunos, professores e funcionários. O valor do capital humano no plano estratégico da instituição.
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Objetivo maior: corpo docente de excelência, com informações atualizadas. A forte concorrência leva a investimentos em alta tecnologia.
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O engajamento dos docentes e a fidelização dos alunos (reuniões com equipes interdisciplinares).
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A presença da língua portuguesa no processo de valorização da Universidade (estímulo à leitura).
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A linguagem não é mero instrumental do homem; é ela que constitui o homem. Barthes
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Ensino de graduação, pesquisa e extensão indissociáveis e, portanto, obrigatórios. União de esforços, via consenso, para a realização dessas tarefas, que visam à excelência acadêmica.
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A Universidade não pode se render ao natural envelhecimento do saber. Deve estar sempre atualizada.
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Explorar a capacidade de abstração (aprender a pensar).
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Formar pessoas para a vida.
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O Brasil investe em educação 4,2% do PIB. O ideal seria 6% (a esperança do pré-sal).
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No Brasil formam-se 20 mil engenheiros por ano; na China são 300 mil e na Índia, 200 mil. Vamos precisar de 80.000 engenheiros nos próximos três anos.
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7 milhões de universitários – a meta é chegar ao dobro. Foco na classe média.
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120 anos depois da Abolição da Escravatura, não conseguimos colocar 10% da população negra na Universidade.
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72% dos que se formam no Ensino Superior obtêm emprego.
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Cursos de Pedagogia são de baixa qualidade. Perdem um tempo enorme discutindo ideias. O professor não sabe o que ensinar.
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O professor poderia ser pago por meio de resultados (SP, MG, PE).
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Pesquisa do Ibase: os jovens sul- americanos estão mais escolarizados do que as gerações mais velhas; são menos religiosos que os adultos e estão mais conectados à internet.
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O Brasil tem hoje (2009) cerca de 45 milhões de internautas, considerando os que acessam de casa ou do escritório. (IBOPE)
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A computação é a área que mais empregou no País entre 2005 e 2009.
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Temos um déficit hoje de 20.000 profissionais de software, número que crescerá para 200.000 em 2012.
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Computadores, internetês e twitter. Os riscos.
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O potencial da EAD.
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Há, hoje, 2.281 IES brasileiras. Houve um crescimento de 93% no período 2000/2007. (Censo Escolar de 2008)
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No Brasil, a oferta de cursos de graduação é de 23.488. Esse número poderá crescer para 38.020 cursos, em 2010.
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Há, hoje, cerca de 1.481.955 ingressantes. O número poderá chegar a 1,9 milhões em 2010.
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Número de concluintes no ES (dados de 2007): 756.799 egressos, o que significa o crescimento de 115%, no período 2000/2007.
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A evolução dos processos seletivos demonstra que a relação candidatos/vagas reduziu-se em 45%, a partir de 2000. A média de 3,3 foi-se reduzindo, para ser em 2007 de 1,8 c/v.
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