A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Eras geológicas A datação das rochas associada à presença de fósseis permitiu a execução de um calendário, que divide a história da Terra, em função.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Eras geológicas A datação das rochas associada à presença de fósseis permitiu a execução de um calendário, que divide a história da Terra, em função."— Transcrição da apresentação:

1

2 As Eras geológicas A datação das rochas associada à presença de fósseis permitiu a execução de um calendário, que divide a história da Terra, em função de acontecimentos, como, por exemplo, o aparecimento e a extinção de espécies. Assim, o tempo geológico encontra-se dividido em Eras, as Eras em Períodos e estes em Épocas.

3 Pré-Câmbrico (de 4600 a 540 M.a.) Deste tempo geológico, a que pertencem as rochas mais antigas da crusta terrestre, existem muito poucos fósseis; alguns exemplos são os estromatólitos e os fósseis de Ediacara.

4 Fóssil de estromatólitos. Os estromatólitos formam-se por acumulação de sedimentos juntamente com cianobactérias e talvez tenham sido os organismos mais abundantes do Pré-Câmbrico Fóssil de uma medusa com 600 a 700 M.a. Encontrada em Ediacara, Austrália

5 Reconstituição da Fauna de Ediacara, Austrália, constituída por celenterados, vermes, equinodermes e moluscos.

6 Neste período, existem muito poucos fósseis. Há cerca de 3800 M.a., surgiram os primeiros organismos unicelulares. Há cerca de 700 M.a., os mares foram povoados por animais de corpo mole e sem concha

7 Era Paleozóica (de 540 a 250 M.a.) É considerada a Era das trilobites. Animais com concha e peixes evoluíram no mar, enquanto que os anfíbios e répteis começaram a ocupar os continentes onde os fetos arbóreos e as coníferas abundavam. As trilobites existiram apenas durante o Paleozóico. Eram inúmeras e o seu tamanho podia variar dos poucos milímetros aos 70cm.

8 No final desta Era, deu-se a maior extinção conhecida da história do planeta. Extinguiram-se cerca de 60% do total das espécies existentes, incluindo as trilobites, que desapareceram para sempre,

9 Reconstituição de ambientes marinhos do Paleozóico

10 Ambiente marinho do Paleozóico - Ordovícico

11 Ambiente marinho do Paleozóico

12 Ambiente terrestre do Paleozóico

13

14 Primeiros animais - Paleozóico

15 É a era dos trilobites (organismos marinhos do grupo dos Artrópodes). Animais com concha e peixes evoluíram no mar. Os anfíbios e os répteis começaram a ocupar os continentes. Em terra, abundam os fetos arbóreos e as coníferas. No final desta era, extinguiram-se 60% das espécies existentes.

16

17 Era Mesozóica (de 250 a 65 M.a.) Esta foi a Era das amonites e dos dinossauros. Existiam répteis de todos os tamanhos que povoavam os vários ambientes (aquático, aéreo e terrestre). Nesta Era, já existiam pequenos mamíferos de hábitos nocturnos. A flora caracterizava-se pela abundância das gimnospérmicas, as plantas com flor surgiram no final desta Era.

18 As amonites eram muito abundantes, tinham uma larga distribuição geográfica e viveram num curto espaço de tempo, sendo excelentes fósseis de idade.

19 Reconstituição de um ambiente marinhos do Mesozóico

20 Reconstituição de um ambiente continental do Mesozóico

21

22 Brontossauros

23 Extinção de muitas espécies, entre elas os dinossauros, marca o fim do Mesozóico

24

25 Foi a Era das amonites e dos dinossauros. Já existiam pequenos mamíferos de hábitos nocturnos. Abundavam as gimnospérmicas. As plantas com flor surgiram no final desta Era.

26

27 Era Cenozóica (65 M.a. até à actualidade) Esta foi a Era dos mamíferos e das aves. A flora dominante era constituída por plantas com flor – as angiospérmicas.

28 Reconstituição de um ambiente continental do Cenozóico

29

30 Manutes

31

32 Nos últimos 2 M.a. desta Era, no Quaternário, também denominada Antropozóica, surge finalmente o Homem (do grego Anthrhõpos = Homem.

33

34 Foi a Era dos mamíferos e das aves. A flora era constituída por plantas com flor (as angiospérmicas). No período quaternário, surge o Homem. O Homem provocou o desaparecimento de inúmeras espécies, principalmente nos últimos 2000 anos.

35 A maioria da fauna e da flora desta Era ainda existe. As espécies que se extinguiram tiveram como principal causa a acção do Homem: a caça desenfreada, a destruição e a alteração do ambiente pelas mais diversas formas, destacando-se a poluição, foram responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeras espécies, principalmente, nos últimos 200 anos.

36 Milhões de anos

37 A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos. Os geólogos consideram este tempo até à actualidade, dividido em dois intervalos – o primeiro é designado por Criptozóico e o segundo Fanerozóico. Estes intervalos estão divididos noutros mais pequenos designados por Éons.

38 Éons Proterozóico (2500M.a – 570M.a.): primeiras células eucariontes e primeiros seres multicelulares. Éons Arcaico (4600M.a – 2500M.a.): origem da vida e das primeiras células procariontes

39 Era Paleozóica – (570 M.a. – 245 M.a.): evolução da vida no mar; aparecem os primeiros peixes, anfíbios e répteis; abaundam os insectos e as grandes florestas; ocorre a extinção das trilobites Era Mesozóica – (245 M.a. – 66 M.a.): dominam as amonites e os dinossáuros; aparecem as primeiras aves, mamíferos e plantas com flor; ocorre a extinção das amonites e dos dinossáurios Era Cenozóica – (66 M.a. - actualidade): os mamíferos povoam todos os ambientes; a fauna e a flora evoluem para formas de vida actuais; aparecimento do ser humano.

40 O registo fóssil prova que a Terra é um planeta dinâmico, em constante transformação. Uma equipa de cientistas portugueses e espanhóis encontrou, em 1988, em Andrés (Pombal), um fóssil que corresponde ao Allosaurus fragilis, um dinossauro do Período Jurássico, que apenas era conhecido na América do norte. Os paleontólogos concluíram que, há 140 M.a., esta espécie de dinossauros viveu na América do Norte e na Europa. Será que a América do Norte e a Europa estavam juntas no tempo em que viveu o Allosaurus fragilis?

41

42 Principais acontecimentos da História da Terra e respectiva idade geológica 4600 M.a.: Formação da Terra M.a.: Aparecimento das primeiras formas de vida. 540 M.a.: Aparecimento dos primeiros animais aquáticos com concha e os primeiros peixes. 420 M.a.: Aparecimento das primeiras plantas terrestres.

43 250 M.a.: Aparecimentos dos primeiros dinossauros. 190 M.a.: Aparecimento das primeiras aves e das primeiras plantas com cor. 65 M.a.: Extinção dos dinossauros. 4 M.a.: Aparecimento dos primeiros hominídeos. 1,8 M.a.: Aparecimento dos primeiros seres humanos.

44


Carregar ppt "As Eras geológicas A datação das rochas associada à presença de fósseis permitiu a execução de um calendário, que divide a história da Terra, em função."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google