A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICHELANGELO “Gênio da Escultura” CLICAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICHELANGELO “Gênio da Escultura” CLICAR."— Transcrição da apresentação:

1 MICHELANGELO “Gênio da Escultura” CLICAR

2 Mármore, sonho de escultor
Pedra fria que aguarda pacientemente na montanha, esperando que mãos privilegiadas, enquanto dão forma a sua vulgaridade, rebusquem seu interior procurando a alma do escultor.

3 Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
A alma do mármore Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni

4

5 A Pietá foi esculpida entre o ano 1498 e 1499 quando Michelangelo tinha vinte e quatro anos. Suas dimensões são de 174 por 194 cm. Michelangelo se encarregava pessoalmente da escolha dos blocos de mármore mais apropriados trazidos dos Alpes Apuanos na Toscana. Sua perfeita execução, criou dúvidas com relação a sua autoria, o que provocou em Michelangelo tal acesso de fúria que gravou seu nome na escultura. Lê-se na pequena faixa que cruza o peito da Virgem as palavras: “Michelangelo Buonarroti, florentino, o filho “

6

7

8

9

10

11

12

13 Michelangelo esculpiu o Davi entre 1501 e 1504 por encargo da Cooperativa dos Mercadores de Lã de Florença. Para sua realização, empregou um bloco de mármore muito estreito e cumprido, que estava abandonado há anos no pátio de obras da Catedral de Florença. A escultura é em mármore de Carrara e mede 409 cm de altura. Seu rosto tem uma expressão desafiante e seu olhar demonstra expectativa à espera de Golias. Sua perfeição faz com que seja considerada um padrão estético de anatomia e um cânone de beleza.

14

15

16

17

18

19

20

21

22 Michelangelo esculpe Moisés entre 1513 e 1515
Michelangelo esculpe Moisés entre 1513 e Concebido em seu início para a tumba do papa Julio II na Basílica de São Pedro, fazia parte de um grande projeto de esculturas nunca finalizado. Moisés está representado com chifres, que possívelmente equivaliam a raios de luz, como se descreve no Êxodo. Para Michelangelo era a sua escultura mais realista e conta a lenda que ao terminá-la o escultor pensou que a única coisa que lhe faltava extrair do mármore era a própria vida. Assim, golpeou o joelho direito da estátua lhe dizendo: “Porque não falas”?. Nesse joelho da estátua pode-se observar uma marca, a que teria sido feita pelo artista.

23

24

25

26

27

28 Este ser era Michelangelo Buonarroti.
Só um ser privilegiado, tocado pela mão de Deus, é capaz de dar forma a estes blocos de mármore, esculpindo-os até alcançar a forma perfeita, inclusive impregnando-os de um halo de vida. Este ser era Michelangelo Buonarroti.

29 FIM


Carregar ppt "MICHELANGELO “Gênio da Escultura” CLICAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google