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Gerenciador Financeiro. Casos de Uso: Compartilhar Conta, Gerenciar Conta, Gerenciar Usuário, Lançamento de Receita, Lançamento de Despesa, Lançamento.

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Apresentação em tema: "Gerenciador Financeiro. Casos de Uso: Compartilhar Conta, Gerenciar Conta, Gerenciar Usuário, Lançamento de Receita, Lançamento de Despesa, Lançamento."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciador Financeiro

2 Casos de Uso: Compartilhar Conta, Gerenciar Conta, Gerenciar Usuário, Lançamento de Receita, Lançamento de Despesa, Lançamento de Investimento, Gerenciar Grupo de Despesa, Visualização de Gráficos de movimentação financeira e Visualização de extrato.

3  O usuário poderá compartilhar alguma de sua conta para serem gerenciadas por algum outro usuário já previamente cadastrado no sistema. Ao acessar a página para gerenciar uma conta, ele irá inserir o nome de um contato já cadastrado e selecionar uma de suas contas para o outro usuário poder igualmente gerenciar. Após preencher os campos necessários, basta clicar em confirmar e o outro usuário poderá gerenciar também a mesma conta.

4  O usuário poderá cadastrar, excluir e atualizar sua conta para realizar o gerenciamento de suas finanças com suas informações de investimentos, receitas e grupos de despesas. Ao acessar a sua página, ele poderá cadastrar sua conta e ter acesso aos módulos de gerenciamento de dados de investimentos, receitas e grupos de despesas. Após preencher os campos necessários, basta clicar em confirmar e sua conta estará cadastrada e disponível para adicionar despesas, receitas e investimentos a ela.

5  O usuário poderá adicionar, atualizar, listar ou remover a receita que será gerenciada. Ao acessar a página de lançamento de receita, o usuário poderá adicionar uma receita preenchendo o campo com o valor da receita, escolher seu tipo(fixo ou extra) e confirmar os dados para adicioná-la ou visualizar a lista das receitas já cadastradas no sistema. Ao selecionar uma receita listada, terá a opção de atualizá-la ou de removê-la.

6  O usuário poderá adicionar, atualizar, listar ou remover um grupo de despesa. Ao acessar a página de gerenciar grupo de despesa, ele poderá adicionar um grupo inserindo um nome para o novo grupo, escolher o tipo(fixo ou extra), estipular um valor limite para as despesas desse grupo e confirmar os dados para adicioná-lo ou visualizar a lista dos grupos já cadastrados no sistema. Ao selecionar um grupo listado, terá a opção de atualizá-lo ou de removê-lo.

7  Ao acessar o menu "Despesas", o usuário terá as seguintes opções: "Lançar despesa avulsa", "Lançar despesa fixa“, "Lançar despesa parcelada" (Esses são os tipos de despesas) e “Listar despesas”. Ao escolher o tipo de despesa a ser lançado, o usuário dará um nome para essa despesa e precisará associar essa despesa a um grupo existente, ou criar um novo grupo de despesas para a associação.  Caso a despesa seja do tipo “parcelado”, o usuário informará além do valor da despesa, a quantidade de parcelas relacionadas à mesma.  No caso de ser do tipo "fixa", o usuário irá informar o valor da despesa. Todos os meses o sistema irá pedir a confirmação do valor da despesa, sugerindo o valor do último mês.  Ao escolher “Listar despesas”, por default, o sistema irá listar todas as despesas, porém o usuário poderá fazer filtros para listá- las. Ao selecionar uma despesa listada, terá a opção de atualizá-la ou de removê-la.

8  O usuário irá acessar o menu “Visualizar → Gráfico de movimentação Financeira”. Será mostrado ao usuário um gráfico das movimentações financeiras do mês corrente. Caso o usuário queira fazer algum filtro de informações, acima do gráfico aparecerão opções de filtros e de customização temporal do gráfico, assim o usuário escolherá o mês inicial e o mês final para visualização do movimento financeiro. Após definido o filtro, o usuário clicará em confirmar e será retornado um novo gráfico com as despesas financeiras do filtro selecionado.

9  O usuário irá acessar o menu “Visualizar → Extrato simples de movimentação financeira”. Será mostrado na tela ao usuário duas opções: visualizar a movimentação financeira do mês corrente e visualizar movimentação do período, onde o usuário deverá escolher o período que ele deseja que o relatório contemple. Escolhendo a opção de visualizar a movimentação financeira do mês corrente será gerado um relatório com a movimentação financeira do mês em questão. Caso usuário queira visualizar o relatório de movimentação financeira de um dado período, ele deverá escolher o mês inicial e o mês final e clicar em confirmar, o sistema gerará o relatório da movimentação financeira do período selecionado.  OBS: o relatórios simples so comtempla o valor total da movimentação financeira.

10  O usuário irá acessar o menu “Visualizar → Extrato detalhado de movimentação financeira”. Será mostrado na tela ao usuário duas opções: visualizar a movimentação financeira do mês corrente e visualizar movimentação do período, onde o usuário deverá escolher o período que ele deseja que o relatório contemple. Escolhendo a opção de visualizar a movimentação financeira do mês corrente será gerado um relatório com a movimentação financeira do mês em questão. Caso usuário queira visualizar o relatório de movimentação financeira de um dado período, ele deverá escolher o mês inicial e o mês final e clicar em confirmar, o sistema gerará o relatório da movimentação financeira do período selecionado.  OBS: o relatório detalhado comtempla toda as movimentações financeiras de entrada e saída especificando seus tipos e grupos de despesas e seus respectivos gastos totais por cada grupo despesa.


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