A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARCELA VALÉRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARCELA VALÉRIA."— Transcrição da apresentação:

1 MARCELA VALÉRIA

2 FACULDADE DE JOSÉ BONIFÁCIO 2º ANO - LETRAS
INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO JAQUELINE DE SOUZA JOSÉ

3 JARDIM DE FLORES

4 Esta revista tem o objetivo de mostrar a importância das flores, sua origem, simbologia e a parte científica. Iniciando com um poema, onde as flores expressam sentimentos, amor e paixão.

5 AS FLORES DA PRIMAVERA! Neste entardecer tão belo... Entre todas as flores... Existe uma rosa amarela... Que vem ressurgindo... Com a primavera... Trazendo consigo... Seu delicado perfume... Assim como esperanças... E oportunidades... Para novas amizades... A primavera é tão bela... Porque traz com ela... Todas as flores e aromas... Revitalizando a inquietude... De todos os corações... As rosas colorem o amor... As vermelhas exalam paixão... As amarelas trazem magia e a sedução... As brancas com sua brandura... Trazem paz para os corações...

6 As flores comunicam sentimentos. Cada espécie tem um significado.
A Linguagem das Flores "Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de revelar." (Thomas Hood) As flores comunicam sentimentos. Cada espécie tem um significado. A cor das pétalas das rosas também levam mensagens: Vermelhas: Emoções apaixonadas Cor-de-rosa: Amores sublimes Brancas: Amor incondicional Amarelas: Amizade Presentear com uma única rosa demonstra elegância e intimidade.Presentear com várias delas formando arranjos grandes inspiram alegria e confraternização.

7 Nome da Flor Simbologia das flores Amariíis orgulho Anêmona abandono
Camélia perfeição Cravo sofrimento Crisântemo paixão Centáurea sensibilidade Margarida inocência Miosótis amor verdadeiro Dedaleira falsidade Gerânio tristeza Madressilva meiguice Jacinto magoa Íris mensagem Jasmim elegância

8 Nome da Flor Simbologia das flores Alfazema desconfiança Lírio pureza
Tagetes luto Narciso vaidade Capuchinha patriotismo Orquídea requinte Amor perfeito pensamentos Peônia timidez Flox harmonia Prímula juventude Rosa amor Girassol altivez Tulipa declaração de amor Violeta modéstia Ninféia pureza de coração

9

10 Origem das Rosas O nome vem do latim rosa e do grego rhodon
Origem das Rosas O nome vem do latim rosa e do grego rhodon. As rosas estão entre as flores mais antigas a serem cultivadas. A primeira parece ter crescido nos jardins asiáticos há 5000 anos. Na sua forma selvagem a flor é ainda mais antiga; fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. Muitas variedades de rosas foram perdidas durante a queda do império romano e a invasão muçulmana da Europa. Após a conquista da Pérsia no século sete, os muçulmanos desenvolveram o gosto pelas rosas, e à medida que seu império se estendia da Índia à Espanha muitas variedades de rosas foram novamente introduzidas na Europa. Durante a Idade Média, as rosas eram muito cultivadas nos mosteiros. Era regra que pelo menos um monge fosse especialista em botânica e estivesse familiarizado com as virtudes medicinais da rosa e de flores em geral. Hoje as rosas, principalmente as vermelhas , são o símbolo do amor. Não há quem resista a uma dúzia de rosas vermelhas. Shakespeare, em Romeu e Julieta, com uma única frase definiu bem aquilo que sentimos por esta flor: "Aquilo que chamamos rosa, com outro nome seria igualmente doce".

11 Significado das Rosas As rosas assumem significados diversos de acordo com as cores que suas pétalas apresentam. Mas a roseira é uma planta tão emblemática, que até mesmo suas folhas tem um significado especial: esperança. Uma coroa de rosas, por sua vez, significa recompensa ou virtude, enquanto um ramo de rosas desabrochadas quer dizer gratidão. Rosa Vermelha A rosa vermelha, a mais desejada e admirada entre todas as outras, simboliza o amor; porém quando as rosas vermelhas vierem acompanhadas por rosas brancas, o ramalhete assume o significado de unidade. Além de amor, estas flores vermelhas também podem traduzir mensagens de respeito e coragem. Quando apresentam tons bem escuros querem se referir a uma beleza inconsciente. Rosa Cor-de-rosa As rosas cor-de-rosa em tom mais escuro querem dizer gratidão e estima, enquanto as de tom mais claro significam admiração e simpatia. Mas, em geral, a cor-de-rosa nessas flores tem conotação de graça e gentileza. Rosa Cor-de-laranja As rosas cor-de-laranja ou coral significam entusiasmo e desejo e as rosas-de-chá híbridas querem dizer "sempre lembrarei de ti".

12 Rosa Branca As brancas, por sua vez, assumem vários sentidos, como os de inocência e pureza, reverência e humildade ou de segredo e silêncio. Também significam que quem está a oferecê-las está tentando dizer: "sou digno de ti" ou "tu és celestial". Rosa Amarela Em geral, as rosas amarelas significam satisfação e alegria, mas podem servir como advertência: "tens que ter mais cuidado". Quando combinadas com as rosas vermelhas remetem para sentimentos joviais e de felicidade. Botões de Rosa Os botões de rosas têm significados distintos das flores já desabrochadas. Os vermelhos querem dizer "pura e encantadora", enquanto os brancos sugerem que a moça é "nova demais para amar". Duas rosas unidas pelos pés Duas rosas amarradas uma à outra e unidas pelos pés, significam noivado ou casamento próximo, enquanto uma rosa desabrochada colocada acima de dois botões funcionam como um pedido de segredo. Rosas brancas já murchas significam que a tua tentativa de aproximação não surtiu efeito algum? De qualquer forma, apesar de todas essas sutilezas, as rosas são essencialmente um dos maiores símbolos do Amor.

13 Parte científica da flor

14 A flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são as Gimnospermas e as Angiospermas.  Nas Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores são incompletas, pois além de não possuírem sépalas e pétalas, que formam o revestimento externo, não produzem os óvulos dentro de um ovário, não formando, portanto, frutos. As Angiospermas, por outro lado, surgiram mais tarde e suas flores são completas, nelas os óvulos, que irão produzir as sementes, se formam dentro de uma estrutura fechada, o ovário, que irá se transformar no fruto. Origem das flores As flores se originam de gemas ou botões florais localizados em posições diversas, geralmente nas extremidades dos ramos. Constituição de uma flor completa

15 Pedúnculo - é ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma Receptáculo - extremidade do pedúnculo onde as peças da flor se fixam Sépalas - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja função é de proteção. As sépalas fecham botão floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se cálice Pétalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja função é proteger os órgãos reprodutores e atrair pássaros ou insetos, que irão transportar os grãos de pólem de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola. Estames - folhas modificadas que são os órgãos reprodutores masculinos do vegetal e cuja função é produzir os grãos de pólen. O conjunto dos estames é chamado de androceu Carpelos - órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos.O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo. Obs: o cálice, a corola, o androceu e o gineceu, que são os conjuntos formados por peças iguais, são denominados de verticilos florais.  Simetria Floral Conforme a sua simetria as flores podem ser classificadas em: Zigomorfas - com simetria bilateral Actinomorfas - com simetria radial Assimétricas - sem qualquer simetria

16 Verticilos protetores
Simetria Floral Conforme a sua simetria as flores podem ser classificadas em: Zigomorfas - com simetria bilateral Actinomorfas - com simetria radial Assimétricas - sem qualquer simetria Verticilos protetores O cálice e a corola são os verticilos protetores das flores e o seu conjunto pode ser chamdo de perianto (quando as sépalas e as pétalas são diferentes) ou perigônio (quando as sépalas e as pétalas são iguais em cor e tamanho). Neste último caso as sépalas e as pétalas são chamadas de tépalas.

17 Número de peças por verticilo
O número de peças por verticilo floral é uma das principais caraacterísticas usadas na classificação das Angiospermas.Assim, poderemos ter: Flores dímeras - aquelas que têm duas peças por verticilo. Flores trímeras - diz-se da flor organizada com base no número três, ou seis. Flores pentâmeras - diz-se da flor organizada com base no número cinco ou múltiplo. Flores tetrâmeras - diz-e da flor cujos verticilos se compõem de quatro elementos.

18 A capuchinha acaba de revelar mais uma qualidade - a flor é rica em um carotenóide, a luteína, que está relacionada com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração muscular. Sabendo escolher as espécies adequadas e fazendo o cultivo corretamente, é possível manter plantas vistosas e saudáveis mesmo dentro de casa Uma planta nativa da Mata Atlântica, conhecida pelo nome de erva-baleeira ou maria-milagrosa, é a base de um antiinflamatório que já recebeu o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, há séculos, nossos indígenas já sabiam disso.

19 FIM

20


Carregar ppt "MARCELA VALÉRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google