A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTOLERÂNCIA COM IDOSOS........ Temos que ter consciência que abandonar idoso é crime e são cada vez maiores os índices de denúncias apontando este tipo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTOLERÂNCIA COM IDOSOS........ Temos que ter consciência que abandonar idoso é crime e são cada vez maiores os índices de denúncias apontando este tipo."— Transcrição da apresentação:

1 INTOLERÂNCIA COM IDOSOS

2 Temos que ter consciência que abandonar idoso é crime e são cada vez maiores os índices de denúncias apontando este tipo de ocorrência. Ao mesmo tempo em que a parcela idosa da população brasileira cresce.

3 Hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, são pessoas idosas.

4 O cidadão brasileiro finalmente despertou para os direitos dos idosos. Parece que a intolerância aos atos cruéis e covardes a que os idosos são submetidos há tantos anos finalmente mudou a passividade e o conformismo dos brasileiros.

5 Foi Aprovado o Estatuto do Idoso em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República. O Estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto:

6  Saúde  Transporte Coletivo  Violência e Abandono  Entidades de Atendimento aos Idosos  Lazer, Cultura e Esporte  Trabalho  Habitação Estatuto do Idoso

7 Uma questão muito importante do Estatuto do Idoso que nos chama muita a atenção é a Violência e Abandono que as pessoas tem com os Idosos. Muitas pessoas não sabem que Violentar ou Abandonar uma pessoa idosa é crime e pode até levar a prisão.

8 Temos alguns exemplos de Abandono e Violência Famílias que abandonam o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de 6 meses a 3 anos de detenção e multa.

9 Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena que varia de 6 meses a 1 ano de reclusão, além de multa.

10 Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de 2 meses a 1 ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.

11 Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de 1 a 4 anos de prisão, além de multa.

12 “ A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.” (Lei n.º 8.842/1994 – Política Nacional do Idoso).

13

14 Em tantos casos de Violência e Abandono contra idosos, não podemos esquecer que também temos muitos Idosos bem Cuidados e Amados por seus familiares. Esta é uma história de uma senhora que vive com sua filha Gecilia Gulart de 70 anos. Fonte:http://www.radiocidadeam.com.br/web/noticia. php? Cod_noticia=3846&-108-anos-de lucidez

15 Maria Amorim Gularte ela tem 108 Anos de idade, reside em Brusque no bairro Nova Brasília. Simpática e lúcida, na medida do possível, Dona Maria comenta que hoje em dia as coisas são muitas mais fáceis. A única coisa que ela sente falta é do respeito entre as pessoas. Devido à idade avançada, a centenária senhora está um pouco debilitada.

16 Quando se fala em muletas ou cadeira de rodas, ela se apressa em dizer que ainda não chegou a hora e que pode se locomover, mesmo com certa dificuldade, sozinha.Reservada, Dona Maria também não aceita ajuda sequer para tomar banho. Ela diz que tem vergonha e que não foi acostumada com este tipo de coisa.

17 Feliz na casa humilde em que mora, a senhora diz que “os filhos são muito bons, mas a casinha da gente é melhor’’. Ao ser questionada sobre a vontade de fazer alguma coisa, ela encerra dizendo que trabalhou muito tempo na roça colhendo café, e que gostaria de poder voltar a trabalhar.

18 Encerrando com uma Frase de Dona Maria Amorim Gularte “Hoje em dia, Não se tem Mais Respeito”

19 O Idoso é a ponte entre o Passado e o Presente, se não existir sensibilidade para aceitar sua experiência, Torna - se difícil compreender o Futuro.

20 Curso de Ciências Contábeis 1ª Fase Trabalho de Direito: intolerância com idosos JULIANO CESAR S. DA SILVA RICHARD DA SILVA RÚBIA CRISTINA C. SERVELLO Professor: Ricardo V. Hoffmann


Carregar ppt "INTOLERÂNCIA COM IDOSOS........ Temos que ter consciência que abandonar idoso é crime e são cada vez maiores os índices de denúncias apontando este tipo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google