A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Placa-mãe 16/05/2011 placa-mãe Asus P5K3 Deluxe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Placa-mãe 16/05/2011 placa-mãe Asus P5K3 Deluxe."— Transcrição da apresentação:

1 1 Placa-mãe 16/05/2011 placa-mãe Asus P5K3 Deluxe

2 2 Agenda Tipos de placa-mãe Diferenças entre placa On-board e Off-board Componentes e Conectores da placa-mãe Definição de placa-mãe Curiosidade Como instalar uma Placa-mãe Por que existe pilha na placa-mãe? Fontes das Pesquisas Integrantes do Grupo

3 3 Definição de placa-mãe Placa-mãe é a placa central de um computador. É a placa de circuito impresso que serve para interconectar os outros componentes de um computador. A placa-mãe também é denominada mainboard ou motherboard, por ser a placa principal de um computador. Ela é mais importante até que o próprio processador, pois é através da placa-mãe que os componentes do computador se comunicam.

4 4 Definição de placa-mãe Uma placa-mãe é constituída de circuitos integrados, resistores, capacitores etc. Ela é formada por componentes básicos como Bios, Bateria, Chipset (Southbridge e Northbridge) e componentes on-board. A placa-mãe disponibiliza suporte, como slots de expansão (PCI, ISA, AGP etc.) Conectores (IDE, PATA, SATA, SCSI etc.) e soquetes, para a conexão de vários dispositivos como Processador, Memória Principal, Placa de Vídeo, Placa de Som, Placa de Rede, Placa de Fax Modem, Fonte de Alimentação, Disco Rígido, Drive Ótico (CD-ROM, CD-RW, DVD-ROM, DVD-RW, Blue-Ray), placas controladoras etc.

5 5 Definição de placa-mãe A placa-mãe possui entradas (como portas seriais, paralelas, PS/2, USB) que servem para conectar dispositivos externos como monitor, teclado, mouse, joystick, webcam, câmera digital, microfone, pen drive etc. A placa-mãe surgiu na arquitetura do PC (Computador Pessoal).

6 6 Definição de placa-mãe Com o passar dos anos, o modelo de placa-mãe utilizado teve algumas alterações que assim receberam denominações especiais como: PC XT (eXTended - estendido), o mais antigo, PC AT (Advanced Technology - Tecnologia Avançada). PC ATX (Advanced Technology eXtended - Tecnologia Avançada Estendida), o modelo atual.

7 7 Tipos de placa-mãe Os Tipos de placas-mãe são: AT AT e ATX (simultâneo) ATX BTX ITX LPX

8 8 Tipos de placa-mãe  AT (Advanced Technology) Placa-mãe AT é um tipo de placa-mãe antiga que foi muito usada de 1983 até Tinha como característica o espaço reduzido que dificultava a colocação de componentes e o fato do computador só poder ser desligado após permissão do sistema operacional.

9 9 Tipos de placa-mãe Modelo de placa-mãe AT Placa-mãe com slot ISA (destaque)

10 10 Tipos de placa-mãe  AT e ATX (simultaneamente) Placa-mãe AT e ATX (simultâneo) é o tipo de placa-mãe de transição entre o AT e o ATX As duas tecnologias estão presentes como uma estratégia lançada pelos fabricantes de hardware para obterem mais flexibilidade comercial.

11 11 Tipos de placa-mãe  AT e ATX (simultaneamente)

12 12 Tipos de placa-mãe  ATX (Advanced Technology Extended) Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. Placa-mãe ATX (Advanced Technology Extended), é o tipo de placa-mãe resultante da melhoria tecnológica de uma placa-mãe AT. Foi desenvolvida para solucionar os problemas do padrão AT.

13 13 Tipos de placa-mãe  ATX As principais melhorias foram: Mais espaço interno e melhor ventilação; melhor posicionamento para o processador não dificultar a instalação de placas de expansão; conectores serial e paralelo ligados diretamente à placa- mãe (sem o uso de cabos); e conectores de teclado e de mouse menores no formato mini-DIM PS/2.

14 14 Tipos de placa-mãe  ATX ASUS Maximus III Gene Micro-ATX

15 15 Tipos de placa-mãe  BTX BTX é um formato de placas-mãe criado pela intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. O objetivo do BTX foi otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna. Atualmente, o desenvolvimento desse padrão está parado.

16 16 Tipos de placa-mãe  BTX Em novembro de 2004 a Intel lançou oficialmente o formato BTX. Nele, tanto a placa-mãe quanto o gabinete eram maiores e o fluxo de ar dentro do gabinete era otimizado, de forma a melhorar a ventilação sobre o processador. Um módulo de retenção preso ao gabinete melhorava a fixação da placa-mãe e permitia o uso de dissipadores maiores e mais pesados. Na época, a Intel estava empenhada em lançar versões mais rápidas do Pentium 4, de forma que o padrão BTX foi desenvolvido tendo em mente processadores “beberrões”.

17 17 Tipos de placa-mãe  BTX

18 18 Tipos de placa-mãe  ITX Placa-mãe ITX é um tipo de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies. Tinha como objetivo de ser a mais barata e não a mais rápida, por isso, procurava ser compacta e integrada com todos os componentes on-board, Era destinada a tarefas mais leves como editar textos e navegar pela Internet. Outra diferença dessa placa-mãe está em sua fonte de alimentação. Como possuia menos periféricos, reduzindo assim o consumo de energia, sua fonte de alimentação podia ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.

19 19 Tipos de placa-mãe  ITX

20 20 Tipos de placa-mãe  LPX Esse formato de placas-mãe era usado por alguns PCs "de marca" como por exemplo Compaq. Seu principal diferencial é não ter slots. Os slots eram localizados em uma placa a parte, também chamada "backplane", que era encaixada à placa-mãe através de um conector especial. Esse padrão foi criado para permitir PCs mais "finos", já que as placas de expansão em vez de ficarem perpendiculares à placa- mãe, como é o normal, ficam paralelas. No padrão LPX o conector para a placa de expansão (backplane) ficava localizado no centro da placa-mãe e este é um conector parecido com um slot (conector "fêmea").

21 21 Tipos de placa-mãe  LPX

22 22 Componentes e Conectores da placa-mãe  Os componente mais importantes de uma placa mãe são: Processador (conectado ao soquete) Memória RAM Bios (memória ROM) Bateria Chipset (norte e sul)

23 23 Componentes e Conectores da placa-mãe  Conectores Slots de expansão (PCI, ISA, AGP...) Conector IDE Conector SATA Conector Mouse(br)/Rato(pt) Conector Teclado Conector Impressora (porta paralela) Conector USB

24 24 Componentes e Conectores da placa-mãe

25 25 Diferenças entre placa On-board e Off-board  On-board São chamadas Placas ON-BOARD quando uma placa possui a maioria dos seus dispositivos já integrados à placa-mãe (EX: vídeo, som, rede, controladoras etc..). Placas OFF-Board são aquelas que não possuem esses dispositivos integrados a placa principal precisando portanto de placas extras com esses dispositivos que serão instaladas em seus respectivos SLOTS (PCI, AMR, AGP OU PCI-E) Hoje em dia é muito difícil ver uma placa TOTALMENTE OFF visto que a maioria já possuem controladoras, som e rede onboard.

26 26 Diferenças entre placa On-board e Off-board  On-board Vantagens de uma placa mãe on-board: Preço mais acessível; Ocupa menos espaço no gabinete; Desvantagens: Menor desempenho; Os periféricos que são on-board perdem qualidade relacionando-se com os off-board.

27 27 Diferenças entre placa On-board e Off-board  Off-board Off- Desligado Board: Placa Off-board é a placa mãe que possui mais slots off-boards e menos utensílios on-board embutidos na própria placa mãe. Exemplos: Áudio off board, vídeo off board, rede off board, etc. OBS: A maioria das placas off board vem com áudio e rede on board e o restante off board, então possui mais periféricos off do que on.

28 28 Diferenças entre placa On-board e Off-board  Off-board Vantagens de uma placa mãe off-board: Maior Desempenho; Maior qualidade dos equipamentos por serem off-board e cumprir tarefas separadamente; Desvantagens: Na maioria das vezes ocupa mais espaço no gabinete e é necessário um gabinete maior; Mais cara;

29 29 Curiosidade  Você sabia que existe uma pilha na sua placa-mãe? Diferentemente do que acontece com as pilhas de eletroeletrônicos, as baterias de computadores não possuem a função de alimentar os componentes com energia elétrica. Com as mudanças que ocorreram na estrutura das placas-mãe, a memória utilizada para salvar os dados de inicialização e BIOS deixou de ser volátil. Assim, as informações já não seriam mais perdidas, mesmo que houvesse falhas na alimentação de energia.

30 30 Curiosidade  Você sabia que existe uma pilha na sua placa-mãe?

31 31 Curiosidade  Você sabia que existe uma pilha na sua placa-mãe? As baterias passaram, então, a ser parte integrante do sistema RTC (Real Time Clock ou relógio em tempo real, em português). Com as mudanças que ocorreram na estrutura das placas-mãe, a memória utilizada para salvar os dados de inicialização e BIOS deixou de ser volátil. Dessa forma a bateria de lítio acoplada à placa-mãe passa a ser responsável apenas pela manutenção da energia elétrica do relógio interno. Logo, caso a pilha seja descarregada, o computador não sofre grandes perdas de dados.

32 32 Como instalar uma Placa-mãe Dicas - Manutenção como instalar a placa mãe - Baixaki.flv

33 33 Fontes das pesquisas      placa-mae-.htm   

34 34 Integrantes do Grupo  Cristiano  Edilene  Felipe  José Roberto  Luis


Carregar ppt "1 Placa-mãe 16/05/2011 placa-mãe Asus P5K3 Deluxe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google