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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Aula 8: Array Professores: Sandro Rigo Túlio Bender.

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1 Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Aula 8: Array Professores: Sandro Rigo Túlio Bender

2 Roteiro Array bidimensional Funções Parâmetros Exercícios

3 Array multidimensional Array bidimensional == matriz Duas dimensões: linha e coluna [ ] [ ] ; [ ] [ ] = { }; Exemplo: char P[3][4]; Coluna 0Coluna 1Coluna 2Coluna 3 Linha 0P[0][0]P[0][1]P[0][2]P[0][3] Linha 1P[1][0]P[1][1]P[1][2]P[1][3] Linha 2P[2][0]P[2][1]P[2][2]P[2][3]

4 Array multidimensional Array unidimensional == vetor Array tridimensional == ? Exemplo: char P[2][3][4]; Coluna 0Coluna 1Coluna 2Coluna 3 Linha 0 P[1][0][0]P[1] [0][1]P[1] [0][2]P[1] [0][3] Linha 1 P[1][0]P[1][1]P[1][2]P[1][3] Linha 2 P[2][0]P[2][1]P[2][2]P[2][3] Coluna 0Coluna 1Coluna 2Coluna 3 Linha 0P[0][0][0]P[0] [0][1]P[0] [0][2]P[0] [0][3] Linha 1P[0] [1][0]P[0] [1][1]P[0] [1][2]P[0] [1][3] Linha 2P[0] [2][0]P[0] [2][1]P[0] [2][2]P[0] [2][3] Nível 0 Nível 1 C++: suporte para no mínimo 12 níveis

5 Array multidimensional Array bidimensional: Inicialização Identificação dos níveis com chaves [ ] [ ] = { { },..., { } }; Exemplo: char P[3][4] ={ {1, 2, 3, 0}, {4, 5, 6, 0}, {7} }; Coluna 0Coluna 1Coluna 2Coluna 3 Linha Linha Linha 27000

6 Array multidimensional Array bidimensional: Inicialização Identificação dos níveis com chaves [ ] [ ] = { { },..., { } }; Exemplo: char P[3][4] ={ {1, 2, 3, 0}, {4, 5, 6, 0}, {7} }; Coluna 0Coluna 1Coluna 2Coluna 3 Linha Linha Linha 27000

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8 Array multidimensional Array bidimensional: Inicialização Identificação dos níveis com chaves [ ] [ ] = { { },..., { } }; [ ] [ ] = {,..., }; Exemplos equivalentes: char P[3][4] ={ {1, 2, 3, 0}, {4, 5, 6, 0}, {7} }; char P2[3][4] ={ 1, 2, 3, 0, 4, 5, 6, 0, 7 };

9 Array multidimensional Array bidimensional: exemplo Problema: armazenar 4 notas, para 3 estudantes #define NRO_ESTUDANTES 3 #define NRO_NOTAS char dados[NRO_ESTUDANTES][NRO_NOTAS] ={ 0 }; int estudante, nota, valor; for (estudante=0; estudante < NRO_ESTUDANTES; estudante++){ cout<>valor; dados[estudante][nota]=valor; }

10 Array multidimensional Array bidimensional: exemplo Problema: armazenar 4 notas, para 3 estudantes #define NRO_ESTUDANTES 3 #define NRO_NOTAS char dados[NRO_ESTUDANTES][NRO_NOTAS] ={ 0 }; int estudante, nota, valor; for (estudante=0; estudante < NRO_ESTUDANTES; estudante++){ cout<>valor; dados[estudante][nota]=valor; }

11 Array multidimensional Array bidimensional: exemplo Problema: armazenar 4 notas, para 3 estudantes Continuação: calcular as médias de cada estudante cout<

12 Array multidimensional Array bidimensional: exemplo Problema: armazenar 4 notas, para 3 estudantes Continuação: calcular as médias de cada estudante cout<

13 Array multidimensional Array bidimensional: exemplo Novo Problema: armazenar 44 notas, para 300 estudantes e calcular as médias #define NRO_ESTUDANTES 300 #define NRO_NOTAS char dados[NRO_ESTUDANTES][NRO_NOTAS] ={ 0 }; int estudante, nota, valor; for (estudante=0; estudante < NRO_ESTUDANTES; estudante++){ cout<>valor; dados[estudante][nota]=valor; } cout<

14 Exercícios Definir array para armazenar: idade de alunos (5 turmas de 30 alunos cada) dados para batalha naval 15 palavras de 40 caracteres temperatura por hora, para 7 dias

15 Exercícios idade de alunos (5 turmas de 30 alunos cada) int idade[5][30]; dados para batalha naval char tabuleiro[30][30]; 15 palavras de 40 caracteres char palavras[15][40]; temperatura por hora, para 7 dias int temperatura[7][24];

16 Exercícios Implementação do jogo da velha, utilizando uma matriz para dados do desenho e outra matriz para dados de controle Etapas: (grupos de DUAS pessoas) 1 – elaboração do algoritmo e estrutura de dados (17/3) 2 – implementação do programa (17/3 e 19/3) 3 – Documentação e entrega (19/3)

17 Código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) resultado na tela: char palavra[100] = { 32, 32, 32, 32, 32, 32, 13, 10, 32, 32, 201, 205, 187, 32, 13, 10, 32, 32, 186, 32, 32, 32, 13, 10, 205, 205, 202, 205, 205, 32, 13, 10}; cout <

18 Jogo da Velha: Estrutura de dados a)Matriz para armazenar jogadas char jogadas [3] [3] = { 0, 0, 0, Legenda: 0 - Vazio 0, 0, Jogador 1 0, 0, 0}; 2 - Jogador 2 b) Matriz para armazenar Layout de tela char tela[5] [7] = { 32, 186, 32, 186, 32, 13, 10, 205, 216, 205, 216, 205, 13, 10, 32, 186, 32, 186, 32, 13, 10, 205, 216, 205, 216, 205, 13, 10, 32, 186, 32, 186, 32, 13, 10};

19 Jogo da Velha: Estrutura de dados a)Matriz para armazenar jogadas char jogadas [3] [3] = { 0, 0, 0, Legenda: 0 - Vazio 0, 0, Jogador 1 0, 0, 0}; 2 - Jogador 2 b) Matriz para armazenar Layout de tela char tela[5] [7] = { 32, 186, 32, 186, 32, 13, 10, 205, 216, 205, 216, 205, 13, 10, 32, 186, 32, 186, 32, 13, 10, 205, 216, 205, 216, 205, 13, 10, 32, 186, 32, 186, 32, 13, 10};


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