A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor William Nas situações anteriores, cada variável do tipo vetor armazena os dados numa única fileira: Vetor de 8 posições Esta é a forma mais simples.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor William Nas situações anteriores, cada variável do tipo vetor armazena os dados numa única fileira: Vetor de 8 posições Esta é a forma mais simples."— Transcrição da apresentação:

1 Professor William Nas situações anteriores, cada variável do tipo vetor armazena os dados numa única fileira: Vetor de 8 posições Esta é a forma mais simples de armazenamento de um conjunto de dados em um vetor e, nesse caso, ele é chamado de vetor unidimensional. Há muitas situações, porém, em que a natureza dos dados nos indica que sua forma de armazenamento possui mais de uma dimensão, e para isso criamos matrizes.

2 Professor William Em programação, uma matriz é um vetor que possui mais de uma dimensão. Geralmente duas. Matriz de 5 linhas e 4 colunas Sendo bidimensional, a variável atual como uma grade de linhas e colunas, onde a interseção entre uma linha e uma coluna armazena um dado.

3 Professor William A sintaxe básica para criação de uma matriz é: minhaMatriz: vetor[1..5, 1..4] de inteiro Criamos uma variável meu vetor, onde os colchetes que definem o tamanho da matriz possuem dois intervalos: um para definir o numero de linhas e outro para colunas. Veja como seria a visão dessa matriz: Matriz de 5 linhas e 4 colunas minhaMatriz

4 Professor William Uma matriz pode ter três ou mais dimensões, embora isso não seja tão comum. Veja um exemplo de preenchimento de valores em uma variável do tipo matriz: minhaMatriz[1,1] <- 9 minhaMatriz[2,3] <- 7 minhaMatriz

5 Professor William Um distribuidor de refrigerantes vende seu produto em todo o pais. Em cada trimestre do ano passado, ele vendeu uma certa quantidade de garrafas em cada região do Brasil. Faça um algoritmo para ler as quantidades vendidas e escrever a quantidade total vendida em todo o país.

6 Professor William

7 Modifique o exemplo 1 para que a impressão também informe o total vendido para cada região

8 Professor William Gerar e exibir a matriz abaixo:

9 Professor William Faça um algoritmo para ler uma matriz 3x4 de números reais, e depois exibir o elemento do canto superior esquerdo e o do canto inferior direito.

10 Professor William Faça um algoritmo para criar a seguinte matriz de caracteres:

11 Professor William Um aluno possui 4 notas em cada uma das 5 disciplinas que cursa em um colégio. Faça uma algoritmo para ler as notas do aluno, e indicar qual foi a nota mais alta. Exemplo: considerando os seguintes valores fornecidos: A saída deveria ser: 9.5

12 Professor William Faça um algoritmo que leia uma data no formato ddmmaaaa, e imprima esta data por extenso. Suponha somente entradas válidas. Veja o exemplo: Entrada : Saída : 20 de dezembro de 2003 Dica: aqui você não usa vetores ou matrizes. E usará um comando que já vimos em aulas anteriores.

13 Professor William Faça um algoritmo para somar duas matrizes 3x3. armazenando os novos valore em uma terceira matriz.

14 Professor William Faça um algoritmo que leia uma matriz 2x3 e imprima na tela a soma de todos os elementos da matriz.

15 Professor William Durante a primeira semana do mês de agosto, o meteorologista de uma cidade mediu três vezes a temperatura de cada dia: de manhã, de tarde e de noite. Com base nisto, faça um algoritmo para:  Ler as temperaturas anotadas  Imprimir qual foi a temperatura média global do mês de agosto  Imprimir qual foi a temperatura média da parte da tarde do mês de agosto

16 Professor William Escreva um algoritmo que lê uma matriz M(5,5) e calcula as somas: a) da linha 4 de M. b) da coluna 2 de M. c) da diagonal principal. d) da diagonal secundária. e) de todos os elementos da matriz. f) Escreva estas somas e a matriz

17 Professor William Escreva um algoritmo que leia uma matriz de ordem 3x3 de números inteiros e a escreva, a seguir calcule e escreva: a) a soma dos elementos pares da matriz; b) a média de todos os elementos da matriz; c) a quantidade de elementos ímpares da matriz

18 Professor William Escreva um algoritmo que leia uma matriz de ordem 5x5 de números reais e calcule e escreva: a) a soma dos elementos da primeira coluna; b) a soma dos elementos da terceira linha da matriz; c) a soma dos elementos da diagonal principal da matriz

19 Professor William Escrever um algoritmo que leia uma matriz de 4 linhas e 5 colunas de números inteiros e a escreve. Ler a seguir um número inteiro e verificar se esse número lido está ou não na matriz. Se estiver, escrever uma mensagem dizendo que o número está na matriz e em qual posição (linha e coluna) da matriz ele se encontra.


Carregar ppt "Professor William Nas situações anteriores, cada variável do tipo vetor armazena os dados numa única fileira: Vetor de 8 posições Esta é a forma mais simples."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google