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Uma empresa é uma unidade económico- social, constituída por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem como objetivo obter utilidades através da.

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Apresentação em tema: "Uma empresa é uma unidade económico- social, constituída por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem como objetivo obter utilidades através da."— Transcrição da apresentação:

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2 Uma empresa é uma unidade económico- social, constituída por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem como objetivo obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.

3 Pode ser económica ou social Constituídas por: Pessoas, Materiais, Técnicos. Que tem o objetivo de produzir: Bens, Serviços.

4 Primária: Recursos obtidos através da natureza: Agrícolas, Pesqueiras, Pecuárias. Secundária: Transformação de matérias-primas: Industriais. Construção civil. Terciária: Prestação de serviços e de comércio.

5 Empresas individuais: Que pertencem a uma única pessoa. Sociedades: Constituídas por várias pessoas: Anónimas, Responsabilidade limitada. Economia social: Cooperativas.

6 Privadas: Cujo capital está nas mãos de particulares. Públicas: Controladas pelo Estado. Mistas: O capital é partilhado por: Particulares, Estado. Autogestão: O capital é propriedade dos trabalhadores.

7 Administração Departamento Técnico Departamento Financeiro ContabilidadeTesouraria Direção Comercial Departamento Comercial

8 Estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social. Administração

9 Definir objetivos de atuação. Competência do departamento. Regulamentação interna. Controle dos planos de atividade: Resultados obtidos, Eficiência. Assegurar a administração dos recursos: Humanos, Materiais que lhe estão afetos. Promover o aproveitamento e desenvolvimento. Departamento Técnico

10 As funções do departamento financeiro de uma empresa incluem: gestão do dinheiro, gestão de investimentos, gestão do risco financeiro, relações com os investidores. Departamento financeiro

11 Controlo de atividades dos vendedores. Definição dos territórios dos vendedores. Levantamento de necessidades dos clientes. Elaboração de proposta. Propor a reposição de stocks. Departamento comercial

12 Assegurar o negócio com clientes e fornecedores. Atualizar os preços de venda e margens de lucro. Definir campanhas promocionais. Marcação de reunião. Negociação. Análise de mercado. Controlo da conta corrente. Direção Comercial

13 Balanço Patrimonial. Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos: Na utilização do Disponível, No recebimento do Contas a Receber, Na captação de Empréstimos ou Financiamentos, No reinvestimento dos Lucros, No aumento do Capital pelos Sócios ou Acionistas. As aplicações dos recursos são os investimentos realizados pela empresa para: Aumento dos Ativos, Redução dos Passivos, Redução do Patrimônio Líquido. Contabilidade

14 Classificação de despesas e receitas. Controlo por centros de custo. Consulta rápida: Pagamentos, Recebimentos. Planeamento de contas a receber/pagar através de: Relatórios de previsão, Fluxo de caixa. Controle de todas as contas correntes. Transações realizadas: Receber, Pagar. Emissão de relatórios. Tesouraria

15 O software de gestão deve ser o verdadeiro centro de operações, constituindo em si o núcleo e o esquema funcional da organização administrativa, engloba as áreas de vendas, compras, aprovisionamento e gestão financeira, para além da gestão corrente da companhia. Vantagens: Fiabilidade De modo a que os utilizadores possam ter confiança nos seus resultados. Robustez Evitar problemas técnicos. Funcionalidade Permitir o desempenho das tarefas administrativas e operacionais. Segurança Fator fundamental no sentido de preservar o valor de análise e organização dos dados que manipula.

16 Omeganet Gestware PHC Primavera

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18 Ideal para restaurantes, cafés, churrascarias, pizarias, etc… De fácil utilização e muito versátil, fornece ao utilizador uma enorme variedade de opções de gestão. Utilização em computador normal ou utilização em sistema POS integrado. Aceita: Gavetas de dinheiro, impressoras de talões, impressoras de cozinha, visor de cliente, leitor de código de barras, balanças. Vendas ao balcão, mesas, takeaway, gostos, top vendas, menus compostos, ementas, divisão de contas e transferências de mesa, consumo dos empregados. Pode utilizar PDA, para efetuar os pedidos nas mesas.

19 Gestão de stocks - Ficha de Produto com produtos substitutos, lotes, composição de produtos, armazéns, imagem nos produtos, diversos preços de venda; Compras, etiquetas de códigos de barras; Preçários interativos e histórico de artigos; Listagens de preçários, inventários, artigos a negativo, compra de artigos ordenada por fornecedores; Clientes, fornecedores e pessoal – Contas correntes; Recibos parciais, cartas de cobrança e liquidação; Gestão de cartão de cliente; Bancos – Saldos e cheques pré-datados, reconciliação bancária; Faturas, vendas a dinheiro, notas de crédito, notas de débito, guias de remessa, guias de transporte, faturas pró-forma, orçamentos, notas de devolução; texto livre nos documentos; Visualização do ultimo preço e dos artigos mais vendidos a um determinado cliente, faturar com diversos preços de venda; Folha de caixa automática discriminada por tipo de pagamento; Relatórios financeiros, listagem de documentos com descritivo de Iva; Mapas de IVA, Saft-Pt e ultimas atualizações legais.

20 Famílias, subfamílias e artigos com nome e imagem; Top Vendas (Busca rápida dos artigos mais vendidos); Menus Compostos (Inserção de artigos ao mesmo tempo); Vendas ao balcão, mesas ou para fora (takeaway); Preços diferentes por zona (Balcão, esplanada, mesas, etc.); Desenho da sala ou salas pelo utilizador; Possibilidade de determinar a ementa do dia; Possibilidade de utilização de opções de confeção (gostos) pré- definidos ou de acordo com o pedido do cliente; Envio de pedidos para a cozinha, balcão, etc.; Possibilidade de definir o seguimento dos pratos; Divisão de contas e transferências de mesa; Controlo do consumo dos empregados; Transformação automática de talão em fatura se necessário; PDA – Possibilidade de utilização de PDA.

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22 Programa em Windows para o Comércio a Retalho Totalmente integrado nas outras aplicações GESTWARE, nomeadamente GESTWARE Facturação, GESTWARE Stocks, GESTWARE Contas Correntes e GESTWARE Contabilidade.

23 Parametrizações a definir pelo utilizador: Adaptável a todas as configurações de Hardware: Gaveta, Visor de Cliente, Impressora POS, Scanner, podendo funcionar com ou sem qualquer um destes dispositivos. Modelos de Talões parametrizáveis pelo operador, com simulação instantânea das alterações introduzidas no desenho. Capacidade de programar teclas com os códigos de artigos mais utilizados (PLU). Leitura dos artigos por teclado ou scanner, podendo-se aceder a um produto pelo seu código interno ou por qualquer um dos seus códigos de Fornecedor. Capacidade de leitura da informação gerada pelos códigos de barra nas Balanças eletrónicas (qual a parte relativa ao código do artigo e qual a parte relativa ao peso, por exemplo). Preparado para a última versão do ficheiro SAF-T PT, obrigatório desde em todos os sistemas de faturação com recurso a meios informáticos.

24 Movimentos de Caixa: Registo automático de todas as entradas em caixa a partir dos talões processados, por Número de Caixa, por Data e Hora e por Tipo de Pagamento. Introdução do Saldo Inicial de cada caixa (quantias monetárias para facilitar trocos, por exemplo). Lançamentos de saídas de caixa (pagamentos a fornecedores, por exemplo). Consultas e listagens dos movimentos realizados em cada caixa.

25 Operação: Opção de monitor táctil. Identificação inicial do Vendedor associado a cada Talão, com password de acesso opcional (simula a chave atribuída a cada operador para registo de caixa). Composição imediata de uma linha do talão a partir do código do artigo. Visualização instantânea dos dados do Talão no Visor de Cliente, sempre que este esteja definido no sistema: Artigo, Quantidade e Preço linha a linha, Total a Pagar e Troco no ato do pagamento. Tratamento de 10 diferentes modos de pagamento, aceitando-se a combinação de vários modos de pagamento para liquidação de um mesmo talão (parte em dinheiro, parte em cheque, por exemplo). Processamento de Vales de Devolução, aceites como forma de pagamento em futuros Talões. Multimoeda: o talão pode ser composto em Euros ou em Moeda alternativa e o pagamento de um mesmo talão pode ser realizado em qualquer uma destas moedas, isoladamente ou em conjunto (parte em Euros e o restante com um cheque em Libras, por exemplo). Seleção da impressora em tempo real: pode-se optar por imprimir o Talão na impressora POS ou na impressora pré-definida do Windows. Abertura automática da gaveta no final da impressão do Talão. Possibilidade de processamento de outros tipos de documento e sua impressão na impressora de talões (Fatura, Venda a Dinheiro, Encomenda, Nota de Devolução).

26 Mapas: Todas as listagens que a seguir se enumeram são produzidas na impressora de talões configurada. Movimentos de Caixa dia a dia (Detalhados e Acumulados), por tipo de movimento de caixa. Registo de Talões Diário - totais por documento, agrupados por data. Vendas de Artigos (Detalhadas e Acumuladas). Talões por Vendedor (discriminação dos talões da responsabilidade de cada vendedor num determinado período). Talões por Armazém num determinado período.

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28 O software PHC permite-lhe a gestão dos seus processos produtivos, desde a entrada da matéria-prima até ao embalamento final do seu produto, garantindo um controlo apurado dos custos de produção.

29 Partilha da informação industrial pelos diversos departamentos da empresa; Gestão fácil e parametrizável de fichas técnicas de produto; Configurador de produto para empresas que trabalham (exclusivamente) por encomenda; Gestão e calendarização finita das ordens de fabrico, sob diversos critérios; Atribuição de prioridades a produtos e/ou ordens de fabrico; Análise de stock à data, para uma melhor avaliação das necessidades de fabrico e/ou compra; Cálculo de necessidades de stock, envolvendo disponibilidade de recursos (MRP II); Registo (manual ou Touch-Screen) de dados de produção; Gestão de inspeções para controlo de qualidade de matérias-primas adquiridas e/ou produtos fabricados internamente; Controlo apurado de custos de produção e integração com Contabilidade Analítica; Inclusão de ferramentas gráficas para análise e gestão da ocupação dos centros de trabalho; Ferramenta fundamental à tomada de decisão dos prazos de encomendas de clientes; Garantia de crescimento no seu negócio, ao seu ritmo.

30 PHC Manufactor Platform PHC Manufactor Platform Módulo base para gestão industrial PHC Manufactor M.R.P. PHC Manufactor M.R.P. Cálculo de necessidades (MRP II) PHC Manufactor Planning PHC Manufactor Planning Calendarização gráfica de produção PHC Manufactor Qualidade PHC Manufactor Qualidade Gestão de inspecções PHC Manufactor Grelhas PHC Manufactor Grelhas Controlo de stocks a duas dimensões PHC Manufactor Lotes PHC Manufactor Lotes Controlo e rastreabilidade de lotes PHC Manufactor Orçamentos PHC Manufactor Orçamentos Controlo de custos PHC Manufactor Touch-screen PHC Manufactor Touch-screen Interface táctil de recolha de dados PHC Manufactor Packing-list PHC Manufactor Packing-list Gestão de expedição PHC Manufactor Moldes PHC Manufactor Moldes Controlo de operações com moldes PHC Manufactor Tarefas PHC Manufactor Tarefas Gestão integrada de tarefas PHC Manufactor Multi-língua PHC Manufactor Multi-língua Software em vários idiomas PHC Manufactor Gestão de manutenção PHC Manufactor Gestão de manutenção Manutenção do seu parque produtivo PHC Manufactor Configurador de Produto PHC Manufactor Configurador de Produto Produção para encomenda PHC Manufactor Leilões PHC Manufactor Leilões Gestão de propostas de subcontratados PHC Manufactor Recursos PHC Manufactor Recursos Especificidades de planeamento PHC Manufactor Sharing PHC Manufactor Sharing Partilha de capacidade entre empresas

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32 É um software de faturação que executa as funcionalidades básicas de gestão de uma empresa, nomeadamente no que respeita às Vendas/POS, Stocks e Contas Correntes de Clientes. Promove a modernização dos pequenos negócios através do tratamento informático da sua área comercial.

33 Esta solução apresenta uma resposta eficaz para as pequenas empresas com Vendas ao Balcão (Point of Sales- POS), na medida em que permite emitir todos os documentos necessários à sua atividade comercial: Etiquetas, Cotações/ Propostas, Faturas Pró-forma, Faturas, Vendas a dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, Guias de Remessa e de Transporte, Recibos e Notas de Pagamento). Para além de permitir uma gestão diferenciada de artigos por cores, tamanhos e dimensões, bem como a gestão de devoluções.

34 No que respeita à gestão do Caixa, o PRIMAVERA EXPRESS está preparado para aceitar múltiplos modos de pagamento, desde numerário, cheques, cartão de crédito, multibanco, sendo possível emitir documentos com ou sem IVA. Esta solução promove ainda uma gestão controlada da Conta Corrente de Clientes e outros Devedores, através de um conjunto de operações que permitem efetuar Liquidações Parciais e estornar (corrigir) Liquidações já executadas, definir limites de crédito em dias de vencimento, criar alertas de valores a pagar e valores a receber; entre outras.

35 No sentido de facilitar a gestão de Stocks, a solução dá ao utilizador a possibilidade de: Introduzir e emitir documentos Entrada, Saída. Movimentações de Stock (segundo dois critérios: quantidade e valor) e respetivas atualizações integradas com a faturação.

36 Mapas de Gestão: Mapas de vendas: Gerais, Diárias, Mensais, Trimestrais. Por: Clientes, Artigos, Famílias, Zonas, Vendedores, Análise de margens. Extratos de Contas Correntes e consultas de valores a pagar e a receber, listagens diversas; Stocks, Inventários, extratos de Artigo, entre outros dados estatísticos com informação de gestão essencial para acompanhar a evolução do negócio.

37 Provector Wikipedia Trabalhosfeitos Estrategiasc Primaverabss Ricarte PHC Gestware

38 João Reis Marco Marques


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