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Resultados da avaliação do Primeira Infância Melhor sobre a saúde desenvolvimental na entrada para a escola no Rio Grande do Sul Tonantzin Gonçalves, Eric.

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1 Resultados da avaliação do Primeira Infância Melhor sobre a saúde desenvolvimental na entrada para a escola no Rio Grande do Sul Tonantzin Gonçalves, Eric Duku, & Magdalena Janus Santa Maria, 20 de Novembro, 2013

2 Resumo Histórico O Instrumento de Desenvolvimento da Primeira Infância Estudo piloto – descrição da amostra & resultados Estudo EDI-PIM - descrição & resultados Conclusões

3 HISTÓRICO

4 Histórico Fraser Mustard e Mary Young: Muitos elogios ao PIM Outubro - Novembro de 2008 Encontros em São Paulo e Porto Alegre Ideias sobre um estudo científico internacional Tradução e adaptação do EDI Centro de Estudos Luís Guedes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Revisão final: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Plano amostral (Rodrigo Pinto, Harvard University) Envolvimento do Offord Centre for Child Studies (McMaster University) Julho de 2010 Acordo e plano de trabalho para 2011

5 INSTRUMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA THE EARLY DEVELOPMENT INSTRUMENT (EDI)

6 EDI Desenvolvido no Canadá entre Para crianças entrando na escola (4 a 7 anos) Completado pelas professoras Mínimo treinamento envolvido Panorama geral sobre o status de saúde desenvolvimental ao entrar na escola Resultados em nível populacional ou de comunidades/grupos: não é um diagnóstico individual Pode ser relacionado com outras fontes de dados, p.ex., saúde, aspectos sociodemográficos e programas

7 EDI Uma medida holística da saúde desenvolvimental das crianças na entrada da escola 5 domínios (áreas-chave do desenvolvimento infantil): Saúde e bem-estar físico Competência Social Maturidade Emocional Linguagem e desenvolvimento cognitivo Habilidades de comunicação e conhecimentos gerais Usado em mais de 20 país pelo mundo

8 Implementações do EDI no mundo

9 Medidas de resultado do EDI Domínios do EDI recebem escore de 0-10 (com 10 sendo o melhor escore) e resumidos em 4 indicadores: 1. Escores médios para cada um dos 5 domínios, por grupo 2.Vulnerabilidade no EDI – sim ou não 3. Vulnerabilidade no domínio: porcentagem de crianças que tiveram resultados abaixo do percentil 10 em cada domínio 4. Vulnerabilidade Global: crianças que são vulneráveis em pelo menos um domínio do EDI

10 ESTUDO PILOTO EDI/PIM (MAIO – JUNHO DE 2011)

11 Comunidade do Estudo Piloto: Taquara

12 Estudo Piloto: Descrição da amostra e resultados Amostra selecionada de Taquara: 76 crianças 39 egressas do PIM no seu primeiro ano na escola 37 não-egressas do PIM ou de educação infantil/creche (Grupo controle) Estudo piloto demonstrou Exequibilidade do estudo Consistência Interna do EDI (itens podem ser utilizados conjuntamente) Confiabilidade teste-reteste (Fidedignidade) Validade (Vulnerabilidade no EDI associada com renda)

13 ESTUDO EDI/PIM (JULHO A SETEMBRO DE 2011)

14 Objetivos do estudo Investigar o impacto do PIM na saúde desenvolvimental ao ingressar na escola (prontidão para a escola) Comparar o desempenho dos grupos PIM e Controle nos domínios do EDI Identificar possíveis variáveis contextuais ou relacionadas a criança que ajudem a explicar as diferenças encontradas

15 Plano do Estudo Professores treinados pelo GTE e GTM previamente capacitados Seleção da amostra: crianças de 4 a 6 anos no seu 1o ano na escola egressas e não-egressas do PIM Aplicação do EDI (professores) e coleta de informações sociodemográficas das famílias (GTM)

16 Comunidades no Estudo EDI-PIM

17 Amostra: crianças por comunidade (n=654) ComunidadeCrianças Alegrete17 Carazinho137 Frederico Westphalen94 Palmeira das Missões81 Santiago101 Santo Ângelo93 São Borja86 Uruguaiana45

18 Amostra: Descrição geral (todas as comunidades) Total de crianças = 654 Grupo Controle = 231; Grupo PIM = 423 Meninos = 328; Meninas = 326 Idade média na aplicação = 5.7 anos Renda média mensal per capita das famílias= R$ 226 Idade média das mães = 32.2 anos Média de anos de escolaridade das mães= 7.4 anos Número médio de pessoas no domicílio = 4.6 Número médio de irmãos vivendo com a criança = 1.4

19 Amostra: Descrição por grupo ControlesPIM NMédiaDPNMédiaDP Idade na aplicação do EDI Idade da mãe Educação da mãe Renda familiar per capita (R$) Pessoas no domicílio Irmãos vivendo com a criança

20 RESULTADOS ESTUDO EDI/PIM

21

22 Vulnerabilidade Global: por gênero e grupo Participação no PIM mostrou reduzir o risco de vulnerabildade entre os meninos. Participação no PIM reduziu as diferenças entre meninos e meninas na vulnerabilidade para todos os domínios e no índice global de vulnerabilidade.

23 Vulnerabilidade Global: por anos de estudo da mãe e grupo Clara relação entre educação materna e vulnerabilidade entre crianças egressas do PIM e controles; em ambos os grupos crianças com mães mais escolarizadas eram menos provavelmente vulneráveis

24 Vulnerabilidade global: por renda familiar per capita(R$) e grupo Participação no PIM mostrou reduzir o risco de vulenrabilidade entre as famílias mais pobres

25 Vulnerabilidade nos domínios: por duração de participação no PIM, n=423 Crianças que participaram por mais tempo do PIM tinham risco mais baixo de serem vulneráveis do que as outras, exceto para o domínio Emocional

26 Vulnerabilidade Global: por duração de participação no PIM, n=423 Vulnerabilidade global na amostra: Controles 28.1%; PIM 27%

27 CONCLUSÕES

28 Conclusões Resultados reforçam nossa compreensão sobre o impacto do PIM, mas fornecem apenas uma pequena peça do quadro todo Achados também ressaltam a necessidade da avaliação das crianças/famílias ao entrarem no PIM para avaliar seu impacto Estudo sugere que a atuação do PIM precisa focar mais enfaticamente as famílias mais pobres Atuação protetiva do PIM especialmente entre os meninos Fica clara a vantagem de uma exposição mais longa ao PIM para o desenvolvimento cognitivo e da linguagem

29 AGRADECIMENTOS

30 Agradecimentos Professores Crianças Famílias Grupo Técnico Estadual e Grupos Técnicos Municipais do PIM Equipe do EDI – Offord Centre for Child Studies

31 Muito Obrigado!

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