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Resultados da avaliação do Primeira Infância Melhor sobre a saúde desenvolvimental na entrada para a escola no Rio Grande do Sul Tonantzin Gonçalves, Eric.

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1 Resultados da avaliação do Primeira Infância Melhor sobre a saúde desenvolvimental na entrada para a escola no Rio Grande do Sul Tonantzin Gonçalves, Eric Duku, & Magdalena Janus Santa Maria, 20 de Novembro, 2013

2 Resumo Histórico O Instrumento de Desenvolvimento da Primeira Infância
Estudo piloto – descrição da amostra & resultados Estudo EDI-PIM - descrição & resultados Conclusões

3 Histórico

4 Histórico Fraser Mustard e Mary Young: Muitos elogios ao PIM
Outubro - Novembro de 2008 Encontros em São Paulo e Porto Alegre Ideias sobre um estudo científico internacional Tradução e adaptação do EDI Centro de Estudos Luís Guedes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Revisão final: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Plano amostral (Rodrigo Pinto, Harvard University) Envolvimento do Offord Centre for Child Studies (McMaster University) Julho de 2010 Acordo e plano de trabalho para 2011 Sample design: approximately 1,000 children, 2/3 in PIM and 1/3 of children from the same areas and similar characteristics but not in PIM

5 INSTRUMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA THE EARLY DEVELOPMENT INSTRUMENT (EDI)

6 EDI Desenvolvido no Canadá entre 1997-2000
Para crianças entrando na escola (4 a 7 anos) Completado pelas professoras Mínimo treinamento envolvido Panorama geral sobre o status de saúde desenvolvimental ao entrar na escola Resultados em nível populacional ou de comunidades/grupos: não é um diagnóstico individual Pode ser relacionado com outras fontes de dados, p.ex., saúde, aspectos sociodemográficos e programas

7 EDI Uma medida holística da saúde desenvolvimental das crianças na entrada da escola 5 domínios (áreas-chave do desenvolvimento infantil): Saúde e bem-estar físico Competência Social Maturidade Emocional Linguagem e desenvolvimento cognitivo Habilidades de comunicação e conhecimentos gerais Usado em mais de 20 país pelo mundo

8 Implementações do EDI no mundo

9 Medidas de resultado do EDI
Domínios do EDI recebem escore de 0-10 (com 10 sendo o melhor escore) e resumidos em 4 indicadores: Escores médios para cada um dos 5 domínios, por grupo “Vulnerabilidade” no EDI – sim ou não Vulnerabilidade no domínio: porcentagem de crianças que tiveram resultados abaixo do percentil 10 em cada domínio Vulnerabilidade Global: crianças que são vulneráveis em pelo menos um domínio do EDI

10 Estudo Piloto edi/pim (maio – Junho de 2011)

11 Comunidade do Estudo Piloto: Taquara

12 Estudo Piloto: Descrição da amostra e resultados
Amostra selecionada de Taquara: 76 crianças 39 egressas do PIM no seu primeiro ano na escola 37 não-egressas do PIM ou de educação infantil/creche (Grupo controle) Estudo piloto demonstrou Exequibilidade do estudo Consistência Interna do EDI (itens podem ser utilizados conjuntamente) Confiabilidade teste-reteste (Fidedignidade) Validade (Vulnerabilidade no EDI associada com renda)

13 eStudo edi/pim (Julho a setembro de 2011)

14 Objetivos do estudo Investigar o impacto do PIM na saúde desenvolvimental ao ingressar na escola (prontidão para a escola) Comparar o desempenho dos grupos PIM e Controle nos domínios do EDI Identificar possíveis variáveis contextuais ou relacionadas a criança que ajudem a explicar as diferenças encontradas

15 Plano do Estudo Professores treinados pelo GTE e GTM previamente capacitados Seleção da amostra: crianças de 4 a 6 anos no seu 1o ano na escola egressas e não-egressas do PIM Aplicação do EDI (professores) e coleta de informações sociodemográficas das famílias (GTM)

16 Comunidades no Estudo EDI-PIM

17 Amostra: crianças por comunidade (n=654)
Alegrete 17 Carazinho 137 Frederico Westphalen 94 Palmeira das Missões 81 Santiago 101 Santo Ângelo 93 São Borja 86 Uruguaiana 45

18 Amostra: Descrição geral (todas as comunidades)
Total de crianças = 654 Grupo Controle = 231; Grupo PIM = 423 Meninos = 328; Meninas = 326 Idade média na aplicação = 5.7 anos Renda média mensal per capita das famílias= R$ 226 Idade média das mães = 32.2 anos Média de anos de escolaridade das mães= 7.4 anos Número médio de pessoas no domicílio = 4.6 Número médio de irmãos vivendo com a criança = 1.4

19 Amostra: Descrição por grupo
Controles PIM N Média DP Idade na aplicação do EDI 228 5.8 0.8 418 5.7 0.7 Idade da mãe 227 32.8 8.4 415 31.9 8.3 Educação da mãe 217 7.5 3.1 414 7.4 3.0 Renda familiar per capita (R$) 225 261 209 207 146 Pessoas no domicílio 4.6 1. 8 416 1.5 Irmãos vivendo com a criança 1.4

20 Resultados estudo edi/pim

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22 Vulnerabilidade Global: por gênero e grupo
Participação no PIM mostrou reduzir o risco de vulnerabildade entre os meninos. Participação no PIM reduziu as diferenças entre meninos e meninas na vulnerabilidade para todos os domínios e no índice global de vulnerabilidade.

23 Vulnerabilidade Global: por anos de estudo da mãe e grupo
Clara relação entre educação materna e vulnerabilidade entre crianças egressas do PIM e controles; em ambos os grupos crianças com mães mais escolarizadas eram menos provavelmente vulneráveis

24 Vulnerabilidade global: por renda familiar per capita(R$) e grupo
Participação no PIM mostrou reduzir o risco de vulenrabilidade entre as famílias mais pobres

25 Vulnerabilidade nos domínios: por duração de participação no PIM, n=423
Language & Cognitive dev’t domain statistically significant Crianças que participaram por mais tempo do PIM tinham risco mais baixo de serem vulneráveis do que as outras, exceto para o domínio Emocional

26 Vulnerabilidade Global: por duração de participação no PIM, n=423
Vulnerabilidade global na amostra: Controles 28.1%; PIM 27%

27 CONCLUSÕES

28 Conclusões Resultados reforçam nossa compreensão sobre o impacto do PIM, mas fornecem apenas uma pequena peça do quadro todo Achados também ressaltam a necessidade da avaliação das crianças/famílias ao entrarem no PIM para avaliar seu impacto Estudo sugere que a atuação do PIM precisa focar mais enfaticamente as famílias mais pobres Atuação protetiva do PIM especialmente entre os meninos Fica clara a vantagem de uma exposição mais longa ao PIM para o desenvolvimento cognitivo e da linguagem

29 agradecimentos

30 Agradecimentos Professores Crianças Famílias
Grupo Técnico Estadual e Grupos Técnicos Municipais do PIM Equipe do EDI – Offord Centre for Child Studies

31 Muito Obrigado!

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