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Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil Desafios e ações imediatas para um Plano Estadual.

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Apresentação em tema: "Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil Desafios e ações imediatas para um Plano Estadual."— Transcrição da apresentação:

1 Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil Desafios e ações imediatas para um Plano Estadual

2 Planos Nacional, Estadual e Municipal (C138 e C182 da OIT) Qual o problema Porque intervir, Para que intervir, O que fazer, Como intervir, Quando intervir, Quem

3 ESTRUTURA DE UM PLANO Minimamente, um plano (como o de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador) precisa conter alguns elementos básicos, no seu desenvolvimento: –A. diagnóstico situacional –B. definição de objetivos –C. dimensões estratégicas –D. mapa de operacionalização: metas, ações, atividades, indicadores, responsáveis e cronograma; –E. gestão: recursos humanos, materiais e financeiros –F. monitoramento e avaliação.

4 Qual é o problema central Diferenciar entre a manifestação e o problema Quais são as suas causas E os motivos das causas Quais são as suas conseqüências E os efeitos das conseqüências A. diagnóstico situacional

5 Modelo explicativo com variáveis instrumentais do Ministério do Desenvolvimento Social Não-freqüência à Escola Trabalho Infantil Renda familiar per capita Anos de estudo da mãe Localização Urbano/Rural Crianças de famílias com renda per capita de até ½ SM, têm 2,3 vezes mais chances de não freqüentar a escola, e 1,7 vezes mais chances de trabalho infantil. Crianças moradoras de áreas rurais, têm 2,1 vezes mais chances de não freqüentar a escola, e 5 vezes mais chances de trabalho infantil. Crianças cuja mãe possui menos de 4 anos de estudo, têm 2,3 vezes mais chances de não freqüentar a escola, e 2,3 vezes mais chances de trabalho infantil.

6 I.A qual situação chegar para resolver o problema? II.Objetivo de desenvolvimento I.Longo prazo III.Objetivo especifico I.Médio prazo IV.Resultados I.Prazo imediato B. definição de objetivos

7 Diferenciar as causas conjunturais (para desenvolver programas) estruturais (para desenvolver planos) Conhecimento Legislação Comunicação Fortalecimento Institucional Ações integradas de proteção integral Satisfazer os motivos das causas Eliminar as causas Minimizar as conseqüências Eliminar os efeitos C. dimensões estratégicas A forma de resolver o problema implica:

8 D. mapa de operacionalização: Metas, Atividades, Ações, Indicadores - (gestão, resultados, de impacto) Responsáveis, Cronograma

9 Recursos: Humanos, Materiais, Financeiros E. gestão:

10 Definição de: Tempos Instrumentos Modos de fortalecimento ou de reorientação da gestão F. monitoramento e avaliação.

11 Ações imediatas para a elaboração do Plano Estratégias de Mobilização no PPA Municipal 2009 Elaboração de plataforma de mobilização Educação Tempo Integral Educação Integral, contextualizada e atrativa Subsidiaria (ações sócio educativas) Definição de metas e prazos e orçamento Prefeitos Eleitos Vereadores Eleitos


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