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Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014.

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1 Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário
Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014

2 PROCESSAMENTO DO ÓLEO de soja Transporte distribuição
Pegada de C do biodiesel de soja ETAPAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA PROCESSAMENTO DO ÓLEO de soja PRODUÇÃO DE BIODIESEL Transporte distribuição ESALQ-LOG

3 ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE
Etapas da produção do biodiesel de soja (MT e MS) PREPARO DO SOLO TRANSPORTE MARÍTMO COMBUSTÍVEIS Diesel Gasolina Etanol Óleo lubrificante Eletricidade Porto da União Europeia SEMEADURA INSUMOS Fertilizantes Calcário Defensivos Sementes Resíduos da colheita Refinaria de Paulínia TRANSPORTE RODOVIÁRIO Porto de Santos PRODUÇÃO B100 GLICERINA E BIODIESEL ARMAZÉM OLEO DE COZINHA REFINO OLEO REFINADO SAFRINHA MILHO ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE OLEO BRUTO EXTRAÇÃO FARELO

4 Fontes de emissão de GEE
Etapa Agrícola Processamento do óleo de soja Produção de B100

5 Fontes de emissão de GEE
Etapa Agrícola Insumos Combustíveis Eletricidade Processamento do óleo de soja Insumos Combustíveis Eletricidade Produção de B100 Insumos Eletricidade Combustíveis

6 Fontes de emissão de GEE
Etapa Agrícola Insumos Fertilizantes Calcário Defensivos Sementes Resíduos colheita Combustíveis Eletricidade Diesel Gasolina Etanol Óleo lubrificante Processamento do óleo de soja Insumos Hexano N líquido Soda cáustica Ácido fosfórico Ácido cítrico Combustíveis Eletricidade Óleo BPF Lenha Cavaco Produção de B100 Insumos Metanol Metilato HCl Soda cáustica Catalisadores Eletricidade Combustíveis Diesel Gasolina Etanol GLP

7 114 propriedades agrícolas
Etapa agrícola – propriedades avaliadas 8 10 9 7 11 15 Estado do Mato Grosso 2007/08 2008/09 2009/10 114 propriedades agrícolas

8 Metodologia de cálculo

9 Resultados

10 Potencial de Aquecimento Global
Gases de Efeito Estufa CO2 CH4 N2O Potencial de Aquecimento Global 1 25 298 Equivalente em CO2 CO2e

11 BIODIESEL ENTREGUE EM PAULÍNIA
Pegada de Carbono do Biodiesel B100 Expressão em base energética: gCO2equivalente/MJ BIODIESEL ENTREGUE EM PAULÍNIA

12 BIODIESEL ENTREGUE EM PAULÍNIA
Pegada de Carbono do Biodiesel B100 Expressão em base energética: gCO2equivalente/MJ BIODIESEL ENTREGUE EM PAULÍNIA 23,1 – 25,8 Distribuição relativa (%) 31-35 Agrícola 16-35 Processamento do óleo 20-43 Produção de biodiesel 10 Transporte e distribuição

13 BIODIESEL ENTREGUE EM PORTO DA UNIÃO EUROPEIA
Pegada de Carbono do Biodiesel B100 BIODIESEL ENTREGUE EM PORTO DA UNIÃO EUROPEIA

14 BIODIESEL ENTREGUE EM PORTO DA UNIÃO EUROPEIA
Pegada de Carbono do Biodiesel B100 Expressão em base energética: gCO2equivalente/MJ BIODIESEL ENTREGUE EM PORTO DA UNIÃO EUROPEIA 26,5 – 29,2 Distribuição relativa (%) 27-30 Agrícola 14-31 Processamento do óleo 17-38 Produção de biodiesel 21-22 Transporte e distribuição

15 65 68 26,5 – 29,2 Pegada de Carbono do Biodiesel B100 Biodiesel B100
Diesel Europeu 83,8 gCO2/ MJ Biodiesel B100 Pegada de C gCO2eq/ MJ Redução GEE % 65 68 APROSOJA ABIOVE UBRABIO 26,5 – 29,2

16 Projeção da redução de emissões de GEE do Diesel B
Emissão do diesel puro: 85,2 gCO2e/MJ B 5 82,1 biodiesel B 7 80,8 biodiesel B 10 79,0 biodiesel B 15 75,9 biodiesel B 20 72,8 biodiesel 85,2 -0,7% -3,6% -7,2% -10,8% Diesel puro

17 Aspectos econômicos O aumento do percentual do biodiesel no diesel e seu impacto na inflação

18 Aspectos econômicos B5 B7 B5 B7 Cesta básica: Tarifa do ônibus:
R$ 0,20/ un Tarifa do ônibus: R$ 0,007/ passe

19 Aspectos econômicos B5 B10 B5 B10 Cesta básica: Tarifa do ônibus:
R$ 0,50/ un Tarifa do ônibus: R$ 0,017/ passe

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Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014


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