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Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba 14/04/2014.

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1 Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba 14/04/2014

2 Pegada de C do biodiesel de soja ESALQ-LOG PROCESSAMENTO DO ÓLEO DE SOJA ETAPAS DA PRODUÇÃO PRODUÇÃO DE BIODIESEL AGRÍCOLA TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO

3 PREPARO DO SOLO ARMAZÉM TRANSPORTE MARÍTMO Etapas da produção do biodiesel de soja (MT e MS) SEMEADURA COMBUSTÍVEIS Diesel Gasolina Etanol Óleo lubrificante Eletricidade INSUMOS Fertilizantes Calcário Defensivos Sementes Resíduos da colheita ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE EXTRAÇÃO OLEO BRUTO FARELO REFINO OLEO DE COZINHA OLEO REFINADO PRODUÇÃO B100 Porto de Santos Porto da União Europeia GLICERINA E BIODIESEL Refinaria de Paulínia TRANSPORTE RODOVIÁRIO SAFRINHA MILHO

4 Etapa Agrícola Etapa Agrícola Processamento do óleo de soja Processamento do óleo de soja Produção de B100 Fontes de emissão de GEE

5 Etapa Agrícola Etapa Agrícola Insumos Combustíveis Eletricidade Processamento do óleo de soja Processamento do óleo de soja Insumos Combustíveis Eletricidade Produção de B100 Insumos Eletricidade Combustíveis

6 Etapa Agrícola Etapa Agrícola Insumos Fertilizantes Calcário Defensivos Sementes Resíduos colheita Combustíveis Eletricidade Diesel Gasolina Etanol Óleo lubrificante Processamento do óleo de soja Processamento do óleo de soja Insumos Hexano N líquido Soda cáustica Ácido fosfórico Ácido cítrico Combustíveis Eletricidade Óleo BPF Lenha Cavaco Produção de B100 Insumos Metanol Metilato HCl Soda cáustica Catalisadores Eletricidade Combustíveis Diesel Gasolina Etanol GLP Fontes de emissão de GEE

7 / / / propriedades agrícolas Estado do Mato Grosso Etapa agrícola – propriedades avaliadas

8 Metodologia de cálculo

9 Resultados

10 CO 2 N2ON2OCH Potencial de Aquecimento Global Equivalente em CO 2 CO 2 e Gases de Efeito Estufa

11 Expressão em base energética: gCO 2 equivalente/M J BIODIESEL ENTREGUE EM PAULÍNIA Pegada de Carbono do Biodiesel B100

12 Expressão em base energética: gCO 2 equivalente/MJ BIODIESEL ENTREGUE EM PAULÍNIA 23,1 – 25,8 Distribuição relativa (%) Agrícola Processamento do óleo Produção de biodiesel 10 Transporte e distribuição Pegada de Carbono do Biodiesel B100

13 BIODIESEL ENTREGUE EM PORTO DA UNIÃO EUROPEIA Pegada de Carbono do Biodiesel B100

14 Expressão em base energética: gCO 2 equivalente/MJ 26,5 – 29,2 Distribuição relativa (%) Agrícola Processamento do óleo Produção de biodiesel Transporte e distribuição BIODIESEL ENTREGUE EM PORTO DA UNIÃO EUROPEIA Pegada de Carbono do Biodiesel B100

15 Redução GEE % Diesel Europeu 83,8 gCO 2 / MJ APROSOJA ABIOVE UBRABIO APROSOJA ABIOVE UBRABIO Biodiesel B100 Pegada de C gCO 2 eq/ MJ 26,5 – 29,2 Pegada de Carbono do Biodiesel B100

16 Emissão do diesel puro: 85,2 gCO 2 e/MJ B 5 82,1 biodiesel B 7 80,8 biodiesel B 10 79,0 biodiesel B 15 75,9 biodiesel B 20 72,8 biodiesel -0,7% -3,6% -7,2% -10,8% 85,2 Diesel puro Projeção da redução de emissões de GEE do Diesel B

17 Aspectos econômicos O aumento do percentual do biodiesel no diesel e seu impacto na inflação

18 Aspectos econômicos Tarifa do ônibus: R$ 0,007/ passe B5 B7 Cesta básica: R$ 0,20/ un B5 B7

19 Aspectos econômicos Tarifa do ônibus: R$ 0,017/ passe B5 B10 Cesta básica: R$ 0,50/ un B5 B10

20 Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba 14/04/2014


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