A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ônibus movido a Etanol. Motor – Principais Diferenças Taxa de compressão de 28:1 (18:1); Mesma eficiência do motor diesel; Maior volume de injeção,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ônibus movido a Etanol. Motor – Principais Diferenças Taxa de compressão de 28:1 (18:1); Mesma eficiência do motor diesel; Maior volume de injeção,"— Transcrição da apresentação:

1 Ônibus movido a Etanol

2

3

4

5 Motor – Principais Diferenças Taxa de compressão de 28:1 (18:1); Mesma eficiência do motor diesel; Maior volume de injeção, devido ao menor conteúdo energético do etanol; Alguns materiais adaptados ao uso do etanol; O novo motor (3ª geração ) atende a EURO 5 (regulamentação de emissões de poluentes mais rigorosa, que entra em vigor em 2009 na Europa) e EEV – Enhanced Environmental Vehicle (norma mais rígida que especifica a emissão de poluentes na Europa, sem data para entrar em vigor). * O motor que está equipando o ônibus é de uma geração anterior ( 2ª) e atende EURO 4. Fonte: Cenbio (2008)

6 Homologação do Motor CETESB VALORES DE EMISSÃO CO (g/kWh)HC (g/kWh)NOx (g/kWh)MP (g/kWh) Ensaio no motor (1) 00,051,70,01 PROCONVE P-5 (2) 2,10,665,00,10 ou 0,13 PROCONVE P-6 (3) 1,50,463,50,02 (1) Ensaio realizado em 13/09/2007, no laboratório RDW, na Holanda (2) Estabelecidos na Resolução Conama n o 315/02, em vigor desde 01/01/2006 (3) Resolução Conama nº 315/02, Art.15, Tabela 1, linha 2, que entrará em vigor até 01/01/2009 Fonte: Scania (2008)

7 2º ÔNIBUS MOVIDO A ETANOL

8 Fornecer o motor e chassi Parceiros Encarroçar o ônibus Fornecer o etanol para testes Fornecer 20% do aditivo para o etanol

9 Viabilizar os testes em uma de suas operadoras Parceiros Importar e comprar 80% do aditivo para os testes. Misturar o aditivo ao etanol e distribuir nas operadoras.

10

11

12

13 Etapa Atual Políticas Públicas: Lei de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo (5/6/2009) – prevê a substituição de toda frota de ônibus da cidade, até 2017, por ônibus que utilizem combustíveis renováveis (10% a.a.); Lei de Política Estadual de Mudanças Climáticas (9/11/2009) – prevê redução de 20% das emissões de CO 2 até 2020 (Plano de Transporte Sustentável a ser apresentado em 1 ano).

14 Cana-de-Açúcar no Brasil Fonte: IBGE, CTC

15 Fonte: Unica (2008) Produtividade do Etanol

16 Benefícios do uso do Etanol em motores diesel É um combustível renovável, limpo e biodegradável; Reduz a poluição local do ar em 90% de MP e 62% de NOx; Atende aos limites de emissões EURO 5 e EEV – Enhanced Environmental Vehicle; Não contém enxofre, o responsável pela chuva ácida; Diminui em mais de 80% as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global; Estimula empregos na zona rural; Possui preços competitivos; É um produto disponível em larga escala; É compatível com a infra-estrutura de distribuição existente; O etanol é brasileiro.

17 Cordenação Geral do Projeto Busca pelos parceiros, acompanhamento dos testes, registro dos dados, elaboração de relatórios e formulação de políticas públicas. Veículos Híbridos

18 + Híbrido Fonte: Toyota (2008)

19 Testar o desempenho, consumo e emissão de poluentes em veículos híbridos modelo Prius (Toyota), movidos a partir de gasolina brasileira (20 a 25% de etanol). Objetivo Fonte: Toyota (2008)

20 Parceiros Ceder dois veículos híbridos Prius Ceder um veículo Prius, realizar os testes de emissão e de consumo de combustível em bancada, fornecer condutores, óleo lubrificante e a gasolina para os testes.

21 Veículo Híbrido PRIUS Fonte: Toyota (2008)

22 Bateria de alta voltagem Motor / Gerador Elétrico Inversor Motor a gasolina Prius - Componentes Fonte: Toyota (2008)


Carregar ppt "Ônibus movido a Etanol. Motor – Principais Diferenças Taxa de compressão de 28:1 (18:1); Mesma eficiência do motor diesel; Maior volume de injeção,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google