A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla? Fabiano Mezadre Pompermayer Diretoria de Estudos Setoriais IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla? Fabiano Mezadre Pompermayer Diretoria de Estudos Setoriais IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica."— Transcrição da apresentação:

1 Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla? Fabiano Mezadre Pompermayer Diretoria de Estudos Setoriais IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Brasília, 28 de abril de 2010

2 2 Comparação matrizes energéticas brasileira e mundial Petróleo Gás Natural Carvão Mineral Nuclear Hidráulica Biomassa Fontes Renováveis 2006

3 3 Consumo de energia por setor

4 4 Pressões ambientais crescentes Aumento da frota mundial de carros em mais de 400 milhões de veículos até 2015 Efeitos do aquecimento global podem ser dramáticos sobre o planeta Redução de consumo? Consumo mais eficiente? Fontes renováveis? Captura de carbono?

5 5 Veículos elétricos Atende a grande parte dos deslocamentos individuais, que são de curtas distâncias Permitem a utilização de qualquer fonte de energia Tem melhor eficiência energética que veículos com MCI, reduzindo a emissão de GEE, mesmo se usar fontes não renováveis Aposta dos EUA, UE e Japão para reativar indústria Custo elevado das baterias Baixa autonomia Veículos pequenos Consumidor prefere veículo versátil Necessidade de infraestrutura Pontos de recarga Postos de troca de bateria Geração e transmissão Smart Grids Emissões na geração Vantagens Desafios

6 6 Etanol para transporte Combustível renovável MCI a etanol é tecnologia similar aos MCIs existentes Veículos podem ser de qualquer tamanho, viável até para caminhões Tecnologias flex-fuel reduzem dependência de oferta Oferta mundial concentrada Potencial disputa por terras para produção de alimentos Para utilização em veículos a diesel, autonomia é reduzida Custos de produção Produção viável para preço de petróleo também elevados Vantagens Desafios

7 7 Opções para o Etanol Complementares aos veículos elétricos Produção em outros países Etanol de 2 a geração Posição do Brasil Aumentar oferta mundial Geração elétrica Automóveis de grande porte Transporte público Transporte de carga Termelétricas a biomassa Adaptação de térmicas a óleo Vans, caminhonetes, SUVs Veículos híbridos Ônibus a etanol Adaptação do motor diesel Caminhões a etanol Adaptação do motor diesel

8 OBRIGADO!

9 Backup

10 10 Consumo de energia por setor Não energético Transportes Residencial Público Comercial Indústria Agro-pecuário 10 3 tep Prod. energia 15% renovável 58% renovável

11 11 Matriz de geração elétrica brasileira Fontes Renováveis: Brasil: 89% Mundo: 18% 2007


Carregar ppt "Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla? Fabiano Mezadre Pompermayer Diretoria de Estudos Setoriais IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google