A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 1 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Pré-Fukushima Nivalde J. de Castro Guilherme de A. Dantas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 1 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Pré-Fukushima Nivalde J. de Castro Guilherme de A. Dantas."— Transcrição da apresentação:

1 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 1 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Pré-Fukushima Nivalde J. de Castro Guilherme de A. Dantas Roberto Brandão

2 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 2 Sumário Desafios do Setor Energético Características da Matriz Elétrica Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial

3 Desafios do Setor Energético O setor energético está diante ao desafio de expandir a oferta de energia sujeito às restrições pela mitigação das alterações climáticas. Este desafio assume grandes proporções diante ao crescimento exponencial da demanda por energia projetado para os próximos anos. De acordo com IEA (2010b), a demanda mundial por energia crescerá 36% até 2035, sendo 93% deste crescimento oriundo dos países em vias de desenvolvimento. GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 3

4 4 Desafios do Setor Energético Sem a necessidade de mitigar a emissão de gases do efeito estufa, a matriz energética mundial tenderia a se expandir baseada na exploração de recursos fósseis; Contudo, a relevância das alterações climáticas faz com que a expansão do setor energético contemple medidas de promoção de eficiência energética e aumento da participação de fontes renováveis com vistas a reduzir a intensidade em carbono da matriz energética mundial;

5 O Setor Elétrico Mundial GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 5 Por se tratar da forma mais nobre de energia, a demanda por energia elétrica irá crescer a uma taxa maior que a taxa de crescimento da demanda por energia. Explica-se: algumas medidas de eficiência energética estão associadas a utilização de energia elétrica. Conforme IEA (2010b), em seu cenário de referência, a demanda de energia elétrica atingirá o valor de TWh em contraste com o valor de TWh registrado em Como atender a esta demanda crescente?

6 O Setor Elétrico Mundial GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 6 Matriz Elétrica Mundial em 2008 Fonte: IEA (2010a).

7 O Setor Elétrico Mundial GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 7 A matriz elétrica mundial é baseada em fontes fósseis. Logo se verifica duas características da mesma: Elevada emissão de gases do efeito estufa e de poluentes locais; Forte exposição a volatilidade do preço internacional do petróleo; Neste sentido, a expansão da oferta com base nas características da matriz atual é incompatível com o objetivo de se promover a segurança do suprimento com custos competitivos e sustentabilidade ambiental.

8 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 8 Mesmo considerando um cenário onde não se adote metas mais rígidas de redução das emissões de gases do efeito estufa, o desafio do setor elétrico é grande devido ao expressivo crescimento da demanda. Com vistas a segurança da oferta com sustentabilidade ambiental, IEA (2010b) projeta expressivos investimentos em fontes renováveis de energia elétrica e plantas nucleares. Segundo este documento, a produção de energia nuclear deverá atingir TWh.

9 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 9 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Capacidade Nuclear em Construção e Projetada: Fonte: IEA (2010b).

10 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 10 De acordo com IEA (2010b), há uma forte concentração mundial de centrais nucleares com idade entre 20 e 40 anos, indicando a necessidade de substituição de parte relevante destas centrais até No cenário de referência elaborado pela IEA (2010b), 35% dos GW de potência adicionados entre 2009 e 2035 destinam-se à substituição usinas geradoras de energia elétrico de todos os tipos. Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial

11 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 11 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Idade do Parque Térmico por Região: 2008 Fonte: IEA (2010b).

12 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 12 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Fonte: IEA (2010b). Capacidade Instalada Mundial no Cenário Novas Políticas:

13 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 13 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Contudo, no cenário de referência, as emissões de gases do efeito estufa seriam de 35,4 bilhões de toneladas em 2035, o que representaria um aumento da temperatura média mundial em 3,5 o C e por conseqüência graves danos a biosfera. Em contrapartida, o cenário 450 é onde se adotam medidasmais drásticas de redução das emissões de gases do efeito estufa com vistas a estabilizar a concentração destes gases na atmosfera em 450 ppm e desta forma limitar o aquecimento global em 2 o C, neste caso as emissões de CO 2 seriam de 21,7 bilhões de toneladas em 2035.

14 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 14 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Dentre as medidas adicionais do cenário 450, destaca-se expressivos investimentos em energia nuclear. Enquanto no primeiro cenário é estimada para a energia nuclear uma participação de 7,6% na oferta mundial de energia em 2035, no cenário 450 esta participação seria de 17%.

15 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 15 Conclusão O setor energético está sujeito ao desafio de expandir sua oferta sujeito às restrições impostas pela necessidade de mitigar as emissões de gases do efeito estufa. No setor de energia elétrica, a energia nuclear se apresentava como uma importante opção para o equacionamento deste desafio. Desta forma, o acidente de Fukushima ao limitar a oferta nuclear potencializa o desafio do setor energético.

16 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 16 Obrigado! GESEL - IE – UFRJ Tel (55)


Carregar ppt "GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 1 Perspectivas da Matriz Elétrica Mundial Pré-Fukushima Nivalde J. de Castro Guilherme de A. Dantas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google