A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio de Janeiro, 25 de Agosto de 2009. IV Seminário Internacional de Energia Elétrica - GESEL/IE/UFRJ A Transição da Matriz Elétrica Brasileira e a Importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio de Janeiro, 25 de Agosto de 2009. IV Seminário Internacional de Energia Elétrica - GESEL/IE/UFRJ A Transição da Matriz Elétrica Brasileira e a Importância."— Transcrição da apresentação:

1 Rio de Janeiro, 25 de Agosto de IV Seminário Internacional de Energia Elétrica - GESEL/IE/UFRJ A Transição da Matriz Elétrica Brasileira e a Importância da Energia Eólica Guilherme de A. Dantas Nivalde José de Castro Roberto Brandão

2 Sumário A Matriz Hídrica Brasileira A Transição da Matriz A Importância da Energia Eólica Entraves à Energia Eólica

3 Capacidade de Geração do SIN em 2007

4 Participação da Hidroeletricidade na Geração total

5 Energia Natura Afluente: média histórica Fonte: Site do ONS (www.ons.org.br). Dados elaborados a partir do banco de dados histórico da operação em 2008.www.ons.org.br

6 Energia Armazenada Máxima e Carga por Sub-mercado: 2007

7 Ausência de Novos Reservatórios e a Redução da Capacidade de Regularizar a Geração Causas: Restrições Físicas: o potencial hídrico remanescente se localiza essencialmente na região plana do país. Restrições Ambientais: Legislação Ambiental mais rígida a partir da Constituição de 1988.

8 Evolução da Capacidade de Regularização dos Reservatórios Fonte: Chipp, Hermes. Procedimentos Operativos para Assegurar o Suprimento Energético do SIN. Apresentação no GESEL-IE-UFRJ, Rio de Janeiro, 9 de julho 2008.

9 A Necessidade de Complementação do Parque Hídrico O Parque Gerador Brasileiro irá necessitar de outras fontes de energia operando na base. Quais as melhores alternativas?

10 Alternativas de Complementação do Parque Hídrico Térmicas Inflexíveis; Térmicas Flexíveis com reduzido CVU; Biomassa; Energia Eólica

11 A Importância da Energia Eólica Fonte de Energia Complementar ao Regime Fluvial; Sustentável Ambientalmente.

12 Potencial da Energia Eólica no Brasil Existe um potencial estimado de MW onshore, dos quais atualmente APENAS 417,48 MW estão em operação e 441,5 em construção.

13 Potência Instalada Eólica no Mundo em 2008 PaísCapacidade Instalada (MW) % na Potência Mundial EUA ,8 Alemanha ,8 Espanha ,9 China ,1 Índia9.6458,0 Resto do Mundo ,4 Total Fonte: GWEC (2009).

14 Potencial de Energia Eólica no Brasil Fonte: Aneel (2008).

15 A Vocação da Energia Eólica - Operar de forma complementar ao parque hídrico no período seco sendo despachada na base. Neste sentido, o caráter intermitente da geração eólica não se constitui em um empecilho para a geração eólica no Brasil porque ela deve ser inserida de forma complementar a geração hídrica. - A inserção da energia eólica possibilitará que as térmicas com CVU elevados exerçam de fato sua função de energia de reserva. - De acordo com o ONS, cada mil MWméd de energia inserida na rede no período seco significam a economia de 4% das águas dos reservatórios do sub-mercado Sudeste-Centro Oeste.

16 Energia Eólica: fonte de energia limpa Fonte de EnergiaEmissão de CO 2 (Kg por MWh) Gás Natural (ciclo aberto)440 Gás Natural (ciclo combinado)400 Óleo550 Carvão800 Hidroelétrica25 Eólica28 Fonte: União Européia (2007).

17 Entraves à Energia Eólica A Metodologia de Contratação de Energia Nova: a não sazonalização econômica do valor da geração no período seco associada a metodologia de cálculo da garantia física não permitem projetos eólicos serem competitivos nos leilões de energia eólica. Indústria Bens de Capital Nacional: necessidade de desoneração na cadeia produtiva. Infra-Estrutura de Transportes Brasileira: como transportar torres de grande porte nas precárias estradas brasileiras?

18 Considerações Finais É necessário se criar as condições para a inserção da energia eólica na matriz brasileira em uma escala condizente com seu potencial. Mais do que a Promoção de Mecanismos Especiais de Contratação de Energia Eólica, o Brasil precisa discutir quais são as Fontes de Energia que de fato contribuem para a Segurança do Suprimento, Competitividade Econômica e Sustentabilidade Ambiental da Matriz Brasileira no âmbito de uma Visão de Planejamento Energético strictu sensu.

19 Obrigado! GESEL - Instituto de Economia - UFRJ Tel (55)


Carregar ppt "Rio de Janeiro, 25 de Agosto de 2009. IV Seminário Internacional de Energia Elétrica - GESEL/IE/UFRJ A Transição da Matriz Elétrica Brasileira e a Importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google