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PublicouBianca Neve Alterado mais de 11 anos atrás
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Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração
Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2, , , , ,0 ônibus a etanol de 3ª geração MP (g/kWh) Ônibus a etanol de 2ª geração Fonte: SEKAB
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Etanol em Motores Diesel Poluição Local
Redução de emissões em Relação a Ônibus Diesel equivalente (CONAMA Fase 5) CO: - 92% MP: - 93% HC: - 87% NOx: - 52% SOx: ~ 100% CO2: ~ 100%
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Benefícios do uso do Etanol em motores diesel
É um combustível renovável, limpo e biodegradável; Reduz a poluição local do ar em 90% de MP e 62% de NOx; Atende aos limites de emissões EURO 5 e EEV – Enhanced Environmental Vehicle; Não contém enxofre, o responsável pela chuva ácida; Diminui em mais de 80% as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global; Estimula empregos na zona rural; Possui preços competitivos; É um produto disponível em larga escala; É compatível com a infra-estrutura de distribuição existente; O etanol é brasileiro.
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Meta 2: Testar o desempenho, consumo e emissão de poluentes em veículos híbridos modelo Prius (Toyota), movidos a partir de gasolina brasileira (20 a 25% de etanol). Parceiros: Toyota do Brasil: ceder dois veículos; Petrobras (no âmbito do CENPES e do CONPET): ceder um veículo de sua propriedade e combustível para os testes de campo, realizar os testes de bancada; IEE/CENBIO: acompanhar os testes, registrar os dados, elaborar os relatórios, etc.
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Veículo Elétrico Híbrido PRIUS
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Sistema Elétrico Brasileiro
Sistema Isolado Sistema Interligado
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Sistema Elétrico Brasileiro
SISTEMA INTERLIGADO
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TECNOLOGIA DE CONVERSÃO Processo de Geração de Energia – Ciclo a vapor
Bomba de Água Vapor Turbina a vapor Condensador Gerador Caldeira Combustível (biomassa)
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Setor Sucroalcooleiro
Bagaço de cana-de-açúcar
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Setor de Papel e Celulose
Cavacos de madeira – pinus e eucalípto
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Indústria Madeireira Resíduos de madeira
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Indústria Moveleira Resíduos de madeira serrada
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Casca de Arroz
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BIOGÁS Como é formado? Digestão Anaeróbia:
Processo fermentativo, sem a presença de oxigênio, em que a matéria orgânica é degradada a compostos mais simples, formando metano e gás carbônico (60% - 35%).
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OBTENÇÃO DE BIOGÁS - ATERRO
Aterro Bandeirantes – São Paulo
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OBTENÇÃO DE BIOGÁS – TRATAMENTO DE ESGOTO
ETE – SABESP de Barueri
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OBTENÇÃO DE BIOGÁS - SUINOCULTURA
Biodigestor Rural – Município de Itararé
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Utilização do Biogás – Queima Direta
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Biogás – Secagem de Grãos
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PROJETO ENERG-BIOG Sistema Instalado
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Grupo Generador (Motor Ciclo Otto)
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PROJETO PUREFA Sistema de pré-tratamento do efluente
Biodigestor modelo RAFA: Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente
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EQUIPAMENTOS INSTALADOS
2º compartimento: limalha de ferro para retirada de H2S Sistema de purificação 1º compartimento: peneira molecular para retirada de umidade e H2S; sílica gel: utilizada como indicador
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INSTALAÇÃO Casa de Máquinas
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Gasômetro: Armazenador de Biogás
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GRUPO GERADOR E PAINEL DE TESTE
Grupo gerador de 18 kW Alimentação do motor: 5 m3/h biogás Grupo Gerador e Painel de Teste
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OBTENÇÃO DE BIOGÁS – ATERRO Aterro de Caieiras - Essencis
Geração de Energia Elétrica e Iluminação a Gás Aterro de Caieiras - Essencis
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Manta Isolante PEAD (impermeabilização do solo)
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Manta Isolante (impermeabilização do solo)
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Dreno de Biogás
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Captação de Biogás
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Captação e Transporte de Biogás
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Transporte de Biogás
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Pré-Tratamento – Separador Líquido/Gás
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