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CVRD e Petrobras Distribuidora Uma parceria sustentável.

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Apresentação em tema: "CVRD e Petrobras Distribuidora Uma parceria sustentável."— Transcrição da apresentação:

1 CVRD e Petrobras Distribuidora Uma parceria sustentável

2 Aspectos Ambientais Redução de poluentes: Gases do efeito estufa (aquecimento global) Óxidos de enxofre (chuva ácida) Material particulado (fumaça preta) Incentivo à agricultura familiar nas regiões Norte e Nordeste, através do modelo tributário nacional para a produção do biodiesel Promoção do desenvolvimento das comunidades das regiões produtoras Contribuição ao Programa Nacional de Biodiesel Aspectos Sociais Fonte: DILP (Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Logístico) Biodiesel O Biodiesel possui aspectos atraentes para a CVRD como os ambientais e os sociais. Trata-se de um compromisso da CVRD feito em 2004 e testado, a partir de então, juntamente com a Petrobras. Esse projeto mostra a atitude de uma empresa sócio-ambientalmente responsável e inovadora.

3 Fonte: DILP e DISU (Diretoria de Suprimentos da CVRD) Biodiesel B20 – Início do fornecimento em maio/07 Até dezembro de 2007, a CVRD se transformará em uma das maiores consumidoras de Biodiesel B20 do mundo e a maior do Brasil; A CVRD será a primeira empresa do Brasil a utilizar a mistura em ferrovias; O B20 é um produto ecologicamente melhor que o B2, já utilizado na CVRD desde janeiro/2007, porque possui uma parcela 10 vezes maior de óleo de origem vegetal que o B2; O B20, composto de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum, substituirá o B2 até o fim do ano na EFC (Estrada de Ferro Carajás) e EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas); No dia 7 de maio último, a CVRD protocolou na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) pedido de autorização para uso contínuo do produto em suas ferrovias. B20 – Início do fornecimento em maio/07 Até dezembro de 2007, a CVRD se transformará em uma das maiores consumidoras de Biodiesel B20 do mundo e a maior do Brasil; A CVRD será a primeira empresa do Brasil a utilizar a mistura em ferrovias; O B20 é um produto ecologicamente melhor que o B2, já utilizado na CVRD desde janeiro/2007, porque possui uma parcela 10 vezes maior de óleo de origem vegetal que o B2; O B20, composto de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum, substituirá o B2 até o fim do ano na EFC (Estrada de Ferro Carajás) e EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas); No dia 7 de maio último, a CVRD protocolou na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) pedido de autorização para uso contínuo do produto em suas ferrovias.

4 Fonte: DILP e DISU (Diretoria de Suprimentos da CVRD) Biodiesel B20 – Maior contrato da história do Brasil O acordo com a BR Distribuidora prevê fornecimento, no primeiro mês, de 1,7 milhão de litros/mês de B20 para atender a EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas) e a EFC (Estrada de Ferro Carajás); Até dezembro de 2007, o consumo de B20 será de 33 milhões de litros/mês na EFC e na EFVM.Este volume é o equivalente a 67% do diesel gasto em todas as ferrovias da CVRD mensalmente (EFVM, EFC e FCA – Ferrovia Centro-Atlântica); É o primeiro contrato de B20 do Brasil que será implementado em outras ferrovias (FCA) e caminhões fora-de-estrada (em teste); A previsão é de que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) deverá receber a mistura a partir de 2008; O B20 está sendo testado pela área de Mineração; Precisamos ter garantia de fornecimento pelo volume. B20 – Maior contrato da história do Brasil O acordo com a BR Distribuidora prevê fornecimento, no primeiro mês, de 1,7 milhão de litros/mês de B20 para atender a EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas) e a EFC (Estrada de Ferro Carajás); Até dezembro de 2007, o consumo de B20 será de 33 milhões de litros/mês na EFC e na EFVM.Este volume é o equivalente a 67% do diesel gasto em todas as ferrovias da CVRD mensalmente (EFVM, EFC e FCA – Ferrovia Centro-Atlântica); É o primeiro contrato de B20 do Brasil que será implementado em outras ferrovias (FCA) e caminhões fora-de-estrada (em teste); A previsão é de que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) deverá receber a mistura a partir de 2008; O B20 está sendo testado pela área de Mineração; Precisamos ter garantia de fornecimento pelo volume.

5 Fonte: DILP e DISU Biodiesel B2 – Em uso desde janeiro/07 Em janeiro, a CVRD antecipou-se à Lei Federal /05 e foi a primeira empresa brasileira a utilizar o biodiesel B2 em locomotivas, caminhões fora-de-estrada e na geração elétrica na companhia; Segundo a Lei federal /05, o B2, que considera a mistura de 2% de biodiesel e 98% de diesel comum, será obrigatório em todo o território nacional a partir de 2008; B2 – Em uso desde janeiro/07 Em janeiro, a CVRD antecipou-se à Lei Federal /05 e foi a primeira empresa brasileira a utilizar o biodiesel B2 em locomotivas, caminhões fora-de-estrada e na geração elétrica na companhia; Segundo a Lei federal /05, o B2, que considera a mistura de 2% de biodiesel e 98% de diesel comum, será obrigatório em todo o território nacional a partir de 2008; Hoje, a CVRD consome 50,6 milhões de litros/mês de biodiesel B2 – o equivalente a 61% do consumo mensal de diesel da companhia (83,3 milhões de litros); Deste total, 29 milhões de litros/mês são usados hoje nas ferrovias (EFVM e EFC); O B2 continuará sendo utilizado nas demais áreas da CVRD (Mineração e Energia). Apenas nas ferrovias é que o B2 será substituído pelo B20. Hoje, a CVRD consome 50,6 milhões de litros/mês de biodiesel B2 – o equivalente a 61% do consumo mensal de diesel da companhia (83,3 milhões de litros); Deste total, 29 milhões de litros/mês são usados hoje nas ferrovias (EFVM e EFC); O B2 continuará sendo utilizado nas demais áreas da CVRD (Mineração e Energia). Apenas nas ferrovias é que o B2 será substituído pelo B20.

6 369 estádios do Maracanã de área reflorestada com mata nativa; Emissão anual de CO 2 de uma cidade urbana (não industrializada) com 27 mil habitantes; Fonte: DILP/Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), da UFRJ Um sexto da área da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Biodiesel B20 – Impacto Ambiental Cada tonelada de biodiesel consumido reduz a emissão de 3,5 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2) na atmosfera. A substituição de 20% de diesel comum por biodiesel nas ferrovias e de 2% nas outras áreas da CVRD (Mineração e Energia) significa que mais de 224 mil toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera até dezembro de Este volume é equivalente à:3,5 toneladas B20 – Impacto Ambiental Cada tonelada de biodiesel consumido reduz a emissão de 3,5 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2) na atmosfera. A substituição de 20% de diesel comum por biodiesel nas ferrovias e de 2% nas outras áreas da CVRD (Mineração e Energia) significa que mais de 224 mil toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera até dezembro de Este volume é equivalente à:3,5 toneladas

7 Fonte: DILP Fonte: CVRD, com base no estudo O Biodiesel e a Inclusão Social, da Câmara dos Deputados/Março de 2004 Biodiesel B20 – Impacto Social A utilização do B20 e B2 nas operações da CVRD geram empregos para até 80,5 mil famílias/ano no campo, caso a cultura utilizada na produção do biodiesel seja a da mamona; O biodiesel adquirido pela BR Distribuidora é comprado em leilões realizados pela ANP com fornecedores de diversos tipos de oleaginosas; O número de empregos gerados depende, então, da oleaginosa utilizada para produzir o biodiesel. Veja quadro abaixo: B20 – Impacto Social A utilização do B20 e B2 nas operações da CVRD geram empregos para até 80,5 mil famílias/ano no campo, caso a cultura utilizada na produção do biodiesel seja a da mamona; O biodiesel adquirido pela BR Distribuidora é comprado em leilões realizados pela ANP com fornecedores de diversos tipos de oleaginosas; O número de empregos gerados depende, então, da oleaginosa utilizada para produzir o biodiesel. Veja quadro abaixo:

8 Fonte: DILP Volume Ferrovias (TU milhões) 26% + 10 milhões de tons mil viagens de caminhão Biodiesel Eficiência Energética – Ferrovia x Rodovia As ferrovias da CVRD são 13 vezes mais eficientes no consumo de combustível por tonelada transportada que o modal rodoviário; Com o uso do B20, as ferrovias da CVRD vão emitir 16 vezes menos CO2 do que os caminhões; Entre 2001 e 2006, a EFC, EFVM e FCA registraram crescimento de 10 milhões de toneladas no volume de carga geral transportado, um aumento de 26%. Isto significa o equivalente a 375 mil viagens de caminhão no período; Eficiência Energética – Ferrovia x Rodovia As ferrovias da CVRD são 13 vezes mais eficientes no consumo de combustível por tonelada transportada que o modal rodoviário; Com o uso do B20, as ferrovias da CVRD vão emitir 16 vezes menos CO2 do que os caminhões; Entre 2001 e 2006, a EFC, EFVM e FCA registraram crescimento de 10 milhões de toneladas no volume de carga geral transportado, um aumento de 26%. Isto significa o equivalente a 375 mil viagens de caminhão no período; Eficiência e Tecnologia - A EFVM e a FCA registraram redução de 2% no gasto de combustível no 1T07 em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se de uma economia de 3 milhões de litros nos três primeiros meses deste ano. Com isso, deixaram de ser emitidas na atmosfera cerca de 8 mil toneladas de CO2 equivalentes no período. Este volume é igual 13 estádios do Maracanã de área reflorestada com mata nativa.

9 Fonte: DILP Biodiesel Cálculos utilizados CO2 - O cálculo da redução de emissão foi feito com base no volume de óleo diesel e de biodiesel das ferrovias ( L para 2008). Considerando que cada tonelada de Biodiesel (100%) reduz a emissão de 3,5 ton de CO2 equivalente e que utilizaremos o B20, multiplicamos o volume total pela porcentagem de biodiesel e multiplicamos o resultado por 3,5 (é necessária uma modificação de unidades sendo que a densidade do diesel é 0,85ton/m3). Chegamos, então, ao valor de redução de emissão para a utilização de B20 nas ferrovias. Reflorestamento - Cada hectare de reflorestamento de eucalipto seqüestra da atmosfera, aproximadamente, 12 ton de CO2 por ano, segundo o site especializado Carbono Brasil. Utilizando uma imagem do Maracanã (área construída, incluindo o gramado), chegamos a uma estimativa de 1,4 ha para a área total do estádio. Assim, obtemos aos valores apresentados. Populações - Para os cálculos das populações, utilizamos os dados da Síntese do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa do Município de são Paulo, compilados pelo Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), da UFRJ. Deste artigo retiramos o dado que a emissão anual de um habitante brasileiro é de 8,2 ton de CO2 equivalente. Dividindo o valor que reduziremos nas emissões por este valor temos o número de habitantes responsável por uma emissão equivalente a esta. Cálculos utilizados CO2 - O cálculo da redução de emissão foi feito com base no volume de óleo diesel e de biodiesel das ferrovias ( L para 2008). Considerando que cada tonelada de Biodiesel (100%) reduz a emissão de 3,5 ton de CO2 equivalente e que utilizaremos o B20, multiplicamos o volume total pela porcentagem de biodiesel e multiplicamos o resultado por 3,5 (é necessária uma modificação de unidades sendo que a densidade do diesel é 0,85ton/m3). Chegamos, então, ao valor de redução de emissão para a utilização de B20 nas ferrovias. Reflorestamento - Cada hectare de reflorestamento de eucalipto seqüestra da atmosfera, aproximadamente, 12 ton de CO2 por ano, segundo o site especializado Carbono Brasil. Utilizando uma imagem do Maracanã (área construída, incluindo o gramado), chegamos a uma estimativa de 1,4 ha para a área total do estádio. Assim, obtemos aos valores apresentados. Populações - Para os cálculos das populações, utilizamos os dados da Síntese do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa do Município de são Paulo, compilados pelo Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), da UFRJ. Deste artigo retiramos o dado que a emissão anual de um habitante brasileiro é de 8,2 ton de CO2 equivalente. Dividindo o valor que reduziremos nas emissões por este valor temos o número de habitantes responsável por uma emissão equivalente a esta.

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