A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratores John Deere Linha 5000

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratores John Deere Linha 5000"— Transcrição da apresentação:

1 Tratores John Deere Linha 5000

2 Trator - Conceito Tratores tem como função principal servirem de equipamento motor para realização das mais diversas atividades, agrícolas ou não. São basicamente uma combinação perfeita entre motores, transmissões, sistema hidráulico, elétrico/eletrônico, rodas e integração do operador com a máquina.

3 Tratores linha 5000 - Conceito
Os tratores 5403, 5605 e 5705 são compatíveis com uma grande variedade de implementos, satisfazendo as necessidades dos usuários de tratores de esta faixa de potencia.

4 Tratores linha 5000 - Conceito
A linha 5000 de tratores John Deere é composta pelos seguintes modelos: Cv 5403 (Fruteiro) Cv 5605 Cv Considerações sobre o modelo 5403: Essa linha de tratores foi projetada dentro do conceito de um produto com configuração básica, em que itens opcionais podem ser adicionados de acordo com as reais necessidades de cada operação.

5 Tratores linha 5000 - Conceito
Aplicações mais freqüentes de tratores desta faixa de potência compreendem: Trabalhos com TDP; Operação com equipamento frontal; Transporte; Operações leves e pesadas (plantio, preparo do solo, etc.); Pulverização;

6 Tratores - Estrutura Estrutura
A estrutura de um trator tem como função oferecer suporte e resistência aos conjuntos da máquina quando esta opera em regimes de esforços de torção e tração, protegendo e possibilitando a sua operação. Os tratores agrícolas podem ser projetados com quatro diferentes tipos de estrutura. Sistema Monobloco Sistema de Chassi Semi-Chassi Sistema de Chassi Articulado

7 Tratores linha 5000 - Estrutura
Estrutura monobloco A estrutura monobloco é formada pela carcaça dos próprios componentes do trator (motor, transmissão, diferencial); Os esforços de torção são recebidos diretamente nos componentes; O benefício deste tipo de estrutura é a significante redução nos custos de fabricação.

8 Tratores - Estrutura Sistema Chassi
O sistema de chassi, normalmente equipa tratores acima de 90CVs de potência, este sistema foi desenvolvido com o objetivo de não submeter as transmissões e o motor do trator aos esforços de torção produzidos pelo exigente trabalho de campo; Como outra característica os chassis permitem montar o motor sobre coxins de borracha, facilidade no acoplamento de equipamentos frontais e maior flexibilidade na adequação de peso do trator, para adequá-lo de acordo com a aplicação.

9 Tratores - Estrutura Sistema Semi-Chassi
A estrutura de semi-chassi, é geralmente empregada em tratores maiores ( cv de potência). O objetivo deste conjunto é de evitar que os esforços de trabalho sejam absorvidos pelo motor, sem que o trator perca a característica de um trator rígido, fácil de fazer manobras e de adequar implementos.

10 Tratores - Estrutura Sistema Chassi Articulado
Os tratores com o chassi articulado foram desenvolvidos com o objetivo de conseguir aumentar a transferência de potência do trator para o solo. Com um chassi articulado consegue-se empregar pneus de maior diâmetro no eixo dianteiro para aumentar o contato sobre o solo, neste caso, ganha-se maior potência no solo e perde-se em flexibilidade de adequação do trator com os implementos e com a manobrabilidade;

11 Tratores linha 5000 – Motor Motores de combustão tem como função genérica transformar energia química em mecânica. Em tratores (e máquinas em automotoras em geral) são responsáveis pelo suprimento e energia mecânica as unidades funcionais compreendidas. Do motor derivam variáveis importantes para trabalhos mecânicos, como rendimento, taxa de consumo, nível de ruído e capacidade de superação de dificuldades.

12 Tratores linha Motor Os tratores John Deere linha 5000 utilizam motores série 350, projetados e fabricados pela John Deere, especialmente para operações agrícolas, com 4 cilindros e 4,5 litros. Na faixa de rotação entre 2000 e 2400 rpm, o motor mantém a potência máxima, apesar da queda da rotação. Isto significa que mantém sua capacidade de trabalho, aumentando rapidamente o torque a medida em que ocorre uma queda na rotação, garantindo não somente um alto rendimento operacional, mesmo em rotações parciais(ex: com a TDP a 540 rpm), como também respostas rápidas do motor a sobrecargas durante o trabalho(rápido incremento de torque).

13 Tratores linha Motor Características do motor dos tratores da linha 5000: Motor John Deere Série 350, modelo 4045D (4045T para o 5705) 4 cilindros e 4,5 litros; Aspiração natural; (Turbinado para o 5705) rpm; (85cv para o 5705) rpm; (330Nm para o 5705) 27% de reserva de torque; Gama de Potência Constante entre 2000 e 2400 rpm.

14 Tratores linha Motor Para maiores informações a respeito de motores, clique na figura e acesse a respectiva apresentação.

15 Tratores linha 5000 - Embreagem
Função da Embreagem: Faz-se necessária uma embreagem pois o eixo de saída do motor gira continuamente, mesmo quando o trator esta parado, ou seja, é necessário que a transmissão seja desconectada do motor de certa forma. A embreagem permite conectar ou desconectar o motor à caixa de cambio, para efetuar as trocas de marchas Possibilita as operações de aproximação – possibilita as paradas de emergência sem danificar os componentes da transmissão.

16 Tratores linha 5000 - Embreagem
Tipos de Embreagens: Em tratores agrícolas podem ser encontrados, embreagens de discos secos ou a banho de óleo (PermaClutch) Embreagem de discos secos: Discos Orgânicos – menor durabilidade Discos Cerametálico – maior durabilidade

17 Tratores linha 5000 - Embreagem
Como funciona uma embreagem: A embreagem permite conectar o eixo de saída do motor (com altas rotações) ao eixo da transmissão (rotações menores) de forma suave, sem danificar os componentes de ambos os lados. Faz isso controlando o deslizamento de um sobre outro. A quantidade de força que a embreagem pode receber depende da fricção entre o Disco da Embreagem e o Volante do Motor, e das molas de força colocadas na placa de pressão.

18 Tratores - Embreagem Como funciona:
Quando a embreagem é acionada um eixo de acionamento pressiona o Rolamento Desligador contra o meio da Mola Prato. A medida que a mola é empurrada para dentro, uma série de pinos nas extremidades da placa faz com que a Placa de Pressão seja empurrada para longe do Disco da Embreagem, liberando a embreagem da rotação de saída do motor.

19 Tratores linha 5000 - Embreagem
Um conjunto contém a embreagem da transmissão e a embreagem da TDF; Embreagem da transmissão com disco cerametálico, altamente resistente ao desgaste, significando maior durabilidade e capacidade de transmissão de torque.

20 Tratores linha 5000 - Transmissão
Função do conjunto de uma Caixa de Câmbio - Caixa de Câmbio - Grupo de Marchas Facilitar a adequação da potência e o torque do trator com a atividade que se deseja realizar. Fazendo-a de maneira mais produtiva e econômica

21 Tratores linha 5000 - Transmissão
Função do Grupo de Marchas Permitir a seleção de baixo à alto torque que será transmitido para as rodas do trator. Normalmente um grupo de marcha permite selecionar 4 faixas de trabalho, A, B, C ou D e para cada seleção do grupo, permite-se as trocas de marcha na caixa de câmbio, o quanto equiparem o trator, 1º, 2º, 3º ou 4º marcha;

22 Tratores linha 5000 - Transmissão
Os modelos Linha 5605 e 5705 estão disponíveis com transmissão Parcialmente Sincronizada, a medida que o 5403 é equipado com a transmissão CollarShiftt. Já o 5403 na versão fruteiro é equipado com a mesma transmissão dos 5605 e 5705.

23 Tratores - Transmissão
São encontrados muitos tipos diferentes de sistemas de Câmbio no mercado: Sistema Caixa Seca Sistema de Caixa Sincronizada Sistema de Caixa de Câmbio PowerQuad Sistema de Caixa de Câmbio PowerShift Sistema de Caixa de Câmbio infinita – (Exclusividade John Deere)

24 Tratores - Transmissão
Sistema de Câmbio Caixa Seca: Este sistema é o mais simples conjunto utilizado para transmitir o movimento do motor para as rodas de um trator. Para fazer a troca de marcha em um trator equipado com caixa seca, deve-se parar o equipamento, pisar na embreagem e efetuar a troca da marcha. A grande desvantagem deste sistema é o pobre escalonamento de marchas, por exemplo, uma determinada operação demanda uma velocidade de operação entre 6 e 7 Km/h e a relação de marchas mais próximas que este tipo de transmissão oferece é 5 e 9 Km/h.

25 Tratores - Transmissão
Sistema de Câmbio Caixa Sincronizada: O sistema de caixa sincronizada, permite fazer as marchas e as trocas de grupos com o trator em movimento, basta debrear o trator e efetuar a troca de marcha; Este sistema é mais eficiente e produtivo que as caixas de câmbio convencionais (caixa seca). Velocidade Máxima Velocidade trabalho Ex. de desempenho da caixa sincronizada em operação 7,5 6 9 Velocidade Média

26 Tratores - Transmissão
Tratores - Transmissão Sistema de Câmbio Caixa Sincronizada: Veja as os acionamentos neste exemplo ilustrado de uma caixa de 4 marchas com reversão:

27 Tratores - Transmissão
Caixa PowrQuad: O Sistema PowrQuad, é um sistema misto de cambio, entre um Sincronizado e um câmbio Progressivo, a utilização de uma embreagem se faz necessária apenas durante trocas de grupos ou em caso de aproximação ou emergência Vantagens em relação aos câmbios sincronizados: Maior produtividade, maior durabilidade, melhor relação de marchas, maior aproximação entre as marchas e maior conforto na troca das marchas. O acionamento da marcha é realizado através da pressão hidráulica exercido em cada pacote de discos, dispostos um em cada marcha Ex. de desempenho da caixa PowrQuad trabalhando com um implemento Velocidade trabalho 7,5 Velocidade Mínima Velocidade Máxima 6 9

28 Tratores - Transmissão
Caixa Progressiva ou PowerShift: O Sistema PowerShift, é um sistema onde o tanto as trocas entre grupos, como as de marchas são realizadas sem o uso da embreagem, em cada marcha há um pacote de discos acionados e lubrificados hidraulicamente. Vantagens em relação aos câmbios PowrQuad: Possibilidade de comandar as marchas através de um programa computadorizado. Maior produtividade, maior relação de marcha, maior aproximação entre as marchas e maior conforto na troca das marchas. Ex. de desempenho da caixa PowerShift trabalhando com um implemento Velocidade trabalho Velocidade Máxima Velocidade Mínima 6 9

29 Tratores - Transmissão
Câmbio PowerShift: Na faixa de trabalho para as operações de campo, de 5 a 12 km/h, o câmbio PowerShift oferece 8 marchas de trabalho. 8 16 24 32 40 1 2 3 4 5 6 7 9 10 11 12 13 14 15 R1 R2 R3 R4 Km/h

30 Tratores - Transmissão
Transmissão Infinitamente Variável Não possui posições definidas para as marchas e a velocidade varia infinitamente dentro de uma gama determinada pelas relações entre as engrenagens do conjunto.

31 Tratores - Transmissão
Transmissão dianteira A transmissão dianteira de um trator tem a função de distribuir a potência do motor também para o rodado dianteiro, esta característica agrega em torno de 30% de capacidade de tração do trator. Tipos de transmissões Dianteiras: com acionamento mecânico ou hidráulico

32 Tratores - Transmissão
Suspensão dianteira Um sistema de suspensão dianteira foi desenvolvido para tratores, visando evitar o Power Hop ocasionado pela diferenção de rotação entre as rodas dianteiras e traseiras de um trator durante a operação (podendo derivar do patinamento de apenas uma das extremidades do trator, má relação de pneus, etc...)

33 Tratores - Transmissão
Tomada de Força Pode ser encontrado em tratores dois sistemas de acionamento de Tomada de Força. Um com disco orgânico - acionamento através de alavanca e outro com discos a banho de óleo - acionamento através de uma elétro-válvula Em tratores acima de 100cv na TDP, podem ser equipados com duas velocidades de saída RPM e 1000 RPM

34 Tratores - Transmissão
Sistema de Freio: Em tratores pode ser encontrado dois sistemas de freios, com discos em banho de óleo, ou do tipo tambor a seco, o sistema de tambor pode ser acionado hidraulicamente. O sistema com discos a banho de óleo é acionado hidraulicamente, é mais eficiente pois não necessita fazer ajuste e manutenção, também o acionamento é mais leve, por ser assistido através de pressão hidráulica.

35 Tratores linha 5000 - Transmissão
Sistema de Freio de Mão: É comum em tratores dois tipos de freio, um de serviço e um estacionário. O freio estacionário nos tratores John Deere é um sistema que trava a última engrenagem da transmissão e está integrado a alavanca de câmbio.

36 Tratores linha 5000 - Transmissão
Transmissão CollarShift (5403): Esta transmissão foi desenvolvida com o objetivo de aproveitar as excelentes características de torque e potencia dos motores serie 350. Operação a través de dos alavancas laterais que proporcionam 9 marchas a frente e 3 marchas a ré: A alavanca esquerda seleciona o grupos A, B e C; ao passo que a alavanca direita seleciona uma das 3 marchas a frente, a reversão e o acionamento do freio de estacionamento; A marcha ré e a 2ª marcha estão localizadas na mesma fileira, possibilitando mudar rapidamente o sentido de deslocamento, ganhando tempo nas manobras;

37 Tratores linha 5000 - Transmissão
Transmissão CollarShift (5403): Engrenagens helicoidais com grande área de contato entre os dentes: Maior resistência e confiabilidade e também uma operação silenciosa. Freio de estacionamento comandado pela própria alavanca de marchas: Maior durabilidade Maior segurança ao operador e pessoas próximas ao trator.

38 Tratores linha 5000 - Transmissão
Transmissão sincronizada (5403 fruteiro, 5605 e 5705): Obtém um melhor aproveitamento das excelentes características de torque e potencia dos motores Série 350. Como características podemos ressaltar: Operação através das alavancas laterais: A alavanca esquerda seleciona os grupos A, B e C, e a alavanca direita seleciona uma das 03 marchas a frente, a reversão, bem como o acionamento do freio de estacionamento;

39 Tratores linha 5000 - Transmissão
09 marchas a frente e 03 marchas a ré: Possibilita a mudança de três marchas de cada grupo, mesmo com o trator em movimento; alavancas de cambio montadas em painéis laterais, permitem a fácil mudança de marchas e um maior conforto ao operador para grandes jornadas de trabalho.

40 Tratores linha 5000 - Transmissão
Transmissão sincronizada (5605 e 5705): Reversão sincronizada A marcha a ré e a 2ª marcha estão localizadas na mesma fileira: Rápida mudança de sentido de deslocamento, para ganho de tempo em manobras e operações com carregador frontal; Engrenagens helicoidais com grande área de contato entre os dentes: Maior resistência e confiabilidade e também uma operação silenciosa; Freio de estacionamento comandado pela alavanca de marchas: Maior segurança ao operador e pessoas próximas ao trator.

41 Tratores linha 5000 - Transmissão
Super Redutor de velocidade (Creeper): Este acessório pode ser montado no campo em qualquer modelo da Linha 5000 e é indicado para operações agrícolas que requerem velocidades de deslocamento inferiores as alcançadas com as 9 marchas oferecidas convencionais.

42 Tratores linha 5000 - Transmissão
Diferencial: Exerce a função de distribuir a potência para uma das rodas, ou para as duas, de acordo com a distribuição de carga e de direção.

43 Tratores linha 5000 - Transmissão
Diferencial: Se necessário o diferencial de um trator pode ser bloqueado, obrigando as duas rodas transferirem a potência do motor para o solo. O bloqueio por ser feito mecanicamente ou hidraulicamente. Vantagem do bloqueio hidráulico em relação ao mecânico: - Pode-se fazer curvas com o bloqueio ligado, pois o acionamento é através de discos, caso contrário haveriam danos severos aos componentes do diferencial.

44 Tratores linha 5000 - Transmissão
Redução Final: Redução final planetária distribui a carga do eixo através de três engrenagens planetárias, reduzindo a tensão das engrenagens e eixos. Resulta em menor necessidade de manutenção e maior durabilidade. Por localizar-se internamente, junto a carcaça do diferencial, possibilita espaço para o ajuste de uma ampla faixa de tamanho de rodas traseiras.

45 Tratores linha 5000 - Transmissão
Bloqueio do diferencial: O bloqueio do diferencial possibilita a distribuição eqüitativa da potencia em ambas rodas traseiras, para maior eficiência de tração em condições difíceis; Operado através de um pedal convenientemente localizado ao lado direito da plataforma; Possibilita o acionamento do pedal da embreagem (lado esquerdo) e o acionamento do bloqueio do diferencial ao mesmo tempo; Liberação automática quando equalizada a tração.

46 Tratores linha TDP TDP com 540 rpm, pode ser acionada independentemente do pedal de embreagem da tração. A embreagem da TDP é acionada independentemente da transmissão, através de uma alavanca lateral, possibilitando acoplar e desacoplar a TDP sem necessidade de parada da transmissão; Os tratores John Deere oferecem alta potencia disponível na TDP, garantindo o acionamento dos mais variados implementos.

47 Tratores linha 5000 – Sistema Hidráulico
Bomba Hidráulica: O sistema hidráulico dos tratores John Deere Linha 5000 conta com uma bomba hidráulica de engrenagens com dois corpos em tandem: Sistema da direção com 26 l/min, garante segurança e conforto na operação; Corpo para o sistema hidráulico com 40 l/min, assegura alta vazão para acionar o levante hidráulico e controle remoto, proporcionando grande produtividade e eficiência.

48 Tratores linha 5000 – Sistema Hidráulico
Sistema de direção hidrostática Bomba de grande vazão (26 l/min ) exclusiva para o sistema de direção, proporciona excelente performance em todas as condições e maior conforto e segurança para o operador.

49 Tratores linha 5000 – Sistema Hidráulico
Sistemas acionados pela bomba hidráulica e que são diretamente beneficiados pela alta vazão disponível: Sistema Hidráulico de Levante: Com controles de posição e de carga, garante respostas rápidas, para maior produtividade; Válvulas de Controle Remoto: Controle remoto de grande vazão, com duas válvulas, que possibilita a utilização de variados tipos de implementos (Item opcional no 5403); Direção Hidrostática: Bomba de grande vazão (43L/min) exclusiva para o sistema de direção, proporciona excelente performance em todas as condições e maior conforto e segurança para o operador; Freios de serviço com discos em banho de óleo e auto equalizaveis.

50 Tratores linha 5000 – Sistema Hidráulico
Sistema Hidráulico de Levante: Levante com capacidade de 1800 kg a 610 mm do engate; Sensor de carga no 3º ponto, possibilita 3 posições, facilitando o ajuste do implemento para a operação desejada; Ajuste da sensibilidade, localizada a direita do operador, proporciona ajuste fácil e rápido.

51 Tratores linha 5000 – Sistema Hidráulico
Válvulas de Controle Remoto: Os modelos da Linha 5000 possuem duas válvulas de controle remoto opcionais. Uma válvula com ciclo regenerativo agiliza as operações com implementos frontais; Uma válvula de flutuação possibilita que o implemento acompanhe as ondulações do solo, proporcionando aumento de produtividade.

52 Tratores linha 5000 – Sistema Hidráulico
Freios de serviço Freios a disco em banho de óleo e acionamento hidráulico. Proporcionam maior segurança, maior durabilidade e suavidade na frenagem; Sistema auto ajustado que, em frenagens bruscas evita acionamentos não uniformes, favorecendo a segurança; Auto ajustado, elimina a necessidade de ajustes periódicos.

53 Tratores linha 5000 – Eixo Dianteiro
Eixo Dianteiro (4x2) Com elevada resistência, oferece uma ampla gama de ajustes de espaçamentos entre rodas; Oscilação total de 20º, permite acompanhar as irregularidades do solo, aumentando a estabilidade e o conforto em deslocamentos; Cilindro de direção fixado diretamente na face traseira do eixo dianteiro, resultando em maior proteção contra choques em obstáculos.

54 Tratores linha 5000 – Eixo Dianteiro
Eixo Dianteiro Tracionado (4x4): O mesmo eixo dianteiro equipa todos os modelos da linha, garantindo intercambiabilidade de componentes; Bloqueio do diferencial automático, permite melhor controle e distribuição de potencia em ambas rodas; 8 posições diferentes de tamanho dos pneus no eixo dianteiro, asseguram versatilidade; Angulo de giro das rodas de 55º e 20º de pivotamento, proporcionam menores raios de giro, consumo de combustível e desgaste de pneus.

55 Linha 5000 – Trator Fruteiro
Os tratores fruteiros foram criados com dimensões diferenciadas para atender suas necessidades de operação São mais baixos, estreitos, facilitando o aceso aos locais de operação Trator Fruteiro Mínima (mm) Máxima (mm) Rodas dianteiras (Bitola) 1443 1576 Rodas Traseiras 1309 1922 Altura do solo até o volante 1577 -

56 Linha 5000 – Manutenção Manutenção:
O capô basculante proporciona acesso rápido e fácil aos pontos de serviço diários do motor, facilitando a manutenção e permitindo maior número de horas trabalhadas.

57 Linha 5000 – Manutenção Manutenção:
Todos as manutenções são executados ao nível do solo, facilitando o acesso e privilegiando a segurança.

58 Linha 5000 – Segurança Os tratores da Linha 5000 são apresentados como os mais seguros de sua categoria, incorporando vários itens que favorecem a segurança do operador: Estrutura de proteção contra capotagem (EPCC); Assento do operador com cinto de segurança standard em todos os modelos; Plataforma de operação com aceso fácil e sem obstáculos.

59 Linha 5000 – Segurança Mais itens de segurança:
Freio de estacionamento incorporado a transmissão e acionado pela alavanca de marchas; Sistema de proteção al arranque do motor com cambio engrenado ou TDP conectada. Iluminação de segurança semelhante ao automotivo, possibilita transporte seguro por vias públicas.

60 Tratores linha 5000 – Plataforma de operação
Proporciona melhor ergonomia, espaço e conforto. As alavancas estão distribuídas de maneira a facilitar a operação do trator para grandes jornadas de trabalho. Os tratores são equipados com equipados com estrutura de proteção de 2 bornes e assento de operador com sinto de segurança, proporcionando mais segurança ao operador.

61 Linha 5000 – Especificações
Para conhecer mais sobre as especificações dos Tratores John Deere 5403 Frut., clique aqui Para conhecer mais sobre as especificações dos Tratores John Deere 5403, clique aqui Para conhecer mais sobre as especificações dos Tratores John Deere 5605, clique aqui. Para conhecer mais sobre as especificações dos Tratores John Deere 5705, clique aqui.

62 Pressione a tecla Esc em seu teclado para retornar ao menu.


Carregar ppt "Tratores John Deere Linha 5000"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google