A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D. Afonso Henriques. A Formação de Portugal O conde D. Henrique ficou responsável pela defesa e governo do condado portucalense, mas tinha de prestar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D. Afonso Henriques. A Formação de Portugal O conde D. Henrique ficou responsável pela defesa e governo do condado portucalense, mas tinha de prestar."— Transcrição da apresentação:

1 D. Afonso Henriques

2 A Formação de Portugal O conde D. Henrique ficou responsável pela defesa e governo do condado portucalense, mas tinha de prestar vassalagem ao rei de Leão.

3 A Formação de Portugal Fixou a capital do Condado em Guimarães onde, provavelmente, veio a nascer o seu filho, D. Afonso Henriques.

4 A Formação de Portugal O Conde D. Henrique sempre sonhou com a independência do condado. Lutou contra os muçulmanos para alargar o território e contra o rei de Leão para realizar o seu sonho. No entanto, morreu sem o conseguir. Após a sua morte, D. Teresa assumiu o governo do Condado.

5 A formação de Portugal Aos 14 anos, D. Afonso Henriques, filho do conde D. Henrique e de D. Teresa, armou-se a si mesmo cavaleiro. Em 1128, D. Afonso Henriques derrotou D. Teresa e os seus partidários na Batalha de S. Mamede. Depois desta vitória, assumiu o governo do condado continuando as lutas contra o reino de Leão e Castela, para conseguir a independência. Em 1139, na célebre batalha de Ourique, D. Afonso Henriques conseguiu obter uma grande vitoria contra os muçulmanos, pelo que passou a intitular-se rei. No entanto, só em 1143, pelo Tratado de Zamora, é que foi reconhecido como rei de Portugal.

6 A formação de Portugal Em 1179, a Santa Sé reconheceu, num documento que se designa por ” Bula Manifestis Probatum”, Portugal como reino independente e Afonso Henriques como rei de Portugal.

7  Realizado por: Beatriz Garcia, 4ºA


Carregar ppt "D. Afonso Henriques. A Formação de Portugal O conde D. Henrique ficou responsável pela defesa e governo do condado portucalense, mas tinha de prestar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google