A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!"— Transcrição da apresentação:

1 A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!

2 Sabias que tens um e-mail do IST para onde são enviadas as informações oficiais da escola? Já o abriste? Sabes que podes fazer o REENVIO dos e-mails do IST para o teu endereço de e-mail habitual? Seja como for: vê o teu e-mail TODAS AS SEMANAS. Espera por um e-mail do teu tutor!

3 É um professor do curso que te vai ajudar a chegar mais alto e mais longe nos teus objectivos académicos. Ele vai acompanhar-te nos dois primeiros anos, mas não é como na garantia dos telemóveis: depois destes dois anos, continuas a poder contar com ele. Quem é o teu Tutor?

4 O Tutorado é para TODOS, não é só para os alunos que têm dificuldades! Comparece à reuniões para que fores contactado por e-mail pelo teu tutor (são reuniões individuais!). Sê pontual. Se por um motivo de força maior não puderes comparecer, AVISA o teu Tutor. Queres saber como é o teu tutor? Procura na tua área no Fénix!!!

5 Deves contactar o teu Tutor SEMPRE que sentires dificuldades académicas. Mesmo? Mesmo!!!! E se as dificuldades se fizerem sentir fora das reuniões agendadas? Procura o e-mail do teu tutor e marca uma reunião extra!

6 O que posso conversar com o meu tutor? -Como melhor organizar o meu horário de estudo -Como tirar proveito das aulas e dos horários de dúvidas -Como estabelecer objectivos e prioridades -O que posso esperar do meu curso (saídas profissionais) -Qual a melhor forma de me preparar para os exames -Como estudar conteúdos que ficaram mal consolidados no secundário -Como me posso motivar para o estudo

7 Se para ao vires para a Universidade deixaste para trás a tua família, a terra onde sempre viveste, e os teus amigos, lembra-te que a adaptação pode ser mais difícil. O teu Tutor não te vai dar um ‘tecto’, mas pode-te dar informação sobre como podes adaptar-te mais facilmente. E cuidado: o insucesso académico no primeiro ano NÃO É negligenciável e um resultado exclusivo de dificuldades de adaptação.

8 Não te esqueças: o nosso maior capital de vida é o apoio que podemos obter em momentos de dificuldade. Por isso, não te acanhes!

9 O teu tutor (ou Professor- Coach) pode ser a peça do puzzle que te falta! Sê autónomo, procura resolver os problemas por ti mesmo, mas se te sentires perdido e sem saber o que fazer, fala com o teu tutor! Pede-lhe que te encoraje quando te sentires mais pessimista, mas acima de tudo lembra-te: O ÚNICO ERRO É PERSISTIR NO ERRO!

10 A receita para o sucesso? É simples! Toma lá o ‘CD’ e segue as instruções: 1.Define os teus objectivos de modo preciso para cada semana, mês, semestre 2.Cumpre o teu plano à risca e analisa com cuidado as razões pelas quais falhaste 3.Aprende com os teus erros (não te massacres por errar).

11 4. Vai às aulas sempre (pois é! não te ‘baldes’ ou na aula seguinte vais sentir que estão a falar cantonês!). 5. Vai aos horários de dúvidas regularmente (não esperes pelo fim do semestre) 6. Aproveita as oportunidades de avaliação contínua. 7. Acredita em ti mesmo!

12 8. Dorme bem, pelo menos oito horas por noite (sobretudo nas vésperas de exame). 9. Come equilibradamente. Se comeres bem, o corpo agradece e a cabeça trabalha melhor. Aproveita as refeições para fazer uma pausa.

13 10. Não abdiques do lazer, da actividade física, do descanso, do convívio. As pausas são essenciais para que consigas pensar bem! Acredita! 11. Mas atenção à regra de ouro: primeiro o dever, depois o prazer!

14 12. Lembra-te que ‘não há métodos fáceis para resolver problemas difíceis’ (Descartes) e que ‘não há ventos favoráveis para os que não sabem para onde vão’ (Séneca)

15 E por último, há que dizê-lo: O IST acredita em ti! O teu Tutor acredita em ti! Por isso, já agora, acredita tu também! Consulta os nossos textos de apoio em: tutorado.ist.utl.pt Ilustrações retiradas de www.illustrationweb.comwww.illustrationweb.com


Carregar ppt "A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google