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Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Prof. Dr. Alexandre Cardoso

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Prof. Dr. Alexandre Cardoso"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Prof. Dr. Alexandre Cardoso

2 Fundamentos •Ambientes Virtuais –Usuário percebe-se dentro do ambiente 3D gerado pelo computador –Pode ser visualizado de diferentes pontos de vista –Alterações em tempo real –Objetos: comportamentos e funções (que podem ser similares ao mundo real) –Possível uso de dispositivos não convencionais

3 Quando?? •Situações de risco à segurança •Treinamento especializado, envolvendo custos e riscos elevados •Alta interatividade, com o estímulo de múltiplos sentidos •Interação real com objetos virtuais •Atividades irrealizáveis no mundo real •Atividades com acesso difícil ou restrito.

4 Fundamentos Ambiente Virtual Espaço e Situação definidosInteração Sintético – tempo real 3D Multisensorial Imersivo RealísticoUsuário Presente

5 Multisensorial

6 Interativo

7 Desenvolvendo AVs •Exigências –AV: deve ser adaptado para a tarefa •Avaliar questões de interface •Avaliar fatores humanos •Avaliar o projeto em si •Limites de desempenho – conflito com as anteriores!!!

8 Metáforas •Referem-se à maneira com a qual o usuário se relaciona com o AV •Metáforas convencionais: pouco aplicáveis •Trata-se de uma tarefa crítica •Uma metáfora não se aplica a todos os domínios – fundamentar a mesma em cada caso particular!!!

9 Metáforas •Para o ambiente em si –Aparência total do ambiente •Para representação da informação –Como será entregue a informação ao usuário •Para interação –Como o usuário interage com o ambiente

10 Desenvolvimento do AV Engenharia de Requisitos Projeto Implementação Avaliação

11 Engenharia de Requisitos •Requisitos Gerais do AV –Modelos conceituais •Requisitos Específicos –Características específicas do AV •Igual ao Mundo real? •Diferente do mundo real? •Não há equivalência com aspectos reais.

12 Engenharia de Requisitos •Requisitos não funcionais –Aspectos de software, hardware ou restrições do comportamento do AV considerado -considerar: usabilidade, portabilidade, confiabilidade etc -Imersão, interação e navegação

13 Projeto •Tecnologias de Entrada •Tecnologias de Saída •Tecnologias de Hardware •Tecnologias de Software •Projeto de objetos, comportamentos e interações

14 Implementação •Obtenção e preparação de imagens •Construção dos objetos 3D •Execução do Ambiente Virtual

15 Avaliação •Avaliação do desempenho do sistema –Latência total: acúmulo de atraso gerados pelos componentes do sistema –Taxas de atualização do display –Robustez –Tolerância a falhas

16 Avaliação •Avaliação da usabilidade •Avaliação da segurança •Avaliação do valor da tarefa e da aplicação

17 Exemplos de AVs

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