A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMONE B. BOLOGNINI PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMONE B. BOLOGNINI PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA."— Transcrição da apresentação:

1 SIMONE B. BOLOGNINI PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA

2 MASSA  Determina a quantidade de matéria.  A unidades de medida (Sistema Internacional de Medida) é o quilograma = kg  Também são unidades derivadas do quilograma:  Grama (g) = 0,001 kg ou  Miligrama (mg) = 0, kg ou kg  Tonelada (ton) = 1000 kg

3 VOLUME  É o espaço ocupado pela matéria.  A unidades de medida (Sistema Internacional de Medida) é o decímetro cúbico.  Um decímetro cúbico é igual a um litro.  Também são unidades derivadas do decímetro cúbico e do litro:  Metro cúbico = m 3  Centímetro cúbico = cm 3  Mililitro = ml. (1 ml = 1 cm 3 )

4 INÉRCIA  Um corpo em movimento tende a ficar em movimento. Só é alterado pela ação de uma ou mais forças.  Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Só é alterado pela ação de uma ou mais forças.

5 IMPENETRABILIDADE  Nenhuma matéria pode ocupar o mesmo espaço que outra matéria ao mesmo tempo.

6 COMPRESSIBILIDADE  A matéria pode ser comprimida, ou seja, diminuir o seu volume, o espaço que ocupa, mantendo sua massa.

7 ELASTICIDADE  Toda matéria pode ser esticada, aumentando seu volume, sem alterar a sua massa.

8 POROSIDADE  Toda matéria apresenta espaço vazios entre suas moléculas, chamados poros.

9 DIVISIBILIDADE  Toda matéria pode ser dividida em pedaços menores.

10 Atividade  Cinco e vinte da manhã. Milagrosamente Alicinha dorme. Tudo escuro. De repente o silêncio é interrompido por uma voz que diz: 5:20 - hora de acordar  Que que é isso? Que porcaria de voz é essa? Hora de acordar o quê?  Saltei da cama! Foi sonho?  Fui até o quarto das meninas. Voltei pro meu quarto meio zonza. Tentei acordar o marido, em vão. Deve ter sido sonho. Pesadelo. Sei lá.

11  Ajeitei minha cabeça no travesseiro, pensei que eu estava ficando doida mesmo, fechei os olhos e engatei no sono.  Não deu tempo nem de fechar o segundo olho e lá vem a voz metálica aterrorizante de novo: 5:40 - hora de acordar  Em um segundo já tava no quarto de brinquedo procurando a boneca que tava fazendo aquilo comigo! Desde quando boneca vem com despertador? Heim? Heim?  Mas não deu tempo. Logo a voz se calou.

12  De madrugada, no meio da escuridão do quarto de brinquedo, rodeada por bonecas descabeladas (algumas sem cabeça) foi impossível não lembrar do Chuck, aquele brinquedo assassino.  Mas não senti medo não. Tava tão nervosa e com tanto sono que eu queria mais era esganar o dono daquela voz!  Fechei a porta do quarto (pra tentar abafar o barulho) e fui pra cama. Tentei dormir.  Voltei pra cama as 6:10 e, adivinhem que apareceu às 6:20? E às 6:40? Esse foi o último horário que ouvi o tal do "hora de acordar".  Depois adormeci.

13  Depois de selecionar tudo o que é matéria no texto, escreva, sobre cada uma:  do que elas podem ser feitas;  Se é corpo, objeto ou substância. De qual propriedade da matéria podemos nos lembrar no texto. Escreva o trecho.


Carregar ppt "SIMONE B. BOLOGNINI PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google