A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Redes de Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Redes de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Redes de Comunicação
Modelo OSI Ano letivo: 2012/2013 Turma: 10º Informática Disciplina: Redes de Comunicação

2 1. Índice Índice 1. Introdução 2. O que é o Modelo OSI
3. História do Modelo OSI 4. As 7 Camadas do Modelo OSI 5. Principais funções de cada Camada do Modelo OSI 6. Equipamentos usados em cada Camada 7. Conclusão 8. Bibliografia

3 1. Introdução Neste trabalho procurei da melhor forma explicar o que é o Modelo OSI, a sua história, as 7 camadas deste Modelo e as suas respetivas funções. A metodologia deste trabalho consistiu numa pesquisa sistemática de informação na internet e numa organização de imagem e texto.

4 2. O que é o Modelo OSI Modelo OSI - Open Systems Interconnection(Sistemas abertos em conexão). O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas diferentes e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.

5 3. História do Modelo OSI No inicio da década de 1981 a ISO (International Organization For Standardization)reuniu-se com representantes de várias empresas. Em 1984 o modelo OSI (International Systems Interconnections) foi criado e permitindo a comunicação de dados entre hardwares e softwares de fabricantes diferentes , e mais do que isso ,o modelo OSI ficou conhecido por” O modelo de arquitetura em camadas.

6 4. As 7 Camadas do Modelo OSI
Camada 7: Aplicação Camada 6: Apresentação Camada 5: Sessão Camada 4: Transporte Camada 3: Rede Camada 2: Link de dados Camada 1: Física

7 5. Principais funções de cada Camada do Modelo OSI
Aplicação Fornece serviços às aplicações do utilizador. Apresentação Encriptação e compressão de dados. Assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas diferentes. Sessão Controla (estabelece, faz a gestão e termina), as sessões entre aplicações. Transporte Controla o fluxo de informação, segmentação e controle de erros.

8 5. Principais funções de cada Camada do Modelo OSI
Rede Encaminhamento de pacotes e fragmentação. Esquema de endereçamento lógico. Dados Controla o acesso ao meio físico de transmissão. Controlo de erros da camada física. Física Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.

9 6. Equipamentos usados em cada Camada

10 6. Equipamentos usados em cada Camada
O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermédia distribuídos e colaborativos,(localizado na camada de Aplicação). Extended Binary Coded Decimal Interchange Code (EBCDIC) é uma codificação de caracteres 8-bit que descende diretamente do código BCD com 6-bit,(localizado na camada de Apresentação). NetBIOS é o Sistema Básico de Rede de Entrada/Saída.Em redes modernas, o NetBIOS normalmente é executado sobre TCP/IP através do protocolo NetBIOS sobre TCP/IP (NBT). Isso resulta que cada computador na rede possua um endereço IP e um nome NetBIOS,(localizado na camada de Sessão).

11 6. Equipamentos usados em cada Camada
O TCP ( Transmission Control Protocol) é um protocolo sobre o qual se usa a maioria das aplicações da internet, como o SSH, FTP, HTTP- portanto, a World Wide Web.A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede,(localizado na camada de Transporte). O ICMP(Internet Control Message Protocol) é um protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC 792, e utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro em questão,(localizado na camada de Rede). O Ethernet é um protocolo de interconexão para Redes Locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. ,(localizado na camada de Ligação de Dados e Física).

12 7.Conclusão Como foi explicado neste trabalho ficamos a conhecer mais sobre o que é o Modelo OSI,as suas camadas e respetivas funções. Espero que tenham gostado e obrigado pela vossa atenção.

13 8. Bibliografia Para este trabalho investiguei nestes seguintes sites:


Carregar ppt "Disciplina: Redes de Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google