A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Francisco Cândido Xavier 02/04/1910 02/04/1910 30/06/2002 30/06/2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Francisco Cândido Xavier 02/04/1910 02/04/1910 30/06/2002 30/06/2002."— Transcrição da apresentação:

1

2 Francisco Cândido Xavier 02/04/ /04/ /06/ /06/2002

3 Biografia Francisco Cândido Xavier 02/04/1910 * 30/06/2002 No dia 02 de abril de 1910, nasceu em Pedro Leopoldo (MG), Francisco Cândido Xavier, filho de um casal simples, seu pai um operário e sua mãe uma lavadeira. Ficou órfão de mãe com 5 anos. Passando por dificuldades seu pai entregou alguns de seus nove filhos aos cuidados de amigos e parentes, Chico Xavier ficou aos cuidados de sua madrinha, uma mulher que o maltratava. Ainda menino aprendeu a se manter calmo e calado em momentos de sofrimento, pois sofria agressões de sua madrinha, nestes momentos se dirigia ao quintal da casa afim de reencontrar sua mãe, ele sempre a via e a escutava após fazer orações. Algum tempo depois seu pai se casou novamente com uma mulher boa e caridosa. Ainda em dificuldade sua madrasta iniciou uma horta em casa e logo para o sustento da família começaram a vender legumes, com o dinheiro Chico Xavier voltou a freqüentar a escola em 1919.

4 Quando saiam todas as pessoas de casa, uma de suas vizinha começou a roubar os legumes da horta, e isso estava causando problemas para família de Chico, sua madrasta sugeriu então que Chico consultasse sua mãe que deu o seguinte conselho, disse que não deveriam brigar com os vizinhos e que toda vez que sua madrasta se ausentasse, que desse a chave de casa à vizinha, para que ela tomasse conta da casa. Dessa forma, a vizinha, responsável pela casa, não roubou mais os legumes. Passado os problemas, Chico não via mais sua mãe com tanta freqüência, mas começou a ter sonhos e se levantava durante a noite para falar com pessoas invisíveis, e pela manhã contava histórias de pessoas que já haviam morrido. Sem que conseguisse compreender, seu pai o levou até um vigário, que disse que um demônio estava perturbando o menino. Ao conversar com sua mãe, triste por não ser compreendido por ninguém, escutou dela que precisava modificar seus pensamentos, que não deveria ser uma criança indisciplinada, para não ganhar antipatia dos outros. Deveria aprender a se calar e que, quando se lembrasse de alguma lição ou experiência recebida em sonho, que ficasse em silêncio. E durante 7 anos consecutivos, de 1920 a 1927, ele não teve mais qualquer contato com sua mãe. Seguia a religião católica participando dos ritos. Em 1923 concluiu o ensino primário, e começou a trabalhar numa fábrica. Em 1925 deixou a fábrica, empregando-se na venda do Sr. José Felizardo Sobrinho.

5 Os sonhos continuavam, e logo depois de dormir entrava em transe profundo. Em 1927 sua irmã ficou doente, e um casal de espíritas, reunido com familiares da doente, realizaram a primeira sessão espírita que teve lugar na casa. Na mesa, dois livros: "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec. Pela mediunidade de D. Carmem, sua mãe manifestou-se: "Meu filho, eis que nos achamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e, em breve, a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos. " Sua professora D. Rosália descobriu sua mediunidade psicográfica, vendo os textos que Chico escrevia após passeio feitos nos campos, ela notava que Chico sempre tirava as melhores notas, e escrevia uma verdadeira página literária sobre o amanhecer e daí tirando conclusões evangélicas. Rosália mostrou aos amigos íntimos a composição e todos foram unânimes em reconhecer que aquilo, se não fora copiado, era então dos espíritos. Ao entrar para o funcionalismo público, como datilógrafo, na Fazenda Modelo do Ministério da Agricultura, começa a demonstrar sua admiração pela natureza. Distante da cidade, Chico entra cada vez mais em contato com a natureza. Vê em tudo poesia e oração, trata as árvores como irmãs e compreende como poucos a alma do grande todo.

6 Em maio de 1927 foi realizada a primeira sessão espírita no lar dos Xavier, em Pedro Leopoldo. Em junho do mesmo ano foi cogitada a fundação de um núcleo doutrinário. E no final de 1927 o Centro Espírita Luiz Gonzaga, sediado na residência de José Cândido Xavier, que se fez presidente da instituição, estava bem freqüentado. As reuniões se realizavam às segundas e sextas-feiras. A nova sede do Grupo Espírita Luiz Gonzaga foi construída no local onde se erguia, antigamente, a casa de Maria João de Deus, mãe de Chico Xavier. No dia 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez a primeira atuação do serviço mediúnico, em público. Seu primeiro livro psicografado foi publicado em Em 1931, Chico passou a receber as primeiras poesias de "Parnaso de Além - Túmulo", que foi lançado em julho de Em 1950, Chico Xavier havia recebido, pela sua psicografia, mais de 50 ótimos livros. Vivia seu apogeu. Se tornou conhecido no Brasil e no mundo inteiro. O Parnaso de Além Túmulo, por si só, valia pelo mais legítimo dos documentos, validando-lhe o instrumental mediúnico, o mais completo e seguro que o Espiritismo tem tido para lhe revelar as verdades, inclusive o intercâmbio das idéias entre os dois Mundos. Além disso, recebera romances, livros e mais livros, versando assuntos filosóficos, científicos e, sobretudo, realçando o espírito da letra dos Evangelhos, escrevendo e traduzindo, de forma clara e precisa, as Lições consoladoras e imortais do Livro da Vida. Em 5 de janeiro de 1959 mudou-se para Uberaba, sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, iniciando nessa mesma data, as atividades mediúnicas, em reunião pública da Comunhão Espírita Cristã. Deu ele, então, início à famosa peregrinação. Aos sábados, saindo da "Comunhão Espírita-Cristã", o bondoso médium visitava alguns lares carentes, levando-lhes a alegria de sua presença amiga, acompanhado por grande número de pessoas.

7 A cidade de Uberaba, desde a sua vinda para cá, transformou-se num pólo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil, e até mesmo do exterior, que aqui aportam com o objetivo de conhecer o médium. Seu trabalho sempre consistiu na divulgação doutrinária e em tarefas assistenciais, aliadas ao evangélico serviço do esclarecimento e reconforto pessoais aos que o procuram. Os direitos autorais de seus livros publicados, em torno de 340, são cedidos, gratuitamente, às editoras espíritas ou a quaisquer outras entidades. Quanto à fortuna material, ele continua tão pobre quanto era. Chico era um homem aposentado e recebia somente os proventos de sua aposentadoria. Do ponto de vista espiritual, Chico Xavier é, a cada dia que passa, um homem mais rico: multiplicou os talentos que o Senhor lhe confiou, através de seu trabalho, de sua perseverança e da sua humildade em serviço. Mesmo com a saúde debilitada, Chico Xavier continuou, a sua condição de um autêntico missionário do Cristo, continuou a comparecer às reuniões do Grupo Espírita da Prece. No dia 30 de junho de 2002, em Uberada, Minas Gerais, Chico Xavier faleceu, enquanto os brasileiros comemoravam a conquista de um campeonato mundial de futebol.

8 Morre o médium Chico Xavier O médium Francisco Cândido Xavier morreu na noite de ontem, aos 92 anos de idade, e a poucos dias de completar 75 anos de mediunidade. Segundo informações médicas, Chico, há anos bastante debilitado, sentiu dores no peito e nas costas pela manhã. À noite sofreu uma parada cardíaca, por volta de 19h30. Chico como sempre desejou, morreu em casa, sem passar por Unidade de Terapia Intensiva e nem por procedimento cirúrgico. A notícia chegou ao Jornal da Manhã por volta de 20h, nossa equipe de reportagem deslocou-se até a casa do médium. O médico Eurípedes Tahan foi chamado e constatou o óbito. O filho de Chico Eurípedes Higino, bastante comovido, evitou falar da morte do pai. Não se sabe se o médium assistiu ao jogo do Brasil ou se ficou sabendo do pentacampeonato. Depois de muito corre-corre de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, o corpo do médium Chico Xavier saiu da residência dele, por volta de 23h30, pelo portão da Avenida João XXIII (a entrada principal fica na Rua D. Pedro I), sob aplausos. Os familiares e companheiros de Chico não deram informação sobre os detalhes, mas nas conversas com alguns deles, soube-se da preparação do corpo para que ele seja velado por 48 horas.

9 “O sepultamento deve ser na tarde de terça-feira, depois de o corpo ser velado estes dois dias na Casa da Prece”, afirmou um dos responsáveis pela administração do local. Ele não se identificou e não permitiu a entrada da imprensa na casa de Chico, enquanto o corpo era preparado. Repórteres se aglomeraram no local desde a confirmação da morte do médium e permaneceram em frente aos portões da casa até a saída do corpo para o Centro da Avenida João XXIII. Quando o corpo chegou ao Centro Casa da Prece, mais aplausos e, na seqüência, um princípio de tumulto, pois algumas pessoas tentaram em vão entrar no local para dar seu adeus ao médium. A permissão para entrar era dada a pessoas selecionadas, entre elas integrantes das polícias Civil e Militar, além de serventuários da Justiça. Uma enorme fila formou-se em frente à Casa da Prece, tão logo correu a notícia de que ali o corpo seria velado, cumprindo um pedido formal de Chico Xavier (ele deixou escrito). Segundo um amigo da família, esse pedido será respeitado. O médium Chico Xavier morreu na noite deste domingo aos 92 anos em Uberaba, Minas Gerais. Ele estava com vários problemas de saúde e teve uma parada cardíaca. Ele completaria 75 anos de atividade médium no próximo dia 8 de julho de 2002

10 "A morte é a mudança completa de casa sem mudança essencial da pessoa". "Planejar a infelicidade dos outros é cavar com as próprias mãos um abismo para si mesmo." "A revolução em que acredito é aquela ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo que começa pela corrigenda de cada um, na base do façamos aos outros aquilo que desejamos que os outros nos façam". "Eu vivo muito alegre, muito feliz, trabalho, tenho sempre muita gente em volta de mim, muita, muita gente na minha vida, é disso que eu gosto." "Devemos efetuar campanhas de silêncio contra as chamadas fofocas, cultivando orações e pensamentos caridosos e otimistas, em favor da nossa união e da nossa paz, em geral". "O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte.“ "Meus prezados e nobres amigos da Doutrina da Fraternidade! Boa saúde e paz em Deus, nosso Pai! Aprendamos a viver sob a lei do amor, pelos ensinamentos de Jesus Cristo! Fora deste mister, o mundo terreno retrata apenas o combate e o cálculo da soberba, proveniente da cegueira da estreita ciência dos homens. Vosso irmão, Emmanuel" Mensagens:

11 "Toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança". "Eu creio que se nós, como povo, fôssemos educados para a tolerância recíproca, para o respeito à autoridade, para o trabalho persistente, sem conflitos entre empresários e trabalhadores, se nós todos nos uníssemos para compreender as necessidades desses valores espirituais na vida de cada um ou de cada grupo social, nós teríamos um país extremamente venturoso.“ "Não creia em salvadores que não demonstrem ações que confirmem a salvação de si mesmos." "Se o homicida conhecesse, de antemão, o tributo da dor que a vida lhe cobrará, preferiria não ter braços para desferir qualquer golpe.“ "O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte." "Todas as nossas figurações mentais, o conjunto de nossas lembranças, as nossas alegrias íntimas e os nossos ressentimentos, as nossas dores, as nossas aspirações, elas formam o conjunto do clima em que a nossa desencarnação se verificará.“ "Berço e túmulo são simples marcos de uma condição para outra." "Somos responsáveis por nossa tragédia e por nossa glória.“ "Tenho aprendido com os benfeitores espirituais que a paz é a doação que podemos oferecer aos outros, sem tê-la para nós mesmos.“ "Mas nunca persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques a ninguém, porque sofrer é muito diferente de fazer sofrer e a dívida é sempre uma carga dolorosa para quem a contraiu."

12 Temas Polêmicos Abaixo temos a opinião de Chico sobre diversos temas considerados polêmicos. Automação Fazendo a máquina grande parte do trabalho, o homem no futuro poderá voltar-se para o conhecimento de si próprio, expandindo-se no caminho da arte e da sabedoria. Homossexualismo e Bissexualismo São condições da alma humana, que não deveria ser encaradas como fenômenos espantosos, atacáveis pelo ridículo da humanidade. Cremação Ela é legítima para todos aqueles que desejam, desde que haja um período de pelo menos 72 horas de expectação para a ocorrência em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar como o depósito de despojos humanos em ambiente frio. Pílulas Anticoncepcionais É a chance de mulheres e homens ficarem livres do delito do aborto. Igrejas Católicas e Evangélicas Todas as manifestações da bondade divina através da Igreja Católica, que consideramos como mãe de nossa civilização, são legítimas credoras da nossa veneração. Nós não estamos separados, os evangélicos, reformistas e os espíritas cristãos, por diferenças fundamentais. Os espíritos nos ensinam que estamos, sim, em faixas diferentes de interpretação, mas somos uma família só diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem reverenciamos em sua santidade o Papa, em nossos eminentes cardeais do Brasil, protetores da nossa fé.

13 Discos Voadores A dureza do nosso coração constitui-se num obstáculo para um contato definitivo e estreito com os extraterrestres. Uma evolução intelectual, iluminada pelo amor fraterno, consoante os ensinos de Jesus, devidamente praticados, nos colocaria em condições de receber seres superiores de outros campos cósmicos do universo, compreendê-los e assimilar-lhes as lições de progresso que nos pudessem ministrar. Ciência e Religião Acho que, no futuro, a ciência e a religião deverão andar de braços dados. Cirurgia Plástica É uma concessão da Providência Divina Religiões Afro-brasileiras Respeitamos o umbandismo, onde se encontra uma grande legião de companheiros muito respeitáveis, consagrados à caridade que Jesus nos legou, grandes expositores da mediunidade, mediunidade que auxilia, alivia o próximo, credores do nosso maior carinho, da nossa maior veneração, conquanto estejamos vinculados aos princípios codificados por Allan Kardec. Bebês de Proveta É uma forma de diminuir o sofrimento da mulher no parto e os riscos de vida dos fetos

14 A mensagem acima foi psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, de trás para diante, no idioma inglês, na sede da União Espírita Mineira, após concerto em benefício do Abrigo Jesus, realizado em 4 de abril de 1937, pelo exímio violinista Levino Albano Conceição, cego desde os sete anos de idade. Esta linda saudação, recebida em dois minutos, escrita em caracteres invertidos, poderá ser lida em um espelho, em cuja frente deverá ser colocada. Lê-se, então, o seguinte: "My dear and generous friends of the fraternity's doctrine. Good health and peace in God, our Father! Let us learn the life in the love's law, from the instructions of Jesus Christ, Except this work almost always in the earthly world represent the struggle and studies of the vanity and from the darkness of the little men's science Your Brother Emmanuel Do Livro: Chico Xavier Mandato de Amor Editora União Espírita Mineira

15 Chico palma da sua Mão Allan Kardec Sites Utilizados para Pesquisas: Allan Kardec Formatação : Airton Ferreri “ Homem Sonhador” Brasil * São Paulo - SP 01/07/2006 Música: Chico Xavier Interprete: Fabio Junior


Carregar ppt "Francisco Cândido Xavier 02/04/1910 02/04/1910 30/06/2002 30/06/2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google