A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões."— Transcrição da apresentação:

1 BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões em negócio. É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões em negócio. É a utilização de uma série de ferramentas para coletar, analisar e extrair informações que serão utilizadas no auxílio ao processo de gestão e tomadas de decisão. É a utilização de uma série de ferramentas para coletar, analisar e extrair informações que serão utilizadas no auxílio ao processo de gestão e tomadas de decisão.

2 Característica – BI Extrair e integrar dados de múltiplas fontes; Extrair e integrar dados de múltiplas fontes; Fazer uso da experiência; Fazer uso da experiência; Analisar dados contextualizados; Analisar dados contextualizados; Trabalhar com hipóteses; Trabalhar com hipóteses; Procurar relações de causa e efeito; Procurar relações de causa e efeito; Transformar registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial. Transformar registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial.

3 Ferramentas - BI Planilha eletrônica Planilha eletrônica Geradores de parâmetros e de relatórios Geradores de parâmetros e de relatórios SAD SAD SAE SAE Data Warehouse Data Warehouse Data Mart Data Mart OLAP OLAP Data Mining Data Mining

4 DW– Data Warehouse É a fonte de dados para consultas na organização, ou a união de todos os Data Marts (DM) já constituídos. Pode ser visto também como uma grande base de dados que apresenta diversos níveis sintéticos dos dados operacionais, cujo objetivo maior é fornecer informação estratégica integrada, segundo uma visão holística da organização. É a fonte de dados para consultas na organização, ou a união de todos os Data Marts (DM) já constituídos. Pode ser visto também como uma grande base de dados que apresenta diversos níveis sintéticos dos dados operacionais, cujo objetivo maior é fornecer informação estratégica integrada, segundo uma visão holística da organização.

5 DW– Data Warehouse Um repositório centralizado de dados da corporação, necessários principalmente para o suporte a decisão orientado internamente, extraído do sistema de processamento de transações, dados de fornecedores da corporação e de bancos de dados externos. Um repositório centralizado de dados da corporação, necessários principalmente para o suporte a decisão orientado internamente, extraído do sistema de processamento de transações, dados de fornecedores da corporação e de bancos de dados externos. É constituído de sob a forma de fatos (mensuráveis) e as dimensões sob as quais podem ser analisados. É constituído de sob a forma de fatos (mensuráveis) e as dimensões sob as quais podem ser analisados.

6 DW – Componentes Fonte de dados operacionais Fonte de dados operacionais Ferramentas de desenho e desenvolvimento Ferramentas de desenho e desenvolvimento Ferramentas de extração e transformação de dados Ferramentas de extração e transformação de dados Ferramentas de acesso e análise de dados Ferramentas de acesso e análise de dados Ferramentas de gestão do sistema Ferramentas de gestão do sistema

7 DM – Data Mart São subconjuntos de um DW completo. Podemos entender Dm como pequenos DW, de visão departamental ou de área de interesse ou área assunto bem definida, com o propósito de fornecer visão estratégica dos dados setorizados. São subconjuntos de um DW completo. Podemos entender Dm como pequenos DW, de visão departamental ou de área de interesse ou área assunto bem definida, com o propósito de fornecer visão estratégica dos dados setorizados.

8 OLAP – Online Analytical Processing O processamento analítico em tempo real é definido como atividade de consulta e apresentação de dados textuais e numéricos em um DW. O processamento analítico em tempo real é definido como atividade de consulta e apresentação de dados textuais e numéricos em um DW. Atividade de analisar dados analíticos complexos, procurando padrões, tendências e exceções, on-line. Atividade de analisar dados analíticos complexos, procurando padrões, tendências e exceções, on-line.

9 Data Mining A mineração de dados nada mais é do que produzir conhecimento analisando dados, descobrindo tendências e fraudes. Usando algoritmos matemáticos o sistema pode ajudar o usuário a chegar a conclusões que vão além da análise humana. A mineração de dados nada mais é do que produzir conhecimento analisando dados, descobrindo tendências e fraudes. Usando algoritmos matemáticos o sistema pode ajudar o usuário a chegar a conclusões que vão além da análise humana. Extrai informações úteis dos volumes de dados, usando ferramentas como a computação neural ou raciocínio baseado em caso. Extrai informações úteis dos volumes de dados, usando ferramentas como a computação neural ou raciocínio baseado em caso.

10 SIN – Sistema de Inteligência de Negócio É o processo pelo qual a informação é sistematicamente coletada, analisada e disseminada como inteligência aos usuários que possam tomar ações a partir dela. É o processo pelo qual a informação é sistematicamente coletada, analisada e disseminada como inteligência aos usuários que possam tomar ações a partir dela. Envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes fornecedores. Envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes fornecedores.

11 SIN – Sistema de Inteligência de Negócio Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. O processo de SIN analisa e valida todas estas informações e as transforma em conhecimento estratégico. O processo de SIN analisa e valida todas estas informações e as transforma em conhecimento estratégico.

12 SIN - Benefícios Antecipar mudanças de mercado Antecipar mudanças de mercado Antecipar ações dos competidores Antecipar ações dos competidores Descobrir novos ou potenciais competidores Descobrir novos ou potenciais competidores Aprender com os sucessos ou falha dos outros Aprender com os sucessos ou falha dos outros Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros Conhecer novas tecnologias Conhecer novas tecnologias Entrar em novos mercados Entrar em novos mercados Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais Rever práticas de negócio. Rever práticas de negócio.

13


Carregar ppt "BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google