A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Superior 2.3.2 – Controle de Malha Aberta Amintas Paiva Afonso Introdução aos Sistemas de Controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Superior 2.3.2 – Controle de Malha Aberta Amintas Paiva Afonso Introdução aos Sistemas de Controle."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Superior – Controle de Malha Aberta Amintas Paiva Afonso Introdução aos Sistemas de Controle

2

3

4

5

6

7 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta

8  Os sistemas de controle de malha aberta são aqueles em que o sinal de saída não exerce nenhuma ação de controle no sistema. Isso quer dizer que nenhum sinal de saída é medido nem realimentado para comparação com a entrada.  Exemplo: Na máquina de lavar roupas, as operações de colocar de molho, lavar e enxaguar em uma lavadora são executadas em uma sequência em função do tempo. A lavadora não mede o sinal de saída, isto é, não verifica se as roupas estão bem lavadas.

9 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta  O controle em malha aberta consiste em aplicar um sinal de controle pré-determinado, esperando-se que ao final de um determinado tempo a variável controlada atinja um determinado valor ou apresente um determinado comportamento.  Neste tipo de sistema de controle não são utilizadas informações sobre evolução do processo para a determinar o sinal de controle a ser aplicado em um determinado instante. Mais especificamente, o sinal de controle não é calculado a partir de uma medição do sinal de saída.

10 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta  Em qualquer sistema de controle de malha aberta, a saída não é comparada com a entrada de referência. Assim, a cada entrada de referência corresponde uma condição fixa de operação.  Dessa maneira, a precisão do sistema depende de uma calibração. Na presença de distúrbios, um sistema de controle de malha aberta não vai executar a tarefa desejada. Ela somente poderá ser executada na prática se a relação entre a entrada e a saída for conhecida e se não houver nenhum distúrbio interno ou externo.  É claro que esses não são sistema de controle realimentados.

11 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta  Eletrodomésticos com várias velocidades: liquidificador  Máquina de lavar roupa pré-programada  Vídeo cassete pré-programado  Sinais de trânsito  VLS  Viagens interplanetárias  Controle do movimento humano  Portanto, o sinal de entrada e pré-fixado ou pré- programado, e os estados atuais do sistema não influenciam no comportamento do controle.  Exemplos:

12 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta  Note que qualquer sistema de controle cujas operações são efetuadas em uma sequência em função do tempo é um sistema de malha aberta.  Exemplo: O controle de tráfego por meio de sinais, operado em função do tempo, é outro exemplo de controle de malha aberta. Figure 2.3.3: controle em malha aberta

13 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta  Exemplo: Imagine um automóvel sem velocímetro. Deseja-se manter a velocidade constante em um determinado valor: 80 Km/h por exemplo. O motorista estima então com qual pressão ele deverá pisar no acelerador e mantém o acelerador com esta pressão.  Dependendo da experiência do motorista a velocidade final se manterá próxima de 80 Km/h, mas somente com muita sorte ele conseguirá manter a velocidade em 80 Km/h. Por outro lado, se ele precisar subir (descer) uma lomba, a velocidade irá diminuir (aumentar).

14 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta  Exemplo: Considere o controle de um forno onde um operador com uma determinada experiência, estima o tempo que o forno deve ficar ligado a plena potência para que a temperatura chegue a um determinado valor. Obviamente, apenas com muita sorte, a temperatura do forno ao final do tempo pré-determinado será exatamente a desejada.  Geralmente, a temperatura ficará um pouco acima ou um pouco abaixo do valor desejado. Além disto, a temperatura final do forno provavelmente irá variar dependendo de variações temperatura ambiente, ou seja, a temperatura interna final do forno será diferente se a temperatura externa for de 5ºC (inverno) ou 30ºC (verão). Figure 1.2: controle em malha aberta

15 2.3.3 Sistemas de Controle de Malha Aberta  Os exemplos ilustram as características básicas de um sistema de controle que opera em malha aberta: imprecisão, nenhuma adaptação a variações externas (perturbações), dependência do julgamento e da estimativa humana.  Por outro lado, este tipo de sistemas são em geral simples e baratos, pois não envolvem equipamentos sofisticados para a medição e/ou determinação do sinal de controle.

16


Carregar ppt "Ensino Superior 2.3.2 – Controle de Malha Aberta Amintas Paiva Afonso Introdução aos Sistemas de Controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google