A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Módulo III. 2 Protocolo TCP/IP 3  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. - Os protocolos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Módulo III. 2 Protocolo TCP/IP 3  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. - Os protocolos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Módulo III

2 2 Protocolo TCP/IP

3 3  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. - Os protocolos utilizados na internet são o resultado de um projeto da DARPA(Defense Advanced Research Projects Agency) - O TCP/IP permite a comunicação entre qualquer conjunto de redes interconectadas e é bem adequado tanto para a comunicação LAN como para a comunicação WAN.

4 4  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - ARPAnet foi inicialmente usada para conectar universidades e redes militares. - ARPAnet usava o protocolo NCP. - NCP foi aperfeiçoado para o TCP/IP. - A partir de 1o. Janeiro de 1983 os dispositivos do ARPAnet deixaram de aceitar pacotes NCP.

5 5  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - O TCP/IP inclui não apenas as especificações das camadas 3 e 4 (como o IP e o TCP), como também inclui as especificações de aplicativos comuns como o correio eletrônico, o login remoto, a emulação de terminal e a transferência de arquivos.

6 6  Visão Geral do Protocolo (Endereços). Endereços IP e Endereços Ethernet. Endereços Ethernet ou MAC. - Endereços de placa exclusivo de 48 bits ou 12 hex (existem possibilidades). - Ex AF-F8-E7-71. Para visualizar use > net config workstation ou server.

7 7  Classe de Endereçamento. Endereços IP. - Formado por 4 bytes – 32 bits. - Os endereços são organizados em 5 classes(na prática só três).

8 8  Classe de Endereçamento. ENDEREÇOS PRIVADOS (CATEGORIA 1)  1 REDE CLASSE A: a  16 REDES CLASSE B: a  256 REDES CLASSE C: a

9 9  Classe de Endereçamento. A B C 16 milhões 65 mil x.x.x x.x x

10 10  Sub-Redes. Máscara de Sub-redes. - São identificadores das classes de endereços IP. - Possui 32 bits divididos em quatro bytes. - Utiliza o bit 1 para especificar bits de rede e subredes, enquanto o dígito 0 é usado para especificar bits de hosts. ClasseMáscara de Sub-rede A B C

11 11  Classe de Endereçamento e Sub-Rede.  Um endereço IP e uma máscara de sub-rede em uma interface têm três finalidades: -Eles permitem que o sistema processe a recepção e transmissão de pacotes. - Eles especificam o endereço local do dispositivo. - Eles especificam um intervalo de endereços que compartilham o cabo com o dispositivo.

12 12  Como Implementar uma Sub-Rede?  Determinar o número de segmentos.  Determinar o número de hosts por segmento.  Com isto se define :  Uma máscara de subrede para toda a rede  Um único ID de rede por segmento físico  Um intervalo (range) de hosts por segmento

13 13  Endereçamento.

14 14  Endereçamento.

15 15  Endereçamento. Notação Decimal Pontuada.

16 16  Endereçamento. Regra Básica para Atribuição de Endereços IP. HOSTS NA MESMA REDE LOCAL – DEVEM TER O MESMO ID DE REDE HOSTS COM ID DE REDE DIFERENTE – DEVEM SER LIGADOS ATRAVÉS DE ROTEADORES.

17 17  Exemplo de Endereçamento.

18 18  Exemplo de Endereçamento

19 19  Exemplo de Endereçamento.

20 20  Exemplo de Endereçamento computadores600 computadores... SÃO PAULO CURITIBA 800 computadores... RIO DE JANEIRO

21 21  Exemplo de Endereçamento. Por default, a máscara de uma rede classe B é Para dividir a rede em 4 subredes, utiliza-se a máscara:

22 22  Exemplo de Endereçamento. 1: a : a : a : a

23 23  Exemplo de Endereçamento computadores600 computadores... SÃO PAULO CURITIBA 800 computadores... RIO DE JANEIRO

24 24  Endereços Endereços que não podem ser atribuidos a nenhuma estação: : Endereço de Loopback; : Broadcast : Broadcast da rede classe C : Broadcast da rede classe B : Broadcast da rede classe A : Endereço de Inicialização Endereços de rede e de broadcast de uma determinada sub-rede.

25 25  Visão Geral do Protocolo. Gateway e Broadcast.

26 26  Roteamento IP A determinação do caminho, para o tráfego através de uma nuvem de rede, ocorre na camada de rede (camada 3)

27 27  Roteamento IP Quando um quadro vai de uma rede para outra existe um re-encapsulamento. Muda-se o MAC mas o IP continua o mesmo.

28 28  Roteamento IP Rotas estáticas x Rotas Dinâmicas.

29 29  Roteamento IP Rotas estáticas x Rotas Dinâmicas.

30 30 Protocolos do TCP/IP. Protocolos do TCP/IP.

31 31  TCP versus OSI

32 32  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) HTTP POP3 WINS HOSTS TFTP

33 33  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação) FALAR SOBRE AS PORTAS USADAS (EXPLICAR BEM) Exemplificar com netstat e tcpdump, htop,etc.

34 34 Conjuntos de Protocolos TCP – Resolução de Problemas. Telnet Ping Traceroute NBTSTAT NETSTAT IPCONFIG/WINIPCFG  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)

35 35 Conjuntos de Protocolos TCP – Resolução de Problemas LABORATÓRIO  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)

36 36  Conjunto de Protocolos TCP (Transporte)

37 37  Conjunto de Protocolos TCP (Transporte)

38 38  Conjunto de Protocolos TCP (Transporte) Portas:

39 39  Conjunto de Protocolos TCP (Rede)

40 40  Conjunto de Protocolos TCP (Rede)

41 41  Conjunto de Protocolos TCP (Rede)

42 42 Os Domínios e o DNS. Os Domínios e o DNS.

43 43  Domínios e DNS. Domínio: é a denominação que é fornecida a um site para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. DNS: principal função é traduzir nomes em IP´s.

44 44  Domínios e DNS. Tipos de Zonas.

45 45 Laboratório Laboratório Instalação e configuração de DNS

46 46 Internet 2 e IPv6(IPng) Internet 2 e IPv6(IPng)


Carregar ppt "1 Módulo III. 2 Protocolo TCP/IP 3  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP? - TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. - Os protocolos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google