A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo III.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo III."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo III

2 Protocolo TCP/IP

3  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP?
- TCP/IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. Os protocolos utilizados na internet são o resultado de um projeto da DARPA(Defense Advanced Research Projects Agency) O TCP/IP permite a comunicação entre qualquer conjunto de redes interconectadas e é bem adequado tanto para a comunicação LAN como para a comunicação WAN. . TCP/IP é um conjunto de protocolos utilizados na conexão entre redes. Utilizado na internet como padrão. . O TCP/IP permite a comunicação entre qualquer conjunto de redes interconectadas e é bem adequado tanto para a comunicação LAN como para a comunicação WAN. O TCP/IP inclui não apenas as especificações das camadas 3 e 4 (como o IP e o TCP), como também inclui as especificações de aplicativos comuns como o correio eletrônico, o login remoto, a emulação de terminal e a transferência de arquivos.

4  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP?
ARPAnet foi inicialmente usada para conectar universidades e redes militares. ARPAnet usava o protocolo NCP. NCP foi aperfeiçoado para o TCP/IP. A partir de 1o. Janeiro de 1983 os dispositivos do ARPAnet deixaram de aceitar pacotes NCP.

5  Protocolo TCP/IP O que é TCP/IP?
- O TCP/IP inclui não apenas as especificações das camadas 3 e 4 (como o IP e o TCP), como também inclui as especificações de aplicativos comuns como o correio eletrônico, o login remoto, a emulação de terminal e a transferência de arquivos.

6  Visão Geral do Protocolo (Endereços).
Endereços IP e Endereços Ethernet. Endereços Ethernet ou MAC. Endereços de placa exclusivo de 48 bits ou 12 hex (existem possibilidades). Ex AF-F8-E7-71. Para visualizar use > net config workstation ou server.

7  Classe de Endereçamento.
Endereços IP. Formado por 4 bytes – 32 bits. Os endereços são organizados em 5 classes(na prática só três). O endereço 127 não está disponível por se tratar de um endereço especial (loopback), usados para testes de Funcionamento do TCP/IP. - Multicasting (broadcast com autorização) – 1 to all. Classe D 224 a 239.

8  Classe de Endereçamento.
ENDEREÇOS PRIVADOS (CATEGORIA 1)  1 REDE CLASSE A: a  16 REDES CLASSE B: a  256 REDES CLASSE C: a

9 A B C  Classe de Endereçamento. 16 milhões 65 mil 255 10.x.x.x
... 10.x.x.x x.x x O endereço 127 não está disponível por se tratar de um endereço especial (loopback), usados para testes de Funcionamento do TCP/IP. - Multicasting (broadcast com autorização) – 1 to all.

10  Sub-Redes. Máscara de Sub-redes.
São identificadores das classes de endereços IP . Possui 32 bits divididos em quatro bytes. Utiliza o bit 1 para especificar bits de rede e subredes, enquanto o dígito 0 é usado para especificar bits de hosts. Classe Máscara de Sub-rede A B C

11  Classe de Endereçamento e Sub-Rede.
 Um endereço IP e uma máscara de sub-rede em uma interface têm três finalidades: -Eles permitem que o sistema processe a recepção e transmissão de pacotes. - Eles especificam o endereço local do dispositivo. - Eles especificam um intervalo de endereços que compartilham o cabo com o dispositivo.

12  Como Implementar uma Sub-Rede?
Determinar o número de segmentos. Determinar o número de hosts por segmento. Com isto se define : Uma máscara de subrede para toda a rede Um único ID de rede por segmento físico Um intervalo (range) de hosts por segmento

13  Endereçamento.

14  Endereçamento. . A camada de aplicação suporta os protocolos de endereçamento e o gerenciamento de rede. Ela também tem protocolos para transferência de arquivos, correio eletrônico e login remoto

15  Endereçamento. Notação Decimal Pontuada.

16  Endereçamento. Regra Básica para Atribuição de Endereços IP.
HOSTS NA MESMA REDE LOCAL DEVEM TER O MESMO ID DE REDE HOSTS COM ID DE REDE DIFERENTE DEVEM SER LIGADOS ATRAVÉS DE ROTEADORES.

17  Exemplo de Endereçamento.

18  Exemplo de Endereçamento

19  Exemplo de Endereçamento.

20  Exemplo de Endereçamento.
... 900 computadores 600 computadores SÃO PAULO CURITIBA 800 computadores RIO DE JANEIRO

21  Exemplo de Endereçamento.
Por default, a máscara de uma rede classe B é Para dividir a rede em 4 subredes, utiliza-se a máscara: Obs. Caso especial de sub-rede: - O ID de sub-rede com todos 1´s, indica o broadcast da sub-rede; - O Id de sub-rede com todos 0´s, indica “a rede” da sub-rede. Portanto não se recomenda o uso destas sub-redes, apesar de existir a RFC 950 que discute as limitações impostas caso se queira usá-las. Uma destas limitações diz que todos os roteadores e hardware da rede devem suportar este tipo de endereçamento especial.

22  Exemplo de Endereçamento.
00 01 10 11 Para saber o número de hosts -> 2^h –2 ; Onde h = número de bits disponíveis para hosts.

23  Exemplo de Endereçamento.
... 900 computadores 600 computadores SÃO PAULO CURITIBA 800 computadores RIO DE JANEIRO

24  Endereços Endereços que não podem ser atribuidos a nenhuma estação:
: Endereço de Loopback; : Broadcast : Broadcast da rede classe C : Broadcast da rede classe B : Broadcast da rede classe A : Endereço de Inicialização Endereços de rede e de broadcast de uma determinada sub-rede. Explicar super-rede (“compra de bits” de rede).

25  Visão Geral do Protocolo.
Gateway e Broadcast.

26  Roteamento IP A determinação do caminho, para o tráfego através de uma nuvem de rede, ocorre na camada de rede (camada 3) A camada de rede usa a tabela de roteamento IP para enviar pacotes da rede de origem à rede de destino. Depois que o roteador determina que caminho deve ser usado, ele encaminha o pacote.

27  Roteamento IP Quando um quadro vai de uma rede para outra existe um re-encapsulamento. Muda-se o MAC mas o IP continua o mesmo. Quando um aplicativo host precisa enviar um pacote para um destino em outra rede, o host endereça o quadro de enlace de dados para o roteador, usando o endereço de uma das interfaces do roteador. O processo de camada de rede do roteador examina o cabeçalho do pacote sendo recebido para determinar a rede de destino e depois faz referencia à tabela de roteamento que associa redes às interfaces de saída.  O pacote é encapsulado novamente no quadro de enlace de dados apropriado para a interface selecionada e é enfileirado para envio ao próximo salto do caminho. Esse processo ocorre toda vez que o pacote é encaminhado através de outro roteador. No roteador que está conectado à rede do host de destino, o pacote é encapsulado no tipo de quadro de enlace de dados da LAN de destino e é entregue ao host de destino.

28  Roteamento IP Rotas estáticas x Rotas Dinâmicas.

29  Roteamento IP Rotas estáticas x Rotas Dinâmicas.

30 Protocolos do TCP/IP.

31  TCP versus OSI .

32  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)
HTTP POP3 WINS HOSTS TFTP . A camada de aplicação suporta os protocolos de endereçamento e o gerenciamento de rede. Ela também tem protocolos para transferência de arquivos, correio eletrônico e login remoto. DNS (Sistema de Nomes de Domínio) WINS (Windows Internet Naming Service) HOSTS é um arquivo criado pelos administradores de rede e mantidos nos servidores. Eles são usados para fornecer mapeamento estático entre os endereços IP e os nomes de computadores POP3 (Post Office Protocol) SNMP (Simple Network Management Protocol) FTP (File Transfer Protocol) é um serviço confiável orientado a conexão que usa o TCP para transferir arquivos entre sistemas que suportam o FTP . TFTP (Trivial File Transfer Protocol) é um serviço não confiável sem conexão que usa o UDP para transferir arquivos entre sistemas que suportam o TFTP HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é o padrão da Internet que suporta a troca de informações na World Wide Web

33  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)
FALAR SOBRE AS PORTAS USADAS (EXPLICAR BEM) Exemplificar com netstat e tcpdump , htop ,etc.

34  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)
Conjuntos de Protocolos TCP – Resolução de Problemas. Telnet Ping Traceroute NBTSTAT NETSTAT IPCONFIG/WINIPCFG Traceroute traça o caminho que um pacote faz até o destino e é usado para depurar os problemas de roteamento. NBTSTAT -- um utilitário usado para solucionar problemas de resolução de nome do NetBIOS; usado para visualizar e remover as entradas do cache do nome. NETSTAT -- um utilitário que fornece informações sobre as estatísticas do TCP/IP; pode ser usado para fornecer informações sobre o status das conexões do TCP/IP e resumos do ICMP, TCP e UDP. ipconfig/winipcfg -- utilitários usados para visualizar as definições de rede atuais para todos os adaptadores ip (placa de rede) em um dispositivo; podem ser usados para visualizar o endereço MAC, o endereço IP e o gateway

35  Conjunto de Protocolos TCP(Aplicação)
Conjuntos de Protocolos TCP – Resolução de Problemas LABORATÓRIO Traceroute traça o caminho que um pacote faz até o destino e é usado para depurar os problemas de roteamento. NBTSTAT -- um utilitário usado para solucionar problemas de resolução de nome do NetBIOS; usado para visualizar e remover as entradas do cache do nome. NETSTAT -- um utilitário que fornece informações sobre as estatísticas do TCP/IP; pode ser usado para fornecer informações sobre o status das conexões do TCP/IP e resumos do ICMP, TCP e UDP. ipconfig/winipcfg -- utilitários usados para visualizar as definições de rede atuais para todos os adaptadores ip (placa de rede) em um dispositivo; podem ser usados para visualizar o endereço MAC, o endereço IP e o gateway

36  Conjunto de Protocolos TCP (Transporte)
TCP -- um protocolo confiável, orientado para conexão; fornece controle de fluxo através de janelas móveis e a confiabilidade fornecendo números de seqüência e confirmações. UDP -- sem conexão e não confiável

37  Conjunto de Protocolos TCP (Transporte)
O tamanho da janela determina quantos dados a estação destinatária pode aceitar de uma só vez. Com um tamanho de janela 1, cada segmento transporta apenas um byte de dados e deve ser confirmado antes que o próximo segmento seja transmitido. Isso resulta em uso ineficiente da largura de banda pelos hosts.

38  Conjunto de Protocolos TCP (Transporte)
Portas:

39  Conjunto de Protocolos TCP (Rede)
IP -- fornece roteamento de entrega de datagramas por melhor esforço e sem conexão; não está preocupado com o conteúdo dos diagramas; procura uma forma de enviar os datagramas ao seu destino ICMP -- fornece recursos de controle e de mensagem. Mensagens: Ping Destination Unreachable - destino não alcançável Time to Live Exceeded - tempo de vida excedido Parameter Problem - problema com parâmetro Source Quench - origem extinta Redirect - redirecionar Echo - eco Echo Reply - resposta de eco Timestamp Timestamp Reply Information Request - requisição de informação Information Reply - resposta de informação Address Request - requisição de endereço Address Reply - resposta de endereço * ARP -- determina o endereço da camada de enlace para endereços IP conhecidos RARP -- determina endereços de rede quando os endereços da camada de enlace são conhecidos

40  Conjunto de Protocolos TCP (Rede)

41  Conjunto de Protocolos TCP (Rede)
Explicar como o ARP funciona em rede com roteadores.

42 Os Domínios e o DNS.

43  Domínios e DNS. Domínio: é a denominação que é fornecida a um site para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. DNS: principal função é traduzir nomes em IP´s. No Brasil o domínio principal “.br’ é mantido pela Fapesp. Internic rege mundialmente. Será visto quando da instalação do servidor W2000 como se instala e os tipos de registros DNS.

44  Domínios e DNS. Tipos de Zonas.

45 Instalação e configuração de DNS
Laboratório Instalação e configuração de DNS

46 Internet 2 e IPv6(IPng)


Carregar ppt "Módulo III."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google