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PROGRAMAÇÃO - PRG ALGORITMOS Prof. Stefano Prof. Stefano.

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1 PROGRAMAÇÃO - PRG ALGORITMOS Prof. Stefano Prof. Stefano

2 Introdução Algoritmos Fluxograma Constantes e variáveis Operadores Declarações de Controle Exercícios

3 Introdução Lógica de programação: Sequência Lógica: Instruções:
Técnica para gerar uma determinada sequência de atividades para atingir um determinado objetivo; Sequência Lógica: São os diferentes passos ou instruções para solucionar um problema; Instruções: São um conjunto de regras ou normas definidas para realização de uma atividade. É uma ação elementar executada pelo computador;

4 Algoritmos Algoritmos é uma maneira de formalizar uma sequência de passos para execução de uma atividade. A formalização é necessária para que diferentes pessoas possam entender e repetir os passos para chegar a solução do problema; Ex.: Executar a operação de soma em uma calculadora; Fazer uma transferência bancária; Ajustar o horário no celular; Programar um DVD para gravar um programa;

5 Algoritmos EXERCÍCIO 1:
Descreva passo a passo como você faria para obter a média de três números a seguir em sua calculadora; MEDIA = 3

6 Fluxograma Para representar graficamente um algoritmo utilizaremos o fluxograma; Um fluxograma é a representação das diferentes etapas de um processo através de elementos gráficos ligados conforme a lógica de programação; Simbologia Símbolo Função Início ou Fim de um algoritmo Processamento geral Decisão

7 Fluxograma EXERCÍCIO 2:
Implemente em um fluxograma o algoritmo do cálculo da média de três números a seguir em sua calculadora do exercício anterior;

8 Constantes e variáveis
Identificadores: São nomes arbitrários dados as funções, variáveis, constantes. Os identificadores podem ser1 letras de A à Z, números de 0 à 9 e “_“(underline). Não pode começar com número. Exemplos: Temperatura_media Temp _T1 1 – Depende de cada compilador

9 Constantes e variáveis
Constantes: são elementos que tem um valor fixo, não podendo ser mudados durante a execução do programa; Exemplo: π = 3, Em vez de escrever toda vez o número podemos nomear uma constante PI = 3, e durante programa utilizar PI; Variáveis: são elementos que permitem a alteração do seu valor durante a execução do programa. É recomendável que no início do programa seja atribuído um valor inicial a elas, que elas sejam inicializadas; Exemplo: Calcule consumo médio de combustível de um automóvel. CONSUMO= KM/L

10 Constantes e variáveis
EXERCÍCIO 3: Para preparar uma salada de frutas, um cozinheiro foi comprar 4 frutas, onde cada fruta tem seu preço e a quantidade que o cozinheiro precisa descrito na tabela a seguir. Monte um algoritmo que calcule quanto ele terá que pagar por cada fruta e o valor total da despesa; FR1 FR2 FR3 FR4 Preço por kg(R$) 1,30 1,90 4,50 0,98 Peso (kg) 2,5 1,3 0,6 3,8 Observar a utilização de constantes e variáveis

11 Operadores Operador é um símbolo que faz com que compilador execute alguma operação matemática ou lógica; Os principais operadores são aritméticos, de relação, lógicos e bit a bit; A seguir serão apresentados os principais elementos de cada operador. Este tópico será visto em maiores detalhes na linguagem de programação aplicado diretamente ao compilador utilizado;

12 Operadores Operador Aritmético + - * / % + + - - Operador
Operação realizada + Soma - Subtração * Multiplicação / Divisão % Resto da divisão + + Incremento - - Decremento

13 Operadores Operador de Relação: eles testam as relações nas expressões. Seu resultado é 1 se for verdadeiro ou 0 se for falso; Operador Operação realizada = = Igual a ! = Não igual a > Maior que < Menor que > = Maior ou igual a < = Menor ou igual a

14 Operadores Exemplos de Operador de Relação: 4 = = 3; retorna 0 - FALSO
3 = = 3; retorna 1 - VERDADEIRO 7 > = 3; retorna 1 – VERDADEIRO 4 < = 3; retorna 0 - FALSO 4 ! = 3; retorna 1 – VERDADEIRO 4 > 3; retorna 1 – VERDADEIRO

15 Operadores Operadores lógicos: realizam operações lógicas nas expressões. Os operandos são considerados verdadeiros(1) ou falsos(0). Seu resultado é 1 se for verdadeiro ou 0 se for falso; Operador Operação realizada & & AND | | OR ! NOT (Negado)

16 Operadores Exemplos de Operador Lógico: a) (3 > 1) & & (2= = 2);
1 & & ; resulta em 1 - verdadeiro b) (3 > 7) | | (2= = 2); | | ; resulta em 1 - verdadeiro !{(3 > 1) & & (2= = 2)} ; !{ & & }; !{ 1} ; - resulta em 0 - falso

17 Operadores Operadores Bit a Bit: eles testam as relações dos operadores nas expressões bit a bit; Operador Operação realizada & AND | OR ^ XOR ~ NOT > > SHIFT RIGHT,desloca bits a direita < < SHIFT LEFT, desloca bits a esquerda

18 Operadores Exemplos de Operador Bit a Bit:
a) v1= , v2=110011, v3 = v1 & v2; AND v1 = v2 = v3 = b) v1= , v2=010111, v3 = v1 | v2; OR v1 = v2 = v3 =

19 Operadores Exemplos de Operador Bit a Bit:
c) v1= , v2=110011, v3 = v1 ^ v2; XOR v1 = v2 = v3 = d) v1= , v2 = ~ v1 ; NOT v1 = v2 =

20 Operadores Exemplos de Operador Bit a Bit:
e) v1= , v2=v1 << 2; SHIFT LEFT (x 2) = ; <<1 v2 = ; <<2 f) v1= , v2=v1 >> 2; SHIFT RIGHT (÷ 2) = ; >> 1 v2 = ; >> 2

21 Declarações de Controle
As declarações controlam o fluxo de execução de um algoritmo, sendo assim de fundamental importância o domínio da sua correta utilização; Em uma linguagem de programação existem diferentes declarações, mas aqui, para um primeiro contato, utilizaremos a declaração de controle condicional;

22 Declarações de Controle
Declaração de controle condicional IF THEN....ELSE SE......ENTÃO...SENÃO Ele é utilizado para executar um determinado comando se uma determinada condição for verdadeira. A opção ELSE não é obrigatória. IF (verdadeiro) THEN ComandosVerdadeiro ELSE ComandosFalso IF (true) THEN CommandsTrue ELSE CommandsFalse

23 Declarações de Controle
Para implementação do caso geral no algoritmo utilizamos o losango; As saídas V e F podem ser trocadas pergunta V Pergunta ? Comandos Verdadeiro F Comandos Falso

24 Declarações de Controle
OPÇÃO 1: Somente verdadeiro; pergunta V Pergunta ? Comandos Verdadeiro

25 Declarações de Controle
OPÇÃO 1: Exercício 4: Considere um forno onde a temperatura limite seja de 700º C. Se a temperatura atual do forno atingir este valor o alarme deve ser ligado. Elabore um algoritmo que implemente essa situação;

26 Declarações de Controle
Resolução In Início Ler Tforno Tforno >= 700 V Ligar Alarme F In Fim A inclusão da etapa de leitura do sensor do forno, considerando ser um sinal analógico, foi colocada aqui porque geralmente requer um tratamento adicional no programa.

27 Declarações de Controle
CASO 2: Com verdadeiro e falso o algoritmo fica da forma como já visto anteriormente; pergunta V Pergunta ? Comandos Verdadeiro F Comandos Falso

28 Declarações de Controle
Exercício 5: Na esteira abaixo quando o sensor S1 for acionado o motor M1 deve ser ligado. Implemente um algoritmo que atenda o solicitado. S1 M1

29 Declarações de Controle
Resolução In Início Ler S1 S1 == 1 F M1= 0 V M1= 1 A inclusão da etapa de leitura do sensor S1 em muitas situações pode ser considerada redundante, sendo colocada aqui para chamar a atenção ao fato, podendo ser omitida no futuro. In Fim

30 Declarações de Controle
Exercício 6: Na esteira abaixo quando o sensor S1 for acionado por uma peça o motor M1 deve ser ligado e quando a peça acionar o sensor S2 o motor deve ser desligado. Implemente um algoritmo que atenda o solicitado. S1 S2 M1

31 Declarações de Controle
Resolução

32 Declarações de Controle
Exercício 7: Na esteira abaixo a peça é colocada na posição dada pelo sensor S1, e com isso o motor M1 é ligado, levando a peça até o sistema de aquecimento. Neste instante o motor M1 é desligado e a peça espera 10 segundos, sendo o motor M1 ligado novamente para levar a peça para o resfriamento, quando então o motor M1 é desligado novamente, aguardando agora 20 segundos neste estágio. Após decorrido o tempo o motor M1 é ligado novamente para levar a peça até a posição dada pelo sensor S4, quando o motor é desligado novamente. Implemente um algoritmo que atenda o solicitado.

33 Declarações de Controle
Resolução

34 Declarações de Controle
Exercício 8: No sistema abaixo quando uma peça é colocada na posição dada pelo sensor S1 o motor M1 é ligado, levando a peça até o sensor S2 e caindo na caixa de saída. Sabe-se que a caixa suporta até 20 peças. Implemente um contador(CONT) para que somente quando somente 20 peças caírem na caixa o motor M1 é desligado e a lâmpada L1 é ligada, alertando ao operador da necessidade de trocar a caixa. Implemente um algoritmo que atenda o solicitado.

35 Declarações de Controle
Resolução

36 Declarações de Controle
Exercício 9: No exercício anterior foi acrescentado o botão B1 no painel para que quando o operador trocar a caixa ele irá apertar o botão a lâmpada L1 irá apagar, o motor M1 é ligado novamente, o contador é zerado e o ciclo se inicia novamente.

37 Declarações de Controle
Resolução

38 Declarações de Controle
CASO 3: IF ANINHADO. Quando vários laços são utilizados, um dentro de outro; Pergunta1 ? V Comandos1 N Pergunta2 ? V Comandos2 N Pergunta3 ? V Comandos3 N Comandos4

39 Declarações de Controle
Exercício 10: No reservatório da figura abaixo um sensor mede o nível (NIVEL) de líquido existente. Elabore um algoritmo que controle o acionamento das bombas de acordo com a tabela abaixo; NIVEL B1 B2 B3 NIVEL>9 6<NIVEL≤9 1 2<NIVEL≤6 NIVEL≤2

40 Declarações de Controle
Resolução

41 Declarações de Controle
Exercício 11: No sistema de seleção da página seguinte quando uma caixa é colocada na posição dada pelo sensor S1 o motor M1 é ligado levando a caixa até o sensor S5, quando então é desligado. Implemente um algoritmo para que de acordo com o tipo de caixa, dada pela figura e identificada no sistema através do acionamento dos sensores S2,S3 e S4, somente a lâmpada correspondente fique ligada. Esta lâmpada somente poderá ficar ligada até a caixa correspondente chegar ao sensor S5. O sistema é contínuo. Implemente também um contador para cada tipo de caixa.

42 Declarações de Controle

43 Declarações de Controle
Resolução

44 REFERÊNCIAS Robert Schildt. C completo e total. User´s Manual MikroC
Fábio Pereira. Programação em C Notas de aula do Prof. Stefano Curso básico de lógica de programação. Unicamp


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