A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Objetivo  Introdução  Histórico  Metodologia de Ensino  Resultados Esperados  Resultados Obtidos  Considerações Finais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Objetivo  Introdução  Histórico  Metodologia de Ensino  Resultados Esperados  Resultados Obtidos  Considerações Finais."— Transcrição da apresentação:

1

2  Objetivo  Introdução  Histórico  Metodologia de Ensino  Resultados Esperados  Resultados Obtidos  Considerações Finais

3 Objetivo  Padronizar a metodologia de Resgate de Acidentado em estruturas de Linhas de Transmissão.

4 INTRODUÇÃO Metodologia de resgate de eletricista de Linha de transmissão com o método carretilha dupla ação, propiciando aos executantes um nível de controle de riscos eficiente. O método atualmente padronizado consiste em uma carretilha dupla ação utilizada pela equipe de Redes, que não é eficiente para resgates em alturas mais elevadas.

5 HISTÓRICO Não havia um equipamento padronizado de resgate para Linhas de transmissão na Cemig. O que existia na casa era uma carretilha modelo de um gorne que é utilizada para serviços, sendo que em caso de um acidente ou mal súbito, o eletricista deveria descer pela carretilha sem uma proteção contra possíveis quedas, uma vez que não havia um dispositivo que pudesse manter o acidentado preso ao gancho e conseqüentemente que o travasse quando o mesmo fosse retirado. Por determinação da NR 10 no item , que obriga as empresas a terem uma metodologia de resgate, fomos motivados a desenvolver um equipamento eficaz com um método que viesse a ser utilizado tanto em serviços quanto em resgate.

6 METODOLOGIA DE ENSINO A carretilha usada na Rede de Distribuição, foi melhorada para que pudesse ser utilizada para trabalho bem como em caso de resgate de um possível mal súbito ou um acidente elétrico, e em um tempo menor que 3 minutos resgatá- lo. A empresa que desenvolveu o equipamento nos apresentou um protótipo dentro das especificações por nós realizadas, onde o eixo deveria ser mais resistente a materiais pesados e o freio possuísse uma mola mais firme no centro, que não deixasse a corda riçar e que fosse de alumínio. Criamos o método com a corda já utilizada nos serviço do dia a dia, 14mm de Poliamida resistente e solicitamos à empresa o fornecimento de um laudo de ruptura da corda e chegamos à conclusão de que ela suportaria o serviço e em caso de resgate não sofreria nenhuma avaria. Foi utilizado o gancho já usual das equipes e colocado um mosquetão tripla trava ao lado do gancho, parte que deverá ser passada no Cinto pára- quedista ou cinto abdominal, para resgate do eletricista.

7 RESULTADOS ESPERADOS Resgate de um possível mal súbito ou um acidente elétrico, e em um tempo menor que 3 minutos. Atendimento a NR 10 item ; Maior aceitação por parte das equipes de LT; Otimização de recursos (uma única carretilha para serviço e resgate);

8 RESULTADOS OBTIDOS Resgate e em um tempo menor que 3 minutos; Boa aceitação por parte das equipes de LT; Melhoria da ergonomia (redução de material a ser carregado pelos executantes).

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Com este trabalho tivemos um grande ganho tanto no aspecto segurança quanto no aspecto econômico, tendo em vista que já possuímos a carretilha de Nylon que foi requisitada para as equipes de LTs, necessário somente colocar as partes de alumínio e reforçar o eixo. Quanto ao aspecto segurança, a carretilha poderá ser utilizada no dia a dia como carretilha de trabalho e deverá estar no alto da estrutura. Havendo o acidente ou mal súbito, minimizará consideravelmente o tempo de resgate, dando condição ao acidentado, mesmo ocorrendo uma parada cárdio-respiratório, de ser descido em um menor tempo e submeter-se ao método de ressucitamento. Tivemos em treinamentos de resgate, com um tempo de 2 minutos de descida do resgatado de uma estrutura de 30 metros.

10

11


Carregar ppt " Objetivo  Introdução  Histórico  Metodologia de Ensino  Resultados Esperados  Resultados Obtidos  Considerações Finais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google