Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsaac Chaves Alterado mais de 9 anos atrás
1
Jogos Olímpicos e Turismo: A Experiência Grega Mr. Georgios Drakopoulos Director General, SETE - Association of Greek Tourism Enterprises Vice Chairman, UNWTO Affiliate Members Conferencia Internacional “O Turismo como Indutor do Desenvolvimento, da Inclusão social e da Integração Regional” 28 e 29 novembro 2011, Fortaleza, Brasil
2
Sediando os Jogos Olímpicos – Questões relacionadas à comunicação Interesse da Mídia Capacidade Prontidão Segurança Preços de hotéis Sobrecarga de destinos Nova política de turismo O turismo na Grécia hoje Recomendações Conteúdo
3
Rio 2016 121ª Sessão IOC, Copenhagen, 2 outubro 2009 Rodada123 Rio de Janeiro264666 Madrid282932 Tokyo2220 Chicago18
4
Período Pré Jogos Aumento do Interesse da Mídia Questões de organização Capacidade? Prazos? Segurança? Sediando os Jogos Olímpicos – temas relacionados à comunicação Ano dos Jogos Preocupações: Aumentos de preço Destino sobrecarregado
5
Volume de Exposição da Mídia 19972007GR 2009 20162019 BR 2004
6
Foco da Mídia 199720042007 2009 20162019 BR GR Informação Geral Infraestrutura, Segurança… Jogos Olímpicos Informação Turística Sobrecarga Preços…
7
Capacidade Locais esportivos necessários 33 Locais não esportivos necessários 13 Total 46 Existentes 12 Novos 34
8
Março 2004, 5 meses antes dos Jogos Grécia tem um novo governo Por favor me lembre, quando é a data de início dos Jogos? 1ª reunião do gabinete…PM pergunta ao Ministro de Esportes e Cultura (MEC): Agosto 13! Ah, é amanhã! E nós temos tantos projetos pendentes! A cerimônia de abertura é de manhã ou a noite? Fantástico! Bastante tempo! Os projetos estarão prontos! Tarde da noite. PM, 21:30. PM MEC
9
Segurança By the 1980s, violence and crime plagued the country, and Rio was perceived as the sort of place where walking down the street was asking for a mugging. Cariocas began to fear for the future of their city. Rio remains a deeply, deeply disturbing place. Three million of the city's 14 million live in favelas, beyond government control, under the medieval- style governance of drug lords. In 2008, there were some 5,000 murders.
10
Segurança C4I,CCTV, GIS…65 Sistemas inter-relacionados Custo: €650 mi. Pessoal de segurança: 41.000 205 Treinamentos especiais em segurança 11 Exercícios de prontidão operacional
11
Aumento de preços? Hotéis em Atenas (3* a 5*)
12
Destino sobrecarregado? Hotéis de Atenas (3* a 5*)
13
Sobrecarga do destino Atenas? Hotéis de Atenas (3* a 5*)
14
AnoChegadas% Receitas mi. € % 2003 12.468.411 9.495,30 2004 11.735.556-5,88% 10.347,80 8,98% 2004 – Desempenho do Turismo Grego
15
2004 - Grécia: Campeão Europeu de Futebol
21
Foi um sucesso…. “Expectations Surpassed by Athens” The Sunday Times “Proud Athens Emerges In Triumph” The Sunday Telegraph “The Greeks are the world’s greatest myth making people and they have given us a series of tales and a collection of elemental heroes that will haunt our imaginations.” The Times “… So much unpredictability in a frame of such beautiful blue. The Athens Games were a triumph” The Telegraph
22
Impacto na Mídia 35.000 horas de cobertura de TV dos Jogos - 3.000 canais de 203 países 4.000 horas de cobertura direto do Athens Olympic Broadcasting 3,9 bilhões de telespectadores no mundo € 1,5 bilhões de receita da TV Horas em média de TV 14 para um Europeu 17,5 para um Grego 29 para um Chinês 16.000 Representantes de rádio 5.500 representantes de imprensa escrita e fotógrafos
23
Marca Grega: 5 anos a frente Aumento em visitas e exportações Novos modelos para turismo Melhoria Urbana Criação de novas atrações Novas atitudes dos operadores Gerenciamento eficiente Outros impactos
24
Greece as a tourist destination ???
25
Jogos Olímpicos e a evolução da marca do pais 100% 25% Olympic Games Year 12 Year 3
26
Novas Políticas Produto Marketing Branding Comunicação Curto prazoLongo prazo
27
+Accomplishment of Key Factors +Competitive Situation +Demand projections +Profitability Strongly Invest Make it Excellent Invest to Improve Competitiveness Invest to Improve Attractiveness Competitiveness Plan Invest Selectively Invest Attractiveness Plan Invest Selectively Manage Growth Control Growth Strongly Manage or Abandon + Attractiveness + Competitiveness Estratégia de Portfolio
28
Sol e Mar Turismo de Bem-estar Touring City Breaks Conferências Náutico Campo Cultural Gastronomia Planos Específicos de Marketing para 9 Produtos
29
Turismo Grego – Resultados Pós Olímpicos Chegadas% Receitas (mi. €)% 2004 11.735.556-5,88% 10.347,80 8,98% 2005 12.902.0489,94%10.729,503,69% 2006 13.993.3718,46%11.356,705,85% 2007 16.165.26515,52%11.319,20-0,33% 2008 15.938.806-1,40%11.635,902,80% 2009 14.914.534-6,43%10.400,20-10,62% 2010 15.007.4900,62%9.611,30-7,59% 2011(est.)16.500.0009,95% 10.572,43 10,00%
30
Recomendações Projetar Estratégias Olímpicas para 3 períodos: Ano OlímpicoPré Olímpico Pós Olímpico Estabelecer unidade Olímpica dentro da EMBRATUR
31
Obrigado por sua atenção Lhes desejo uma fantástica experiência Olímpica!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.