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Prof. Leandro da Silva Taddeo – Apresentação da Disciplina Aula 0.

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1 Prof. Leandro da Silva Taddeo – Apresentação da Disciplina Aula 0

2  Apresentar os princípios básicos da Computação Gráfica Bidimensional e Tridimensional e suas respectivas aplicações em modelagem de elementos, animação gráfica e simulação. Objetivos Gerais Computação Gráfica 2

3  Apresentar o que é a Computação Gráfica, destacando particularidades e aplicações.(4 hs)  Apresentar conceitos teóricos acerca da Computação Gráfica Bidimensional, seguidos de modelos de implementação diversos.(36 hs)  Apresentar conceitos teóricos acerca da Computação Gráfica Tridimensional, seguidos de modelos de implementação baseados em bibliotecas gráficas.(40 hs) Objetivos Específicos Computação Gráfica 3

4  Verificar se o nome consta na chamada das disciplinas matriculadas  Não existe o abono de faltas  Controlar o seu número de faltas Deveres do Aluno 4 Computação Gráfica

5  VP1(14/03/2012)  VP2(02/05/2012)  VF(13/06/2012) Datas das Avaliações 5 Computação Gráfica

6  Nota de VP1: Prova de VP1  Nota de VP2: (Prova de VP2 + Trabalho) 2  Nota de VF: Prova de VP3 Avaliações 6 Computação Gráfica

7 Conteúdo Programático 7

8  APRESENTAÇÃO  O que é a Computação Gráfica  Evolução  Aplicações  Padrões de hardware e software  Renderização e rasterização Unidade I 8

9 Conteúdo Programático  COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2D  Conceitos Básicos  Primitivas Gráficas 2D  Atributos  Transformações Geométricas  Aplicação Prática 2D Unidade II 9

10  COMPUTAÇÃO GRÁFICA 3D  Biblioteca Gráfica  Primitivas Gráficas 3D  Materiais  Transformações Espaciais  Aplicação Prática 3D Unidade III 10 Conteúdo Programático

11 Bibliografia 11

12 12 Bibliografia Básica AZEVEDO, F; CONCI, A; Computação Gráfica: teoria e prática. Ed. Campus FOLEY, J.D.; Feiner, S.K.; Van Dam, A. et all.; Computer graphics: principles and practice, 2nd. ed. Addison-Wesley, HEARN, D.; BAKER, M.P. Computer graphics with OpenGL, 3. ed. Prentice-Hall, 2003.

13 13 Bibliografia Complementar MORTENSON, M. Mathematics for computer graphics applications: An Introduction to the Mathematics and Geometry of Cad/Cam, Geometric Modeling, Scientific Visualization, and Other Cg Applications. 2nd ed. Industrial Press, SHREINER, D; WOO, M.; NEIDER, J.; DAVIS, T. OpenGL programming guide: the official guide to learning OpenGL, Version 1.4, 4th ed: Addison-Wesley Publishing Company, SHREINER, Dave OpenGL(R) reference manual: the official reference document to OpenGL, Version th ed. Addison-Wesley, 2004.

14 Exemplos 14

15 15 Exemplos

16 16 Exemplos


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