A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recife, dezembro de 2013 PROGRAMA DE MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNESP – PMEG Laurence Duarte Colvara, Sheila Zambello de Pinho, Elizabeth Berwertch.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recife, dezembro de 2013 PROGRAMA DE MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNESP – PMEG Laurence Duarte Colvara, Sheila Zambello de Pinho, Elizabeth Berwertch."— Transcrição da apresentação:

1 Recife, dezembro de 2013 PROGRAMA DE MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNESP – PMEG Laurence Duarte Colvara, Sheila Zambello de Pinho, Elizabeth Berwertch Stucchi, José Brás Barreto de Oliveira, Maria de Lourdes Spazziani, Valéria Nobre Leal de Souza Oliva. Universidade Estadual Paulista – UNESP Pró-reitoria de Graduação(PROGRAD), Rua Quirino de Andrade, 215- São Paulo – SP.

2 Recife, dezembro de 2013 Universidade multicampus 24 municípios 34 unidades ~ alunos de graduação 179 opções de curso INTRODUÇÃO

3 Recife, dezembro de 2013 INTRODUÇÃO PMEG Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) De 2006 a 2013: R$ 46 milhões Principal fonte de recursos destinada exclusivamente aos cursos de graduação Recursos, em milhões de reais, destinados ao Programa de Melhoria do Ensino de graduação (PMEG) ao longo dos anos. São Paulo, 2013.

4 Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA -Objetivos- Renovação e modernização das estruturas, acervos e materiais didáticos e pedagógicos.

5 Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA - Objetivos- Aplicação em investimentos nos laboratórios didáticos, clínicas, ateliês, oficinas didáticas e salas de aula, e, excepcionalmente e se plenamente justificado, na manutenção e/ou recuperação de equipamentos e instrumentos didáticos.

6 Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA - Método-

7 Recife, dezembro de 2013 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA - Método- Em 2013:50% por índice 50% por projetos Edital: Necessidade ou Inovação Máximo de R$ ,00/projeto Máximo de 1 projeto por curso 1. Avaliadores externos (1avaliador/projeto) 2. Avaliação interna (5 membros) Critérios quantitativos e qualitativos 2 milhões para Necessidade 1 milhão para Inovação

8 Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS de 2006 a 2012 Maiores aplicações em: Equipamentos científicos para laboratórios e equipamentos de informática. Aplicações significativas em: Equipamentos audiovisuais, mobiliários para salas de aula, equipamentos para conforto ambiental, equipamentos médicos, odontológicos, para fisioterapia, terapia ocupacional e educação física.

9 Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS de 2006 a 2012 Pesquisa de opinião Docentes e discentes 195 departamentos 159 diferentes cursos. Pesquisa de Opinião 74% programa Indispensável Na resolução dos problemas da graduação: 38%: eficiente 22%: muito eficiente Melhoria de Infra estrutura: 32% Satisfatório22% Altamente Satisfatório

10 Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS 2013 Projetos apresentados 59 Necessidade 30 Inovação Projetos Contemplados 22 (39%) Necessidade 11 (37%) Inovação Distribuição, pelas diferentes áreas do conhecimento, dos projetos recebidos e concedidos, nas categorias Necessidade e Inovação, em 2013, por meio do PMEG, Prograd, Unesp. São Paulo, 2013.

11 Recife, dezembro de 2013 RESULTADOS Pesquisa de opinião entre diretores de Unidades (n=25) Pontos Positivos Única verba destinada diretamente à graduação. Permite inovações pedagógicas. Permite melhoria continuada de infra-estrutura da graduação. Pouca burocracia para utilizar a verba. Pontos Negativos Redução dos valores em algumas unidades. Mudança do processo muito brusca. Tempo escasso para cumprir as etapas. Seleção por projetos utilizando relatores que desconhecem a realidade das unidades. Valores não são atualizados há alguns anos. A verba ainda é insuficiente para a demanda. Limitações no uso da verba (p. ex:viagens didáticas)

12 Recife, dezembro de 2013 CONCLUSÕES O Programa de Melhoria do Ensino de Graduação (PMEG) da PROGRAD-UNESP tem apresentado resultados satisfatórios e é reconhecido pela comunidade beneficiada como indispensável à manutenção e melhoria das condições de infraestrutura dos cursos de graduação, constituindo-se como principal fonte de recurso.

13 Recife, dezembro de 2013 CONSIDERAÇÕES FINAIS Indicam-se como diretrizes futuras a manutenção do processo e a necessidade de implantação de avaliação externa para acompanhar os efeitos deste programa sobre a qualidade do ensino de graduação da Unesp.


Carregar ppt "Recife, dezembro de 2013 PROGRAMA DE MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNESP – PMEG Laurence Duarte Colvara, Sheila Zambello de Pinho, Elizabeth Berwertch."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google