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Metodologias de Investigação Socioeducativas

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Apresentação em tema: "Metodologias de Investigação Socioeducativas"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias de Investigação Socioeducativas
Normas para a elaboração de referências bibliográficas segundo as Normas da American Psychological Association (APA)

2 Elementos primários Nome do autor, data da publicação, título, nº da edição, Local da publicação, Editora, Volume, páginas da obra ou páginas relativas à publicação referenciada. A ordem pela qual são apresentados pode variar de acordo com o estilo adoptado.

3 LIVROS De Autores Patrick, D., Hold, S. H., & Sigman, T. D. (2003). Viagens inéditas. London: Macgrave. Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. S Paulo: Paz e Terra De Editores Rodriguez, H., & Teixeira, A. (Eds.). (2008). O Livro. Lisboa: Pantano.

4 LIVROS Se tiver nº de edição Domenco, F. H., Humbolt, S. W., & Brotheric, R. D. (2001). O mundo das Referências bibliográficas (8ª ed.). Londres: Mac Hills. Se tiver mais que um volume Gonçalves, L. (2008). História de Portugal (Vols. 1-2). Lisboa: Sinédoque. Com nº de edição e com nº de volumes Oliveira, J. B. (2007). Ciências da Educação (2ª ed., Vols. 1-2). Porto: Civilização.

5 Autor desconhecido Se o autor for desconhecido, mencione o título do trabalho na frase (ou as primeiras palavras) e o ano. Os títulos dos artigos e os capítulos são colocados entre aspas e os títulos dos livros, periódicos, folhetos ou relatórios em itálico.

6 Capítulo de livro Com 2 organizadores
Ribeiro, A. (2009). “Papel da Criatividade nos Processos de Educação”. In N. Pacheco & M.J. Araújo (Orgs.), Expressões, Espaços e Tempos de Criatividade (p ). Porto: Edições E:etc/Livpsic. Com mais de 2 editores Massaro, D. (1992).” Broadening the domain of the fuzzy logical model of perception”. In H. L. Pick Jr., P. van den Broek, & D. C. Knill (Eds.), Cognition: Conceptual and methodological issues (p ). Washington: American Psychological Association.

7 Comunicações Comunicação em Congresso, Simpósio ou Seminário Mota, G. & Araujo, M. J. (2009, Abril). Music and Drama in Primary Schools in the Madeira Island. A preliminary report. Comunicação apresentada na conferência "The Sixth International Research in Music Education" na School of Education and Lifelong Learning - Universidade de EXETER . Inglaterra. Acta de Congresso, Simpósio ou Seminário Lencastre, J. A. & Silva, M. J. (2008). Educação online: Uma introdução. Proceedings of the IASK International Conferences - E-Activity and Learning Technologies & InterTIC. Madrid: International Association for the Scientific Knowledge, (p ). 

8 Trabalhos académicos Tese de doutoramento
Rothes, L. (2005). Recomposição induzida do campo da educação básica de adultos : lógicas de apropriação local num contexto político-institucional redefinido. Universidade do Porto, Porto, Portugal. Dissertação de mestrado Araújo, D. (1999). Encontro entre margens : um olhar sobre uma escola na sua relação com a comunidade . Universidade do Porto, Porto, Portugal.

9 Referências bibliográficas electrónicas
Deve conter os mesmos elementos que a publicação impressa. Isto é: autor, ano e título acrescido do URL (Uniform Resouce Locator) componentes de um URL são, por exemplo, os seguintes: ab.pt/faculdade/biblioteca/pesquisa_de_informacao.html Acrescido da data de consulta: dia, mês e ano (em cada consulta)

10 CD-ROM Instituto Nacional de Estatística (1998). Anúarios estatísticos regionais: [CD-ROM]. Lisboa: INE. Artigo de uma revista electrónica Margarida, C. (2005). “As Técnicas de Investigação”. Revista Electrónica de Metodologias de Investigação. Revista online. Outubro 24, 2003,em Documento retirado de uma página web Silva, S. M., Rodriguez, M., Tavareia, G.I., & Carvalho, M. l. (2000). Inquerito e processos de pesquisa. APA, 24 de Outubro, 2003, em

11 Citações Quando se retira a ideia
A técnica de entrevista requer algum cuidado. Estas devem ser realizadas preferencialmente num lugar neutro, ou pelo menos de fácil controlo pelo informador (Guerra, 2006). Quando se transcreve um pedaço de texto “Na investigação que envolve o uso de observação participante é o investigador que é o principal instrumento de investigação social” (Burgess, 1997:86)

12 Citações em nota rodapé
“As crianças na escola adquirem saberes quer relacionados com as aprendizagens, strictus sensus, quer relacionados com o controlo e domínio corporal ou organização do tempo.”1 __________________________________ Carvalho, A. (2009). As Crianças. Lisboa: PB ( p 20).

13 ABREVIATURAS cap. (capítulo); ed. (edição);
Rev. ed. / Ed. rev. (edição revista); 2nd ed. / 2ª ed. (segunda edição); Ed. ou Eds. (editor ou editores); Tran. ou Trans. / Trad. ou Trads. (tradutor ou tradutores); p. ou pp. (página ou páginas); n. d. (sem data); Vol. ou Vols. (volume ou volumes); No. (número); Pt. (parte); Tech. Rep. (relatório técnico); Supl. (suplemento) Fonte: Bibl-FPCE-UP

14 Notas Importantes A referência a mais do que uma obra do mesmo autor, deve ser enumerada por ordem da data de publicação, começando na mais antiga para a mais recente, repetindo o nome do autor em cada publicação. A referência de mais do que uma obra de um mesmo autor, cujo ano de publicação seja o mesmo, deve colocar-se por ordem alfabética do título, acrescentando uma letra minúscula ao ano, utilizar a mesma metodologia na citação do texto. Exemplo: (Monteiro, 2004a), (Monteiro, 2004b)

15 Estas normas devem ser seguidas em todos os trabalhos académicos
Nota: Estas normas devem ser seguidas em todos os trabalhos académicos UTC – Ciências da Educação Escola Superior de Educação - IPP


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