A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hardware Aula 03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hardware Aula 03."— Transcrição da apresentação:

1 Hardware Aula 03

2 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
hardware

3 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento e controle de dados. Os sistemas de computadores são encontrados hoje de acordo com tamanho, forma e capacidade de computação.

4 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Categorias como mainframes, computadores de médio porte e microcomputadores ainda são usados para nos ajudar a expressar o poder relativo de processamento e o número de usuários finais que podem ser assistidos por diferentes tipos de computadores.

5 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Sistemas de microcomputadores Os microcomputadores são a categoria mais importante de sistemas de computadores para usuários finais. Os microcomputadores são apresentados em uma multiplicidade de tamanhos e formas para uma série de propósitos.

6 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Sistemas de microcomputadores Porte manual: notebook, laptop, portátil, de mesa e de chão; Com base em seu uso: sistemas domésticos, profissionais, estação de trabalho e para múltiplos usuários.

7 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Alguns microcomputadores são potentes “estações de trabalho” que suportam aplicações com demandas intensas de computação matemática e exibição gráfica, na engenharia ou análise de investimentos e portfólio no ramo de títulos financeiros. Outros são utilizados como “servidores de rede”, são mais potentes que coordenam telecomunicações e compartilhamento de recursos em pequenas redes de área local e sites de Internet e intranet.

8 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Sistemas de computadores de médio porte: Os computadores de médio porte, incluindo microcomputadores e sofisticados servidores de rede, são sistemas para múltiplos usuários que podem gerenciar redes de PCs e terminais.

9 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Sistemas de computadores de grande porte: Os mainframes são sistemas grandes, rápidos e potentes, gerenciam necessidades de processamento de informações das principais empresas e agências governamentais com grande quantidade de transações a processar ou com complexos problemas de computação.

10 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Conceito de sistema de computador O conceito de sistema de computador estabelece que um computador é um sistema de componentes e funções de hardware.

11 Sistemas de computadores: computação pelo usuário final e na empresa
Conceito de sistema de computador

12 Periféricos de computador: tecnologias de entrada, saída e armazenamento
hardware

13 Periféricos de computador: tecnologias de entrada, saída e armazenamento
Periférico é o nome genérico dado a todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento secundário que constituem um sistema de computador. Os periféricos dependem de conexões diretas ou ligações de telecomunicações com unidade central de processamento de um sistema de computador.

14 Periféricos de computador: tecnologias de entrada, saída e armazenamento
Os periféricos são dispositivos online, ou seja, são separados da CPU, mas podem ser eletronicamente conectados e controlados por ela.

15 Acesso direto e Acesso sequencial
hardware

16 Acesso direto e Acesso sequencial
Meios de armazenamento primário, como chips de memória, são chamados “memória de acesso direto” ou de “acesso aleatório” (RAM) Dispositivos de disco magnético são frequentemente chamados dispositivos de armazenamento de acesso direto. Por outro lado, cartuchos de fita magnética são conhecidos como dispositivos de “acesso sequencial”

17 Acesso direto e Acesso sequencial
Os termos acesso direto e acesso aleatório descrevem o mesmo conceito. Significam que um elemento de dados ou instruções pode ser diretamente armazenado e recuperado por meio de escolha e uso das posições no meio de armazenamento.

18 Acesso direto e Acesso sequencial
Significam, também, que cada posição de armazenamento: Possui um único endereço; Pode ser acessado individualmente quase ao mesmo tempo, sem ter de procurar outras posições de armazenamento

19 Acesso direto e Acesso sequencial
Meios de armazenamento de acesso sequencial como fita magnética não dispõem de endereços únicos de armazenamento que possam ser diretamente acessados. Os dados devem ser armazenados e recuperados utilizando-se um processo sequencial ou serial.

20 Memória hardware

21 Memória O armazenamento primário (memória principal) de seu computador consiste em chips “microeletrônicos de memória”. Parte dos principais atrativos da memória é seu pequeno porte, grande velocidade e resistência a choques e temperaturas. Uma das principais desvantagens da memória semicondutoras e´ sua volatilidade.

22 Memória Existem dois tipos básicos de memória:
RAM (Memória de acesso aleatório): cada posição de memória tanto pode ser detetada (lida) como alterada (gravada), de sorte que ela também é conhecida como memória de leitura/gravação. Ela é memória volátil; ROM (Memória apenas de leitura): É um tipo de memória não volátil e de acesso aleatório utilizadas para o armazenamento permanente

23 Memória ROM Instruções de controle frequentemente utilizadas na unidade e programas de controle no armazenamento primário (tais como partes do sistema operacional) podem ser permanentemente ativadas nas células de armazenamento durante a fabricação (firmware).

24 Memória As variações incluem a PROM (memória programável) e a EPROM (memória de leitura apagável e programável), que podem ser permanentemente ou temporariamente programadas após a fabricação.

25 Consolidação hardware

26 Consolidação Apresente suas sugestões para as seguintes questões de consolidação de conceitos apresentados. Você acha que os computadores em rede substituirão os computadores pessoais em muitas aplicações? Explique. Quais são as diversas tendências que estão acontecendo no desenvolvimento e usos de dispositivos periféricos? Por que essas tendências estão ocorrendo? Qual a capacidade de processador, memória, armazenamento em disco magnético e exibição em vídeo você exigiria para um computador pessoal que você utilizaria para fins empresariais? Explique suas escolhas. Que outros dispositivos periféricos e capacidades você desejaria ter para seu PC de 1ª linha? Explique suas escolhas.


Carregar ppt "Hardware Aula 03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google