A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HARDWARE – PARTE 1 DEFINIÇÃO DE HARDWAREDEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORESEVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAISCOMPONENTES PRINCIPAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HARDWARE – PARTE 1 DEFINIÇÃO DE HARDWAREDEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORESEVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAISCOMPONENTES PRINCIPAIS."— Transcrição da apresentação:

1 HARDWARE – PARTE 1 DEFINIÇÃO DE HARDWAREDEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORESEVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAISCOMPONENTES PRINCIPAIS

2 HARDWARE – PARTE 1 DEFINIÇÃO DE HARDWARE HARDWARE é a parte física de um sistema computacional. É composta dos componentes concretos, como processador, circuitos integrados, disco rígido, teclado, monitor, mouse, etc....

3 HARDWARE – PARTE 1 EVOLUÇÃO DO HARDWARE Século XVIII Computador mecânico.

4 HARDWARE – PARTE 1 EVOLUÇÃO DO HARDWARE Década de 40 : Computador eletromecânico, com relés e válvulas. Equipamentos caros, gigantescos e lentos.

5 HARDWARE – PARTE 1 EVOLUÇÃO DO HARDWARE Década de 70 : Uso do transistor. Computadores grandes, caros mas mais velozes

6 HARDWARE – PARTE 1 EVOLUÇÃO DO HARDWARE Década de 80 : Uso do circuito integrado. Computadores portáteis, baratos e acessíveis. Começa a popularização do microcomputador. Surgimento de INTEL, APPEL, MicroSoft...

7 HARDWARE – PARTE 1 EVOLUÇÃO DO HARDWARE Década de 90 : Grande evolução no poder computacional. Uso de interfaces gráficas, facilitando uso do computador. Internet e redes.

8 HARDWARE – PARTE 1 EVOLUÇÃO DO HARDWARE Atualidade : CONVERGÊNCIA – Equipamentos apontam para soluções integradas.

9 HARDWARE – PARTE 1 PRINCIPAIS COMPONENTES A seguir falaremos dos principais componentes, indispensáveis para que o computador funcione : RAM, ROM, CPU e PLACA PRINCIPAL.

10 HARDWARE – PARTE 1 PRINCIPAIS COMPONENTES Para funcionar adequadamente, um computador deve possuir : UM PROCESSADOR (CPU, ou Central Processing Unit)

11 HARDWARE – PARTE 1 PRINCIPAIS COMPONENTES O processador é tão importante em um computador que acaba dando até o nome ao mesmo. Por exemplo, é comum se ouvir dizer : Comprei um Athlon 64 referindo-se ao computador, e não ao processador. Observar : largura de processamento (32 bits, 64 bits), freqüência de operação (2.8MHz, 3.2MHz,...) e capacidade de processamento paralelo (multithread)

12 HARDWARE – PARTE 1 PRINCIPAIS COMPONENTES Memória RAM É onde ficam armazenadas as informações que estão sendo processadas. Quanto mais memória, mais informação pode ser mantida para processamento. Influencia na velocidade do equipamento. Observar : velocidade e freqüência da memória, padrão de comunicação e tipo (EDO, DDR, RamBus,...) e construção do módulo (DIMM, SIMM, SO-DIMM, etc...)

13 HARDWARE – PARTE 1 PRINCIPAIS COMPONENTES Memória ROM Para funcionar o Hardware irá precisar de programas. O programa que permite inicializar e acessar os recursos do sistema está em uma memória somente de leitura, em inglês READ ONLY MEMORY : ROM. É nesta memória que está gravado o firmware do sistema, que nos PCs conhecemos pelo nome de BIOS : Basic Input Output System

14 HARDWARE – PARTE 1 LIGANDO CPU, RAM, ROM... Placa principal Também conhecida como placa mãe, ela que suporta os componentes, contendo linhas de alimentação elétrica, circuitos gerenciadores e barramentos de dados, controle e endereços. Uma placa mãe pode conter os periféricos integrados, ou permitir a agregação futura dos mesmos. Deve-se observar os componentes suportados para cada modelo de placa principal.

15 HARDWARE – PARTE 1 Dicas : Se um computador estiver muito lento, e for observado que a luz do HD (geralmente vermelha) liga muito freqüentemente, significa que o computador está fazendo muito SWAP, ou seja, trocando dados entre RAM e o disco rígido. Isso ocorre porque a quantidade de memória RAM não é suficiente. Para estes casos, geralmente obtém-se um bom acréscimo de desempenho aumentando a memória RAM do equipamento.Se um computador estiver muito lento, e for observado que a luz do HD (geralmente vermelha) liga muito freqüentemente, significa que o computador está fazendo muito SWAP, ou seja, trocando dados entre RAM e o disco rígido. Isso ocorre porque a quantidade de memória RAM não é suficiente. Para estes casos, geralmente obtém-se um bom acréscimo de desempenho aumentando a memória RAM do equipamento. Se um computador travar aleatoriamente, em momentos diferentes e situações diferentes, verifique se o sistema de arrefecimento (COOLER) do processador está funcionando adequadamente.Se um computador travar aleatoriamente, em momentos diferentes e situações diferentes, verifique se o sistema de arrefecimento (COOLER) do processador está funcionando adequadamente. Evite tocar nos componentes eletrônicos sem antes tocar na carcaça do equipamento, para eliminar a possibilidade de um dano devido a eletricidade estática.Evite tocar nos componentes eletrônicos sem antes tocar na carcaça do equipamento, para eliminar a possibilidade de um dano devido a eletricidade estática.

16 HARDWARE – PARTE 1 Exercícios 1.Onde está gravado o FIRMWARE de um computador ? Com que nome ele também é conhecido ? 2.Descubra qual o nome da empresa que fabrica o processador PENTIUM. 3.Um computador pode funcionar sem memória RAM ? 4.Analise a afirmação : Vou comprar um computador de ponta, pois assim não precisarei trocá-lo por um bom tempo Pesquise por modelos de microprocessadores para computador. Procure descobrir dados como freqüência, compatibilidade, recursos, fabricante, etc..

17 HARDWARE – PARTE 1 Sobre os exercícios : Onde está gravado o FIRMWARE de um computador ? Com que nome ele também é conhecido ?Onde está gravado o FIRMWARE de um computador ? Com que nome ele também é conhecido ? Está gravado em uma EPROM, e também é conhecido pelo termo BIOS (Basic Input Output System) Descubra qual o nome da empresa que fabrica o processador PENTIUM.Descubra qual o nome da empresa que fabrica o processador PENTIUM. O PENTIUM é fabricado pela INTEL Um computador pode funcionar sem memória RAM ?Um computador pode funcionar sem memória RAM ? Não. Sem RAM ele não poderá processar informações, pois não haverão espaços temporários de armazenamento, necessários para o processamento.

18 HARDWARE – PARTE 1 Sobre os exercícios : Analise a afirmação : Vou comprar um computador de ponta, pois assim não precisarei trocá-lo por um bom tempo.....Analise a afirmação : Vou comprar um computador de ponta, pois assim não precisarei trocá-lo por um bom tempo..... Deve ser levada em consideração a real necessidade de aquisição de um computador mais caro, uma vez que o equipamento em questão tem uma depreciação bastante acelerada, se comparado a outros bens de consumo. Portanto, a dica é : Compre somente o necessário para atender suas necessidades. Você acabará tendo que trocar o equipamento de qualquer jeito, pois as necessidades mudam, e os computadores evoluem muito rápido.

19 HARDWARE – PARTE 1 Sobre os exercícios : Pesquise por modelos de microprocessadores para computador. Procure descobrir dados como freqüência, compatibilidade, recursos, fabricante, etc.. Mantenha-se informado, pesquisando sobre comparativos de desempenho (use ferramentas de busca na internet). Não confie na opinião (que pode ser unilateral) de um único site. Pesquise, estude, avalie. Geralmente, após uma boa pesquisa, segue-se uma boa compra.

20 HARDWARE – PARTE 1 FIM Você viu : Conceito de HARDWAREConceito de HARDWARE Evolução do HARDWAREEvolução do HARDWARE Principais componentes de HARDWARE de um PCPrincipais componentes de HARDWARE de um PC


Carregar ppt "HARDWARE – PARTE 1 DEFINIÇÃO DE HARDWAREDEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORESEVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAISCOMPONENTES PRINCIPAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google